Mudanças entre as edições de "G.729"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 26: Linha 26:
 
Se quiser inserir fórmulas, use a seguinte linha como base:
 
Se quiser inserir fórmulas, use a seguinte linha como base:
 
<br><center><math>\sum_{n=0}^\infty \frac{x^{2n}}{n!}</math></center><br>
 
<br><center><math>\sum_{n=0}^\infty \frac{x^{2n}}{n!}</math></center><br>
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
Este artigo apresenta um breve comentário sobre a tecnologia utilizada para a transmissão de voz utilizando uma rede TCP/IP, abordando os codecs utilizados para realizar o processo de digitalização. O codec que detalharemos neste trabalho é o G.729, um dos mais usados no ramo de aplicações VoIP. <br> Como relação à transmissão da voz a comutação de pacotes vem sendo cada vez mais utilizada nas conversas telefônicas, pois oferecem baixo custo e qualidade da taxa de transmissão aceitável. Para que possamos fazer com que essa comutação seja viável precisamos usar o processo de digitalização e compactação do sinal de voz antes de ser transformado em pacotes. Esse procedimento é denominado codec, sendo um algoritmo de codificação ele tem uma grande importância por ter a função de compactar o sinal analógico (no caso a voz) e assim interferindo na qualidade final do sinal analógico.
  
 
== Funcionamento do CODEC ==
 
== Funcionamento do CODEC ==

Edição das 14h10min de 12 de dezembro de 2008

Codificador de voz G.729


Raphael Stuart Coelho, Thiago Martins de Sousa
Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina
Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Resumo

Atualmente em telecomunicações para transmitir a voz é necessário codificá-la para diminuir a utilização taxa de transmissão, tornando-se imprescindível em comunicações VoIP. Existem vários tipos de codificações que visam manter a melhor qualidade da voz ocupando a menor banda possível, esses são chamados de codecs. Um dos mais utilizados e o que abordaremos nesse artigo é o G.729.
O objetivo deste artigo é fazer uma comparação entre alguns codecs utilizados em aplicações VoIP.


Atualmente em telecomunicações para se transmitir a voz é necessário codificá-la para diminuir a utilização da taxa de transmissão, tornando-se imprescindível em comunicações VoIP. Existem vários tipos de codificações que visam manter a melhor qualidade da voz ocupando a menor banda possível, esses são chamados de codecs.
Este artigo tem como objetivo esclarecer as funções do codec de audio G.729, fazendo alguma comparações com outros codecs e expondo as suas aplicações no trasporte de voz na comunicação VoIP e entre centrais.

Introdução

Codec é um hardware ou um software que codifica e decodifica sinais.Essa palavra é uma combinação de codificador/decodificador. O codec G.729 é um codec de audio. A função dos codecs de audio é comprimir a voz que é um sinal analogico em um sinal digital. A voz comprimida utiliza uma largura banda menor que o sinal original na forma analógica.O G.729 é usado na transmissão de voz entre centrais digitais e em aplicações Voip.



Escreva uma pequena introdução, situando a importancia do tema a ser estudado. Se possível cite outros trabalhos correlatos.

Se quiser inserir fórmulas, use a seguinte linha como base:






Este artigo apresenta um breve comentário sobre a tecnologia utilizada para a transmissão de voz utilizando uma rede TCP/IP, abordando os codecs utilizados para realizar o processo de digitalização. O codec que detalharemos neste trabalho é o G.729, um dos mais usados no ramo de aplicações VoIP.
Como relação à transmissão da voz a comutação de pacotes vem sendo cada vez mais utilizada nas conversas telefônicas, pois oferecem baixo custo e qualidade da taxa de transmissão aceitável. Para que possamos fazer com que essa comutação seja viável precisamos usar o processo de digitalização e compactação do sinal de voz antes de ser transformado em pacotes. Esse procedimento é denominado codec, sendo um algoritmo de codificação ele tem uma grande importância por ter a função de compactar o sinal analógico (no caso a voz) e assim interferindo na qualidade final do sinal analógico.

Funcionamento do CODEC

Descreva o funcionamento do CODEC/VOCODER.

Subtópico

Bla, Bla, Bla, Bla

Subtópico

Bla, Bla, Bla. Bla2

Comparação com outros CODECs

Cite algumas vantagens e desvantagens do CODEC.

Aplicações

Exemplifique algumas aplicações nas quais ele é usado.

Referências

  1. Cite as referencias precedidas pelo (#)
  2. Cite as referencias precedidas pelo (#)