FIC - Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 07h49min de 11 de abril de 2018 por Jesue (discussão | contribs) (→‎BOAS VINDAS !)
Ir para navegação Ir para pesquisar

BOAS VINDAS !

Olá estudantes, somos a equipe do Laboratório de Ensino a Distância do câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina.

Nos últimos anos, a área de refrigeração e climatização no Brasil experimentou um grande crescimento. Mesmo assim, uma pesquisa recente do IBGE mostrou que apenas 11% das casas usam sistemas de climatização. Em diversas regiões brasileiras há carência de profissionais qualificados para atuar com manutenção e instalação de equipamentos. Por isso criamos esse curso FIC EAD. Ele não tem por objetivo formar um TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO, o que exigiria uma carga horária mínima de 1200 horas. O principal objetivo é contribuir para a atualização dos profissionais que atuam na área. Contem conosco nessa caminhada !

Gostaríamos de dar as boas vindas para você, que está iniciando o nosso Curso FIC de Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica - TURMA 2018-1 !

Inicialmente vamos usar esse site para troca de informações com os estudantes. Mas passadas três semanas de atividades, todos deverão acessar o Portal Moodle do IFSC e realizar o cadastro no Ambiente Virtual de Aprendizagem para ter acesso aos vídeos didáticos e materiais complementares.

Arquivo:Exemplo.exe

Acesse o link: http://moodle.ifsc.edu.br

Com seu CPF e matrícula realize o cadastro e então acesse o curso:

Novo - Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica 2018-1

Orientações de como acessar o Portal Moodle EAD do IFSC

Caso você não consiga acessar o Portal Moodle envie seu email informando o Curso Pretendido - Novo - Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica 2018-1 - câmpus São José - seu número de matrícula e o problema encontrado para ledis.sj@gmail.com

DATAS IMPORTANTES:

As atividades terão início a partir de 23 de abril. O curso deverá ser concluído até dia 30 de junho. As aulas práticas serão realizadas entre os dias 29 e 30 de junho (sexta e sábado). Dia 29/6 das 13h às 18h e Dia 30/6 das 8h às 13h.

Preparamos nosso material com muito cuidado para que você estude os assuntos no seu próprio ritmo de estudo a partir de apostilas ilustradas, animações, videoaulas e lista de questões.

Mas estudar a distância tem um segredo: Tem que estudar as lições semanalmente ! Um curso a distância exige disciplina como qualquer outro. A diferença é que o horário e o local de estudo é você quem decide. Nessa caminhada você pode contar conosco.

Envie suas dúvidas pelo email ledis.sj@ifsc.edu.br.

Vamos disponibilizar também um link para que você fale conosco via webconferência em datas a serem agendadas.

Basta acessar a sala de web conferência - Endereço eletrônico e entrar como convidado.

https://conferenciaweb.rnp.br/home


Programacaoficrac1.jpg

MAS LEMBRE-SE QUE ESTE CURSO TEM UMA PARTE PRESENCIAL DE 10 HORAS OBRIGATÓRIAS, QUANDO SERÁ APLICADA A AVALIAÇÃO FINAL.


A PARTE PRÁTICA PRESENCIAL ACONTECERÁ NO CÂMPUS SÃO JOSÉ DO IFSC Endereço: R. José Lino Kretzer, 608 - Bairro Praia Comprida - São José.


AVALIAÇÕES PREVISTAS: 2 Avaliações Teóricas e 1 Avaliação Presencial

A AVALIAÇÃO 1 - SOBRE OS CONCEITOS TEÓRICOS (PESO 1) A AVALIAÇÃO 2 - SOBRE OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (PESO 1) Ao final do CURSO PRESENCIAL (30 DE JUNHO das 11h30min às 13h) será aplicada uma prova presencial (PESO 2) sobre conteúdos teóricos e práticos.

A APROVAÇÃO NAS AVALIAÇÕES - NOTA MÍNIMA 6,0 - E A PRESENÇA NA PARTE PRESENCIAL É A CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA RECEBIMENTO DO CERTIFICADO.


Bom estudo !



SEMANA 1 - INTRODUÇÃO

Assista os vídeos e leia com atenção os textos a seguir. Anote as datas e acontecimentos referentes ao desenvolvimento dos primeiros equipamentos de refrigeração. Elabore um resumo dos conceitos teóricos apresentados. Ao final esperamos que você seja capaz de descrever os processos termodinâmicos que ocorrem em um sistema de refrigeração por compressão mecânica de vapor.


Texto 1 para leitura: Introdução à área de Refrigeração e Ar Condicionado

Após ler o texto, procure refletir sobre as seguintes questões:

Como eram conservados os alimentos no passado? Quando teve início o comércio de gelo natural pelo mundo? Quando foram construídas as primeiras máquinas de fazer gelo artificial? Qual a contribuição de Willis Carrier para a área de climatização? Quando foi assinado e qual a importância do Protocolo de Montreal?

Para saber mais sobre o Protocolo de Montreal clique aqui: [1]


Assista os dois vídeos a seguir para compreender mais sobre a área de refrigeração:

| Vídeo do Canal Futura sobre a carreira de Técnico de Refrigeração

| Vídeo produzido pela IFSC TV sobre o Curso Técnico de Refrigeração e Climatização


SEMANA 2 - APLICAÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS

Olá tudo bem Nessa semana vamos praticar o uso de conceitos básicos tais como conversão de unidades e mecanismos de troca de calor.

Texto 2 para leitura: Conceitos básicos da área de Refrigeração e Climatização


Sua missão nessa semana é ler atentamente o texto e realizar um resumo dos principais conceitos técnicos apresentados. A seguir procure responder à lista de exercícios 1.

Lista de Exercícios FIC EAD RAC 2017_2


Veja os exemplos resolvidos nos links:

Conversão de temperatura Exemplo resolvido 1

Conversões de unidades Exemplo resolvido 2

Troca de calor latente e sensível Exemplo resolvido 3

Caso encontre alguma dúvida, envie uma mensagem solicitando esclarecimentos para o email: ledis.sj@ifsc.edu.br

Após responder a lista de exercícios 1 você estará apto para realizar a primeira avaliação.


AVALIAÇÃO 1 DISPONÍVEL NO LINK: [https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdR4e2dX6D09yyBFup2ID5yWjyFoIyoU6D06P_PJ3Ap9C7oXg/viewform AVALIAÇÃO 1]


Em caso de dúvidas assista os vídeos com os exercícios resolvidos a seguir:

Conversão de unidades Trocas de calor - termologia básica Capacidade do equipamento em Btu/h Consumo de um equipamento em kWh Troca de calor entre lados da parede