Explorando as Interfaces Ethernet da placa DE2-115

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 10h50min de 9 de maio de 2014 por Felipeam (discussão | contribs) (→‎Resumo)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo

Hoje a ethernet é uma tecnologia amplamente difundida dado seu baixo custo, alta velocidade, e facilidade de implementação. A maioria dos sistemas operacionais e aplicativos tem suporte a ethernet. Porem, para se obter suas capacidades atuais é necessário o uso de dispositivos como switches, os quais não podem ter novas funcionalidades adicionadas.

Os FPGA (Field-programmable Gate Array) são circuitos integrados que podem ser configurados pelo usuário, permitindo o desenvolvimento de soluções de hardware sob medida com custo e tempo de desenvolvimento reduzido.

O objetivo geral deste trabalho é explorar as capacidades da placa DE2-115 no papel de um switch, com os seguintes objetivos específicos:

  • Criar um bloco que ira responder a um ping.

Cronograma

Etapas/Mes Maio Junho
Elaboração do Resumo x
Pesquisa bibliografica x x
Avaliação Final x

Referência Bibliográficas

SPANIER, M.; GORENSTEIN, A.. Ethernet Communication Interface for the FPGA, disponível em: <http://people.ece.cornell.edu/land/courses/ece5760/FinalProjects/f2011/mis47_ayg6/mis47_ayg6/>. Cornell University, 2011.

Triple-Speed Ethernet MegaCore Function User Guide, disponível em: <http://www.altera.com/literature/ug/ug_ethernet.pdf>. Altera, 2013.

TOCCI, R.J.; WIDMER, N.S.; MOSS, G.L.. Sistemas Digitais: princípios e aplicações. Pearson Prentic Hall, 2007

PETERSON, L. L.; DAVIE, B. S.. Redes de Computadores: Uma abordagem de sistemas. Trad. 3 ed., Campus, Rio de Janeiro, 2004