Mudanças entre as edições de "Estudo de Circuitos Aritméticos e Implementação em Dispositivos Lógicos Programáveis"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 7: Linha 7:
 
CST em Sistemas de Telecomunicações
 
CST em Sistemas de Telecomunicações
 
;Resumo:
 
;Resumo:
O sistema de numeração binário, junto da aritmética binária, é de extrema importância para a realização de aplicações em sistemas que envolvem processamento de sinais digitais, fundamentais em sistemas de telecomunicações. O desenvolvimento dos circuitos baseia-se na implementação em dispositivos lógicos programáveis, prática que vem se expandindo em aplicações em ''hardware'', por sua reconfigurabilidade e maior velocidade de execução quando comparado a outros métodos. Neste trabalho todo o hardware foi implementado em VHDL permitindo avaliar quesitos como quantidade de ''hardware'' utilizado, tempo de propagação do caminho crítico e ''clock'' máximo. Para a avaliação de desempenho foi construído um cenário de testes para permitir a variar a quantidade de bits das entradas e saídas dos circuitos entre 4 até N bits.  O ambiente de teste criado com o uso dos deserializadores e serializados para alimentar com dados os dispositivos sob teste (somadores e multiplicadores) juntamente com o uso da metodologia ''LogickLock'' e dos atributos de {\it keep} do VHDL permitiram realizar efetivamente a comparação de desempenho das diferentes implementações. As avaliações realizadas mostram que a descrição das operações de soma, subtração e multiplicação através dos respectivos operadores VHDL resultou em um melhor desempenho tanto no quesito tempo de propagação como no número de elementos lógicos utilizados, exceto em alguns casos. Para o somador de 4 bits, o menor atraso de propagação foi obtido com os circuitos ''Carry select'', ''Carry chain'' e ''Carry skip''. Por outro lado, para o somador de 32 bits, a implementação ''Carry lookahead 16 bits'' teve melhor desempenho em termos de atraso de propagação, a um custo de ''hardware'' quase 8 vezes maior. Para o multiplicador os dados obtidos também mostram que o uso do operador VHDL além de resultar no melhor desempenho tanto em relação ao tempo de propagação como na quantidade de ''hardware'' utilizado, ainda possibilita habilitar no compilador o uso dos multiplicadores embutidos no FPGA, resultando em redução do atraso de propagação entre 30% a 45%.
+
O sistema de numeração binário, junto da aritmética binária, é de extrema importância para a realização de aplicações em sistemas que envolvem processamento de sinais digitais, fundamentais em sistemas de telecomunicações. O desenvolvimento dos circuitos baseia-se na implementação em dispositivos lógicos programáveis, prática que vem se expandindo em aplicações em ''hardware'', por sua reconfigurabilidade e maior velocidade de execução quando comparado a outros métodos. Neste trabalho todo o hardware foi implementado em VHDL permitindo avaliar quesitos como quantidade de ''hardware'' utilizado, tempo de propagação do caminho crítico e ''clock'' máximo. Para a avaliação de desempenho foi construído um cenário de testes para permitir variar a quantidade de bits das entradas e saídas dos circuitos entre 4 até N bits.  O ambiente de teste criado com o uso dos deserializadores e serializados para alimentar com dados os dispositivos sob teste (somadores e multiplicadores) juntamente com o uso da metodologia ''LogickLock'' e dos atributos de {\it keep} do VHDL permitiram realizar efetivamente a comparação de desempenho das diferentes implementações. As avaliações realizadas mostram que a descrição das operações de soma, subtração e multiplicação através dos respectivos operadores VHDL resultou em um melhor desempenho tanto no quesito tempo de propagação como no número de elementos lógicos utilizados, exceto em alguns casos. Para o somador de 4 bits, o menor atraso de propagação foi obtido com os circuitos ''Carry select'', ''Carry chain'' e ''Carry skip''. Por outro lado, para o somador de 128 bits, a implementação ''Carry lookahead 16 bits'' teve melhor desempenho em termos de atraso de propagação, a um custo de ''hardware'' quase 8 vezes maior. Para o multiplicador os dados obtidos também mostram que o uso do operador VHDL além de resultar no melhor desempenho tanto em relação ao tempo de propagação como na quantidade de ''hardware'' utilizado, ainda possibilita habilitar no compilador o uso dos multiplicadores embutidos no FPGA, resultando em redução do atraso de propagação entre 30% a 45%.
  
 
;Palavras chave:
 
;Palavras chave:
Linha 16: Linha 16:
  
 
;Keywords:
 
;Keywords:
bla, bla, bla
+
Performance arithmetic circuits, types of adders, multipliers, FPGA, VHDL.
  
 
;[[Media:TCCCSTST???.pdf |Monografia.pdf]]:
 
;[[Media:TCCCSTST???.pdf |Monografia.pdf]]:

Edição das 23h35min de 1 de setembro de 2016

Autor

Kamila Rose da Silva - Currículo Lattes

Orientador

Prof. Marcos Moecke

Curso

CST em Sistemas de Telecomunicações

Resumo

O sistema de numeração binário, junto da aritmética binária, é de extrema importância para a realização de aplicações em sistemas que envolvem processamento de sinais digitais, fundamentais em sistemas de telecomunicações. O desenvolvimento dos circuitos baseia-se na implementação em dispositivos lógicos programáveis, prática que vem se expandindo em aplicações em hardware, por sua reconfigurabilidade e maior velocidade de execução quando comparado a outros métodos. Neste trabalho todo o hardware foi implementado em VHDL permitindo avaliar quesitos como quantidade de hardware utilizado, tempo de propagação do caminho crítico e clock máximo. Para a avaliação de desempenho foi construído um cenário de testes para permitir variar a quantidade de bits das entradas e saídas dos circuitos entre 4 até N bits. O ambiente de teste criado com o uso dos deserializadores e serializados para alimentar com dados os dispositivos sob teste (somadores e multiplicadores) juntamente com o uso da metodologia LogickLock e dos atributos de {\it keep} do VHDL permitiram realizar efetivamente a comparação de desempenho das diferentes implementações. As avaliações realizadas mostram que a descrição das operações de soma, subtração e multiplicação através dos respectivos operadores VHDL resultou em um melhor desempenho tanto no quesito tempo de propagação como no número de elementos lógicos utilizados, exceto em alguns casos. Para o somador de 4 bits, o menor atraso de propagação foi obtido com os circuitos Carry select, Carry chain e Carry skip. Por outro lado, para o somador de 128 bits, a implementação Carry lookahead 16 bits teve melhor desempenho em termos de atraso de propagação, a um custo de hardware quase 8 vezes maior. Para o multiplicador os dados obtidos também mostram que o uso do operador VHDL além de resultar no melhor desempenho tanto em relação ao tempo de propagação como na quantidade de hardware utilizado, ainda possibilita habilitar no compilador o uso dos multiplicadores embutidos no FPGA, resultando em redução do atraso de propagação entre 30% a 45%.

Palavras chave

Desempenho de circuitos aritméticos, tipos de somadores, multiplicadores, FPGA, VHDL.

Abstract

blablabla

Keywords

Performance arithmetic circuits, types of adders, multipliers, FPGA, VHDL.

Monografia.pdf
Apêndices

Mais informações sobre este trabalho podesm ser encontradas nas paginas a seguir:

  1. Códigos dos circuitos implementados
  2. Códigos para a simulação com Modelsim dos circuitos implementados
  3. Tutoriais Quartus 14
  4. Uso do TimeQuest
  5. Optimization Tecniques
  6. Uso do Modelsim
  7. PowerPlay Analyser
  8. Analysis & Synthesis Settings
  9. Uso do Slow 85ºC