Estudo das Técnicas de Realce de Nódulos em Mamografia

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 17h49min de 27 de setembro de 2016 por Elen (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Motivação e objetivos

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, sendo o segundo mais frequente no mundo. Esse tipo câncer consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, até que formem um tumor maligno. Se diagnosticado e tratado apropriadamente, existem maiores chances de cura. Mas no Brasil, infelizmente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, isso porque a doença ainda é diagnosticada em estágios já avançados.

O diagnóstico do câncer de mama normalmente é feito por especialistas. Primeiramente, um exame clínico das mamas é realizado por um médico especializado. A partir deste exame poderão ser identificadas alterações e se for necessário, será indicado um exame mais específico, como por exemplo a mamografia. A mamografia é um exame simples que consistem em um raio-x da mama e permite descobrir o câncer de mama quando o tumor ainda é bem pequeno.

Nas últimas décadas, técnicas de processamento de imagens são utilizadas para auxiliar o diagnóstico de diversas doenças, através da analise computacional das imagens, podendo ser utilizado paralelamente técnicas de inteligência artificial para identificação de padrões. Estas técnicas oferecem um apoio ou até mesmo realizando o diagnóstico.

Objetivos:

Este trabalho tem como objetivo principal o estudo de técnicas de realce de nódulos em mamografia para que em trabalhos futuros seja feita a detecção automática com a melhor técnica de realce.


Resumo

Neste trabalho serão apresentadas as principais técnicas utilizadas para realçar nódulos em mamografias. O objetivo principal desse estudo é a escolha do melhor método para que um futuro trabalho de diagnóstico automático de câncer de mama seja realizado com um elevado índice de sucesso.


Cronograma

Etapas agosto/2016 set/2016 out/2016 nov/2016 dez/2016 {{{8}}} {{{9}}} {{{10}}} {{{11}}} {{{12}}}
Pesquisa Bibliográfica X X X
Escrita do Documento X X X
Entrega do Documento e Defesa X
Apresentação do Trabalho à Banca X

Referências