FIC - Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 18h18min de 12 de fevereiro de 2021 por Jesue (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Material referente ao FIC INSTALADOR DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO DOMÉSTICA


O IFSC - Câmpus São José oferece regularmente um curso de Formação Inicial e Continuada a distância com carga horária de 160 horas.


Tenico.jpeg


Este curso tem por objetivo atender jovens que já tenham completado o Ensino Fundamental, preparando-os para atuarem como auxiliares na área de instalação e manutenção de sistemas de refrigeração e de climatização. Os objetivos específicos deste projeto são: capacitar os estudantes a compreender os conceitos fundamentais da termodinâmica e de transferência de calor; capacitar os estudantes a realizarem os procedimentos de manutenção e instalação dos condicionadores de ar Split-System e de janela, bem como em refrigeradores domésticos.


Nos últimos anos, a área de refrigeração e climatização no Brasil experimentou um grande crescimento. Mesmo assim, uma pesquisa recente do IBGE mostrou que apenas 11% das casas usam sistemas de climatização. Em diversas regiões brasileiras há carência de profissionais qualificados para atuar com manutenção e instalação de equipamentos.


=====================================================================================================================


Após o período de matrícula, os alunos aprovados para o curso deverão se cadastrar no SIGAA do IFSC.O curso prevê encontros síncronos via webconferência para apresentação e para tirar as dúvidas dos estudantes.


Há a obrigatoriedade de presença em dois encontros presenciais. No ano de 2021 essas aulas serão realizadas nos dias 12 e 13 de agosto, quando serão demonstrados os procedimentos práticos de refrigeração e haverá a realização da avaliação final com peso 2.


Para acessar o SIGAA você pode baixar o manual:Os estudantes também podem assistir ao vídeo a seguir:https://youtu.be/Lzh63B5eqbQ

======================================================================


Assista aos dois vídeos a seguir para compreender mais sobre a área de refrigeração:


| Vídeo do Canal Futura sobre a carreira de Técnico de Refrigeração

| Vídeo produzido pela IFSC TV sobre o Curso Técnico de Refrigeração e Climatização