Estudo e Implementação de Técnicas de Estimação de Canal no Padrão DVB-T

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo

A televisão digital é um sistema de radiodifusão televisiva que transmite sinais digitais em lugar dos sinais analógicos. Esta forma de transmissão permite melhor eficiência no uso do espectro de frequência, devido ao aumento da taxa de transmissão de dados. Além de mostrar-se bastante eficiente no que se refere à recepção dos sinais, apresenta ainda a capacidade de convergência entre diversos meios de comunicação eletrônicos [1]. Ao ser comparada a TV analógica, a TV digital apresenta inúmeras vantagens, dentre as quais podemos citar: qualidade de som (utiliza 6 canais contra 2 na TV analógica), qualidade de imagem (transmissão em alta definição, em até 1080 linhas com alto nível de nitidez), número de canais por emissora e muitas possibilidades em relação a interatividade. [2] No sistema de recepção de TV digital utilizam-se técnicas de estimação de canal para compensar os desvanecimentos sofridos pelo sinal durante a transmissão. A recuperação da informação transmitida se torna possível utilizando-se algoritmos de estimação e técnicas de interpolação com as portadoras piloto reconhecidas pelo receptor. [3] [4] O objetivo deste trabalho é o estudo e implementação de técnicas de estimação de canal no padrão DVB-T (Digital Video Broadcasting – Terrestrial).


Cronograma de Desenvolvimento TCC

As etapas de elaboração do trabalho proposto são as seguintes:

Cronograma.jpg

Etapa 1:Estudo do padrão DVB-T Inicialmente será levantado todo o material que servirá como base para estudo e pesquisa do tema proposto. A atividade envolve o estudo do padrão DVB-T. Etapa 2: Estudo das técnicas de estimação de canal Neste ponto, serão definidas as técnicas a serem abordadas no trabalho, seu funcionamento e vantagens em relação às demais.

Etapa 3: Implementação em MATLAB de técnicas de estimação de canal para TV digital Implantaremos na prática as técnicas estudadas e eleitas para o desenvolvimento do trabalho.

Etapa 4: Escrita do documento Esta etapa decorre no andamento do projeto, iniciando-se paralelamente as demais etapas. Serão registrados o objetivo do projeto, a motivação, a introdução, desenvolvimento, conclusões e fundamentação teórica do mesmo.

Referências

[1]Sacramento, Daniel. Um Estudo de Desempenho Entre Linguagens Declarativas para TV Digital,disponível em <www.cpdee.ufmg.br/documentos/Defesas/797/Dissertacao_Daniel_Sacramento.pdf>

[2] TV digital, www.dtv.org.br [3] K. Ishini, Alexandre; Akamine, Cristiano. Técnicas de estimação de canal para o sistema ISDB-TB. [4] C.Lima, Gustavo; J.A.Aquino, Francisco; Machado, Renato; F.U.Filho, Bartolomeu; N.Neto, Mário; D.Souza, Richard; L.Mendes, Luciano. Projeto MI-SBTVD: STC-OFDM e Estimação de Canal.