Mudanças entre as edições de "Gerência de Redes de Computador (técnico) - continuação da prova 1"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Removing all content from page)
 
(6 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 +
A leitura dessa página Web deve ser mostrada ao professor, uma vez que faz parte da avaliação: ela deve ser acessada pelo sistema recém instalado (virtual). Pode ser utilizado um navegador em modo texto (<tt>lynx</tt> ou <tt>links</tt>) ou gráfico (Epiphany ou Firefox) para tal.
  
 +
O restante da atividade pode ser acompanhada pelo navegador padrão, do sistema base do computador (não virtualizado). Não haverá penalidade.
 +
 +
* Envie, em apenas um email, a descrição e arquivos (se houver) das tarefas abaixo descritas. O endereço de destino é: [mailto:etorresini@sj.ifsc.edu.br etorresini EM sj.ifsc.edu.br].
 +
** Camada de enlace: que parte do S.O. está diretamente relacionada à camada de enlace? Como ativar/desativar o uso de um certo ''hardware''? Como listar os computadores ativos na rede local - e que já estabeleceram contato com o computador local?
 +
** Camada de rede: como ativar/desativar a função de roteamento no sistema?
 +
** Mostre arquivos e conteúdo de configuração de:
 +
*** Endereço IP e máscara rede
 +
*** Rotas
 +
*** Servidor(es) DNS
 +
** Como é possível rodar o ''script'' de teste ao roteador ([[Gerência de Redes de Computadores (técnico) (diário 2009-1)#18/03: prova|primeira parte da prova]]) a partir de qualquer diretório? Explique como.

Edição atual tal como às 10h53min de 30 de março de 2009

A leitura dessa página Web deve ser mostrada ao professor, uma vez que faz parte da avaliação: ela deve ser acessada pelo sistema recém instalado (virtual). Pode ser utilizado um navegador em modo texto (lynx ou links) ou gráfico (Epiphany ou Firefox) para tal.

O restante da atividade pode ser acompanhada pelo navegador padrão, do sistema base do computador (não virtualizado). Não haverá penalidade.

  • Envie, em apenas um email, a descrição e arquivos (se houver) das tarefas abaixo descritas. O endereço de destino é: etorresini EM sj.ifsc.edu.br.
    • Camada de enlace: que parte do S.O. está diretamente relacionada à camada de enlace? Como ativar/desativar o uso de um certo hardware? Como listar os computadores ativos na rede local - e que já estabeleceram contato com o computador local?
    • Camada de rede: como ativar/desativar a função de roteamento no sistema?
    • Mostre arquivos e conteúdo de configuração de:
      • Endereço IP e máscara rede
      • Rotas
      • Servidor(es) DNS
    • Como é possível rodar o script de teste ao roteador (primeira parte da prova) a partir de qualquer diretório? Explique como.