Mudanças entre as edições de "Etapa Projeto PI-1 2015-1"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
Linha 14: Linha 14:
  
 
Cada equipe terá que entregar o Documento: Projeto do Sistema ''Nome do Sistema'' no seu espaço do Google Drive contendo:
 
Cada equipe terá que entregar o Documento: Projeto do Sistema ''Nome do Sistema'' no seu espaço do Google Drive contendo:
 +
 +
: '''1 - Objetivo do documento'''
 +
: '''2 - Tecnologias Utilizadas'''
 +
:: '''3.1 - Descrição da finalidade dos subsistema e de suas tarefas'''
 +
: ''' 4 - Estrutura das mensagens utilizadas '''
  
:1 - Objetivo do documento
 
:2 - Diagrama em blocos do sistema. ''(Diagrama em blocos do sistema mostrando os subsistemas e as mensagens trocadas entre eles.)''
 
::2.1 - Descrição da finalidade dos subsistema e de suas tarefas
 
: 3 - Estrutura das mensagens utilizadas
 
  
 
== Exemplo de descrição das finalidade e das tarefas de um subsistema ==
 
== Exemplo de descrição das finalidade e das tarefas de um subsistema ==
  
[[Subsistema Controlador de dispositivo eletrônico:]] subsistema que interliga o sistema de domótica e os dispositivos eletrônicos que serão controlados. É responsável por enviar comandos e ler o estado dos dispositivos, repassando as informações para o servidor de automação.  
+
'''<u>Subsistema Controlador de dispositivo eletrônico:</u>''' subsistema que interliga o sistema de domótica e os dispositivos eletrônicos que serão controlados. É responsável por enviar comandos e ler o estado dos dispositivos, repassando as informações para o servidor de automação.  
  
::: [[Funções do subsistema:]]
+
::: '''<u>Funções do subsistema:</u>'''
  
::::a) Comunicação com o servidor de automação: gerencia a troca de mensagens entre o subsistema controlador de dispositivo e o subsistema servidor de automação. As mensagens trocadas são: ''ajuste_temperatura; ajuste_iluminacao; estado_temperatura; estado_iluminacao; simulacao_presenca''
+
::::a)<u> Comunicação com o servidor de automação:</u> gerencia a troca de mensagens entre o subsistema controlador de dispositivo e o subsistema servidor de automação. As mensagens trocadas são: ''ajuste_temperatura; ajuste_iluminacao; estado_temperatura; estado_iluminacao; simulacao_presenca''
  
::::b) Ajuste de temperatura: recebe do subsistema servidor de automação o valor da temperatura desejada e a identificação do ambiente a ser controlado e envia comando (escreve) alterando a temperatura do sistema de climatização.  
+
::::b)<u> Ajuste de temperatura:</u> recebe do subsistema servidor de automação o valor da temperatura desejada e a identificação do ambiente a ser controlado e envia comando (escreve) alterando a temperatura do sistema de climatização.  
  
::::c) Ajuste de iluminação: recebe do subsistema servidor de automação o estado da iluminação acessa/apagada desejado e a identificação do ambiente a ser controlado e envia comando (escreve) alterando para acessa/apagada a iluminação
+
::::c)<u> Ajuste de iluminação:</u> recebe do subsistema servidor de automação o estado da iluminação acessa/apagada desejado e a identificação do ambiente a ser controlado e envia comando (escreve) alterando para acessa/apagada a iluminação
  
::::d) Informa estado da temperatura: recebe do subsistema servidor de automação o pedido de informação sobre o estado da temperatura e a identificação do ambiente do qual se deseja saber a temperatura. Realiza a leitura da temperatura no medidor de temperatura ambiente. Envia para o servidor de automação o valor da temperatura do ambiente desejado.
+
::::d)<u> Informa estado da temperatura:</u> recebe do subsistema servidor de automação o pedido de informação sobre o estado da temperatura e a identificação do ambiente do qual se deseja saber a temperatura. Realiza a leitura da temperatura no medidor de temperatura ambiente. Envia para o servidor de automação o valor da temperatura do ambiente desejado.
  
::::e) Informa estado de iluminação: recebe do subsistema servidor de automação o pedido de informação sobre o estado da iluminação e a identificação do ambiente do qual se deseja saber esse estado. Realiza a leitura da iluminação no medidor de iluminação. Envia para o servidor de automação o estado da iluminação do ambiente desejado.
+
::::e)<u> Informa estado de iluminação:</u> recebe do subsistema servidor de automação o pedido de informação sobre o estado da iluminação e a identificação do ambiente do qual se deseja saber esse estado. Realiza a leitura da iluminação no medidor de iluminação. Envia para o servidor de automação o estado da iluminação do ambiente desejado.
  
::::f) simulação de presença: Recebe do servidor de automação o estado da iluminação acessa/apagada desejado e a identificação do ambiente a ser controlado e envia comando (escreve) alterando  alterando para acessa/apagada a iluminação.''
+
::::f)<u> simulação de presença:</u> Recebe do servidor de automação o estado da iluminação acessa/apagada desejado e a identificação do ambiente a ser controlado e envia comando (escreve) alterando  alterando para acessa/apagada a iluminação.''
  
 
== Exemplo de descrição da estrutura de uma mensagem  ==
 
== Exemplo de descrição da estrutura de uma mensagem  ==
Linha 42: Linha 43:
 
As mensagens enviadas do subsistema servidor de automação ao subsistemas de controle de dispositivo terão sempre a mesma estrutura. Sendo que as informações constantes em determinados campos definirão o tipo de mensagem e os valores repassados pela mesma.
 
As mensagens enviadas do subsistema servidor de automação ao subsistemas de controle de dispositivo terão sempre a mesma estrutura. Sendo que as informações constantes em determinados campos definirão o tipo de mensagem e os valores repassados pela mesma.
  
Estrutura: *|comando|ambiente|equipamento|valor|#
+
Estrutura:''' *|comando|ambiente|equipamento|valor|#'''
  
:* - indica o início da mensagem.
+
: '''*''' - indica o início da mensagem.
 
: | - caracter separador dos campos da mensagem.
 
: | - caracter separador dos campos da mensagem.
 
: comando - número inteiro que especifica o tipo de ação sobre o dispositivo eletrônico (leitura/escrita).
 
: comando - número inteiro que especifica o tipo de ação sobre o dispositivo eletrônico (leitura/escrita).
Linha 51: Linha 52:
 
: valor - número inteiro indicando o estado de iluminação ou valor de temperatura para ajuste dos dispositivos eletrônicos.
 
: valor - número inteiro indicando o estado de iluminação ou valor de temperatura para ajuste dos dispositivos eletrônicos.
  
Descrição das estrutura das mensagens utilizadas pelo subsistema controlador de dispositivos eletrônicos
+
===Descrição das estrutura das mensagens utilizadas pelo subsistema controlador de dispositivos eletrônicos ===
  
:: a) ajuste_temperatura: *|11|ambiente|equipamento|valor|#
+
:: a) ajuste_temperatura: '''*|11|ambiente|equipamento|valor|#'''
  
 
:::: 11 - comando de escrita do valor no dispositivo.
 
:::: 11 - comando de escrita do valor no dispositivo.

Edição atual tal como às 10h36min de 20 de maio de 2015

Etapa do Projeto do Sistema de Domótica

Segundo o modelo de desenvolvimento que estamos adotando ao longo da disciplina, a etapa do projeto é o momento em que:

  • Decidimos que tecnologias iremos adotar para construção do sistema;
  • Dividimos o sistema em subsistemas;
  • Identificamos as mensagens que serão trocadas entre os subsistemas;
  • Detalhamos os blocos ou determinamos as tarefas que formam/compõem cada sistema;
  • Definimos o conteúdo e o formato das mensagens que serão trocadas entre blocos e susbsistemas.

Nas últimas aulas já apresentamos as tecnologias que serão utilizadas e conjuntamente definimos os subsistemas e identificamos as mensagens que serão trocadas entre eles. Esta faltando realizar os passos seguintes e documentar a etapa do Projeto.

Documento: Projeto do Sistema de Domótica

Cada equipe terá que entregar o Documento: Projeto do Sistema Nome do Sistema no seu espaço do Google Drive contendo:

1 - Objetivo do documento
2 - Tecnologias Utilizadas
3.1 - Descrição da finalidade dos subsistema e de suas tarefas
4 - Estrutura das mensagens utilizadas


Exemplo de descrição das finalidade e das tarefas de um subsistema

Subsistema Controlador de dispositivo eletrônico: subsistema que interliga o sistema de domótica e os dispositivos eletrônicos que serão controlados. É responsável por enviar comandos e ler o estado dos dispositivos, repassando as informações para o servidor de automação.

Funções do subsistema:
a) Comunicação com o servidor de automação: gerencia a troca de mensagens entre o subsistema controlador de dispositivo e o subsistema servidor de automação. As mensagens trocadas são: ajuste_temperatura; ajuste_iluminacao; estado_temperatura; estado_iluminacao; simulacao_presenca
b) Ajuste de temperatura: recebe do subsistema servidor de automação o valor da temperatura desejada e a identificação do ambiente a ser controlado e envia comando (escreve) alterando a temperatura do sistema de climatização.
c) Ajuste de iluminação: recebe do subsistema servidor de automação o estado da iluminação acessa/apagada desejado e a identificação do ambiente a ser controlado e envia comando (escreve) alterando para acessa/apagada a iluminação
d) Informa estado da temperatura: recebe do subsistema servidor de automação o pedido de informação sobre o estado da temperatura e a identificação do ambiente do qual se deseja saber a temperatura. Realiza a leitura da temperatura no medidor de temperatura ambiente. Envia para o servidor de automação o valor da temperatura do ambiente desejado.
e) Informa estado de iluminação: recebe do subsistema servidor de automação o pedido de informação sobre o estado da iluminação e a identificação do ambiente do qual se deseja saber esse estado. Realiza a leitura da iluminação no medidor de iluminação. Envia para o servidor de automação o estado da iluminação do ambiente desejado.
f) simulação de presença: Recebe do servidor de automação o estado da iluminação acessa/apagada desejado e a identificação do ambiente a ser controlado e envia comando (escreve) alterando alterando para acessa/apagada a iluminação.

Exemplo de descrição da estrutura de uma mensagem

As mensagens enviadas do subsistema servidor de automação ao subsistemas de controle de dispositivo terão sempre a mesma estrutura. Sendo que as informações constantes em determinados campos definirão o tipo de mensagem e os valores repassados pela mesma.

Estrutura: *|comando|ambiente|equipamento|valor|#

* - indica o início da mensagem.
| - caracter separador dos campos da mensagem.
comando - número inteiro que especifica o tipo de ação sobre o dispositivo eletrônico (leitura/escrita).
ambiente - valor 1 ou 2 indicando o ambiente a ser controlado.
equipamento - número inteiro que especifica o equipamento a ser manipulado.
valor - número inteiro indicando o estado de iluminação ou valor de temperatura para ajuste dos dispositivos eletrônicos.

Descrição das estrutura das mensagens utilizadas pelo subsistema controlador de dispositivos eletrônicos

a) ajuste_temperatura: *|11|ambiente|equipamento|valor|#
11 - comando de escrita do valor no dispositivo.
ambiente - valor 1 ou 2 conforme ambiente a ser controlado.
equipamento - valor de 1 a 6 conforme equipamento do sistema de climatização a ser controlado.
valor - número inteiro entre 10 e 30 representado o valor em graus Celsius para ajuste do equipamento do sistema de climatização.