Estudo e realização de testes sobre cloud computing

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 19h17min de 3 de maio de 2012 por Carlos.a12 (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O trabalho de projeto final apresentado neste resumo será realizado pelo aluno Carlos Moisés Araldi Maciel e estará sobre supervisão e orientação dos Professores Evandro Cantú e Ederson Torresini.

Objetivos

Este trabalho tem como objetivo explanar os aspectos técnicos e teóricos sobre a computação em nuvens como plataforma de disponibilização de aplicações. Através do referencial teórico, é explicado o conceito geral, a história da computação em nuvens, as arquiteturas utilizadas, topologias e aplicações, destacando principalmente as vantagens econômicas e usuais, mas demonstrando também os problemas que a computação em nuvens pode ocasionar.Também será realizada uma pesquisa comparativa entre as principais plataformas de mercado.

Em conjunto ao estudo teórico, será contruído um cenário real para testar aspectos relativos à performance, aplicações, facilidades e recursos de segurança, a fim de validar o estudo realizado sobre o tema, além de uma pesquisa comparativa e a implementação de uma aplicação em duas diferentes plataformas para a realização de testes, sendo uma plataforma de sistema de código aberto escolhido por melhor implementação e a outra uma plataforma de arquitetura proprietária chamada SmartStyle provida por um servidor disponibilizada pela Instituição.

O trabalho será dividido em três partes: A primeira parte do projeto versará toda a fundamentação teórica relativa à evolução das redes de computadores , focando em computação em nuvem. A segunda etapa do projeto será efetuada pesquisa sobre as principais plataformas de mercado para implementação de redes baseadas em computação em nuvem. Finalmente, a terceira parte do projeto compreenderá a parte prática, com a instalação das plataformas e a apresentação futura dos resultados.

Resumo estendido

A computação em nuvens ou do inglês "Cloud Computing", trouxe de volta a idéia de centralização de "serviços" de forma remodelada. Surgiu com a evolução tecnológica e da necessidade empresarial de redução de custos. Através de vários "datacenters" distribuídos, controlado por empresas gigantes, disponibilizam-se o hardware sob demanda a aplicações para prover aos clientes uma forma rápida e eficiente de realizar suas tarefas assim como se tivessem seus recursos e aplicações alocados localmente, ou seja, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Este conteúdo passa a ficar disponível nas "nuvens", isto é, na Internet. Esse conceito envolve desde serviço, infra-estrutura e plataforma computacional, sob demanda, atribuíndo todo o poder computacional para as necessidades da aplicação.

Como os principais benefícios da utilização de uma plataforma com recursos computacionais disponíveis na Internet podemos citar algumas, como o custo, a alta disponibilidade, a elasticidade e a redução de consumo de energia.

Uma plataforma de computação em nuvens pode ser separada por três camadas de serviços distintas, sendo elas:

  • Software como Serviço (SAAS) - onde são distribuídos softwares (aplicações) através da internet na forma de um serviço;
  • Plataforma como Serviço (PAAS) - onde é fornecido pelo provedor um ambiente, junto com um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento, disponibilização e controle das aplicações;
  • Infraestrutura como Serviço (IAAS) - é uma modalidade de distribuição que foca permitir ao cliente criar, customizar e remover máquinas virtuais no ambiente computacional em nuvens.

Além destas arquiteturas, há provedores de serviços comerciais onde possuem uma série de características próprias que variam desde a disponibilização ou não de todas as camadas, as linguagens suportadas e outra formas de serviços, como por exemplo o Windows Azure, Google App Engine e Amazon EC2. Dentre as plataformas open-source de nuvem de computação, destacamos o Hadoop, o OpenCirrus, o Reservoir, o Enomalism e o Eucalyptus, dentre outros, sendo este último um híbrido do tipo IAAS que utiliza uma virtualização dos tipos KVM ou Xen.

Como alternativa de arquitetura proprietária também podemos destacar o SmartStyle da Zenith Infotech Ltd, que provém a entrega de ITAAS (TI como um serviço) aos seus clientes, assim como virtualização de Desktop e armazenamento de dados.

Cronograma

março/2012 abril/2012 junho/2012 julho/2012
Maio ese ese ese ese
Junho ese ese ese ese
Julho app

Referẽncias