Mudanças entre as edições de "Gerência de Redes de Computadores (técnico) (diário 2009-2)"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 27: Linha 27:
 
Comandos recomendados: <tt>man</tt>, <tt>find</tt>, <tt>xargs</tt>, <tt>expr</tt>, <tt>grep</tt>, <tt>cut</tt>, <tt>adduser</tt>, <tt>groupadd</tt>, <tt>passwd</tt>, <tt>tar</tt>, <tt>which</tt>, <tt>ln</tt>, <tt>umask</tt>.
 
Comandos recomendados: <tt>man</tt>, <tt>find</tt>, <tt>xargs</tt>, <tt>expr</tt>, <tt>grep</tt>, <tt>cut</tt>, <tt>adduser</tt>, <tt>groupadd</tt>, <tt>passwd</tt>, <tt>tar</tt>, <tt>which</tt>, <tt>ln</tt>, <tt>umask</tt>.
  
* Quantas entradas (diretórios, arquivos, etc.) existem no sistema de arquivos global (o sistema como um todo)? Destas, quantas são diretórios?
+
# Quantas entradas (diretórios, arquivos, etc.) existem no sistema de arquivos global (o sistema como um todo)? Destas, quantas são diretórios?
* No diretório, quantos arquivos existem com a terminação ".conf"? Como realizar uma cópia de segurança (backup) dos mesmos?
+
# No diretório, quantos arquivos existem com a terminação <tt>.conf</tt>? Como realizar uma cópia de segurança (backup) dos mesmos?
* Some os uids de todos os usuários que possuem senha válida no sistema (ignorando, portanto, as senhas "*" ou "!", que são formas de bloquear o usuário).
+
# Some os ''uids'' de todos os usuários que possuem senha válida no sistema (ignorando, portanto, as senhas <tt>*</tt> ou <tt>!</tt>, que são formas de bloquear o usuário).
* Informe a quantidade de processos que os usuários root e aluno estão rodando num determinado tempo do sistema.
+
# Informe a quantidade de processos que os usuários <tt>root</tt> e <tt>aluno</tt> estão rodando num determinado tempo do sistema.
* O que representa o diretório "/proc/1", que sempre existe em todo sistema Linux (com configurações comuns)?
+
# O que representa o diretório <tt>/proc/1</tt>, que sempre existe em todo sistema Linux (com configurações comuns)?
* Crie um usuário chamado "GER" que pertencerá aos grupos "ifsc" (principal) e "root" (secundário). Mostre o resultado de duas formas: manipulando diretamente os arquivos ou utilizando ferramentas de sistema.
+
# Crie um usuário chamado <tt>GER</tt> que pertencerá aos grupos <tt>ifsc</tt> (principal) e <tt>root</tt> (secundário). Mostre o resultado de duas formas: manipulando diretamente os arquivos ou utilizando ferramentas de sistema.
* Compacte sequencialmente o diretório "/etc" no arquivo "/var/backups/etc.tar" (comando tar). Em seguida, compacte-o ainda mais com o comando gzip. Realize o mesmo procedimento utilizando apenas um programa para processar o pedido.
+
# Compacte sequencialmente o diretório <tt>/etc</tt> no arquivo <tt>/var/backups/etc.tar</tt> (comando <tt>tar</tt>). Em seguida, compacte-o ainda mais com o comando <tt>gzip</tt>. Realize o mesmo procedimento utilizando apenas um programa para processar o pedido.
* Restrinja o acesso ao comando "ping" (o comando which pode ajudar a encontrar o seu endereço absoluto) para somente o usuário root.
+
# Restrinja o acesso ao comando <tt>ping</tt> (o comando <tt>which</tt> pode ajudar a encontrar o seu endereço absoluto) para somente o usuário <tt>root</tt>.
* Para o usuário "GER", criado anteriormente, inverta a ordem dos grupos: primeiramente "root" e em seguida "ifsc". O que muda ao criar novos arquivos?
+
# Para o usuário <tt>GER</tt>, criado anteriormente, inverta a ordem dos grupos: primeiramente <tt>root</tt> e em seguida <tt>ifsc</tt>. O que muda ao se criarem novos arquivos?
* Para que serve o comando "umask"? Como utilizá-lo para garantir que todo arquivo criado por um certo usuário, como "GER" por exemplo, tenha apenas acesso de leitura+escrita ao dono?
+
# Para que serve o comando <tt>umask</tt>? Como utilizá-lo para garantir que todo arquivo criado por um certo usuário, como <tt>GER</tt> por exemplo, tenha apenas acesso de leitura+escrita ao dono?
* É possível criar um "soft link" (ou apenas link) para outro "soft link"? Crie um arquivo no diretório /tmp, aponte um link para o mesmo e faça os testes. Ao mudar o conteúdo do link, muda a data de modificação do arquivo original? Por quê?
+
# É possível criar um ''soft link'' (ou apenas ''link'') para outro ''soft link''? Crie um arquivo no diretório <tt>/tmp</tt>, aponte um link para o mesmo e faça os testes. Ao mudar o conteúdo do ''link'', muda a data de modificação do arquivo original? Por quê?
  
 
==21/08==
 
==21/08==

Edição das 13h57min de 20 de agosto de 2009

Cronograma

Capítulo 1: Visão Geral de S.O. em Rede e Serviços

30/07: NÃO HOUVE

31/07: NÃO HOUVE

06/08: NÃO HOUVE

07/08: NÃO HOUVE

13/08: História dos Sistemas Operacionais e Redes de Computadores

14/08: Instalação do Sistema Operacional Ubuntu Linux

  • Tópicos: Ubuntu 9.04 versão servidor, particionamento, pacotes, usuários, shell ou interpretador de comandos.
  • Páginas da apostila: 15-19

20/08: Atividades

Comandos recomendados: man, find, xargs, expr, grep, cut, adduser, groupadd, passwd, tar, which, ln, umask.

  1. Quantas entradas (diretórios, arquivos, etc.) existem no sistema de arquivos global (o sistema como um todo)? Destas, quantas são diretórios?
  2. No diretório, quantos arquivos existem com a terminação .conf? Como realizar uma cópia de segurança (backup) dos mesmos?
  3. Some os uids de todos os usuários que possuem senha válida no sistema (ignorando, portanto, as senhas * ou !, que são formas de bloquear o usuário).
  4. Informe a quantidade de processos que os usuários root e aluno estão rodando num determinado tempo do sistema.
  5. O que representa o diretório /proc/1, que sempre existe em todo sistema Linux (com configurações comuns)?
  6. Crie um usuário chamado GER que pertencerá aos grupos ifsc (principal) e root (secundário). Mostre o resultado de duas formas: manipulando diretamente os arquivos ou utilizando ferramentas de sistema.
  7. Compacte sequencialmente o diretório /etc no arquivo /var/backups/etc.tar (comando tar). Em seguida, compacte-o ainda mais com o comando gzip. Realize o mesmo procedimento utilizando apenas um programa para processar o pedido.
  8. Restrinja o acesso ao comando ping (o comando which pode ajudar a encontrar o seu endereço absoluto) para somente o usuário root.
  9. Para o usuário GER, criado anteriormente, inverta a ordem dos grupos: primeiramente root e em seguida ifsc. O que muda ao se criarem novos arquivos?
  10. Para que serve o comando umask? Como utilizá-lo para garantir que todo arquivo criado por um certo usuário, como GER por exemplo, tenha apenas acesso de leitura+escrita ao dono?
  11. É possível criar um soft link (ou apenas link) para outro soft link? Crie um arquivo no diretório /tmp, aponte um link para o mesmo e faça os testes. Ao mudar o conteúdo do link, muda a data de modificação do arquivo original? Por quê?

21/08

27/08

28/08

03/09

04/09

10/09

11/09

17/09

18/09

24/09

25/09

01/10

02/10

08/10

09/10

15/10

16/10

22/10

23/10

29/10

30/10

05/11

06/11

12/11

13/11

19/11

20/11

26/11: Projeto Integrador


Página principal da disciplina