Equipe Platinum

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 17h08min de 19 de dezembro de 2008 por Gianor (discussão | contribs) (→‎''COMENTARIOS EQUIPE PLATINUM'')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Voltar para Projeto Integrador Terceira Fase


INTRODUÇÃO

As principais funções dos técnicos de telecomunicações relacionam-se com a execução ou orientação, manutenção, programação, operação e controle de sistemas de telecomunicações assim como de equipamentos de medida e teste. Cabe a estes profissionais a instalação de meios de transmissão, como antenas, cabos de fibra óptica, entre outros. Estes profissionais efetuam os seus trabalhos nas centrais de telecomunicações das suas próprias empresas, ou junto dos cliente, a quem cabe prestar a devida assitência técnica e informação sobre as características das suas próprias empresas e serviços de telecomunicações disponibilizados.

Paralelamente, cabe aos técnicos de telecomunicações fazerem a consulta e atualização dos cadastros de instalações, devendo estar preparados para a leitura e interpretação dos respectivos manuais. Neste âmbito, cabe-lhes propor quaisquer alterações ao funcionamento dos sistemas e equipamentos de telecomunicações que considerem pertinentes.

Quando são detectadas quaisquer avarias cabe a estes profissionais efetuarem ou orientarem o respectivo diagnóstico com base nas diferentes bases tecnológicas. É da sua responsabilidade a reparação (ou simplesmente a orientação deste processo) e a substituição de componentes nos circuitos eletrônicos.

Faz ainda parte das funções conduzir ou apenas programar as manutenções dos equipamentos. Em muitos casos são também responsáveis pela fiscalização das adjudicações de trabalhos a terceiros e aquisição de materiais.
_(texto retirado e adaptado de http://aeiou.expressoemprego.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=3469).

JUSTIFICATIVA

Diante de tudo o que se estudou, aprendeu e vivenciou nesses 3 semestres do Curso de Telecomunicações oferecido pelo CEFET de São José, necessitamos aplicar na prática esse conhecimento, comprovando esse conhecimento repassado pelos professores, de forma integrada.

A forma encontrada para o teste desse conhecimento como um todo foi implementar um sistema de telecomunicações que englobe os conhecimentos até agora repassados aos alunos.

OBJETIVOS

- Geral:

Conseguir demonstrar o conhecimento adquirido até o momento no quesito que diz respeito as funções de um técnico em telecomunicações de forma integrada.

- Objetivos específicos ( Gerência de Redes ): Configurar o servidor para responder por um domínio e um endereço IP pré-estabelecidos anteriormente; neste servidor serão configurados os serviços: DNS, servidor de e-mail, ssh, ftp, firewall, Apache com uma página personalizada e cotas em disco para os usuários; também, deverão ser configurados os serviços NAT, roteamento e Squid para uso com possíveis clientes locais; criar usuários com e-mail e acesso a sua cota em disco com manual para os mesmos acessarem.

- Objetivos específicos ( Programação para Redes ): construção de um site para postagem de um diário pessoal; desde a autenticação de usuários, uma forma de mostrar no site as notas publicadas até um banco de dados para armazenar as referidas notas para posterior pesquisa.

- Objetivos específicos ( Instalação de Equipamentos de Rede ): instalação, configuração e testes dos equipamentos de comunicação que serão utilizados na implementação do projeto proposto para certificar do funcionamento dos links mesmo que haja interrupção no link principal assumindo assim os links backup.

- Objetivos específicos ( Cabeamento Estruturado ): levantamento dos componentes necessários a montagem e interligação dos equipamentos de telecomunicações, projeto para montagem dos mesmos, execução do projeto, certificação da rede interna.

LAYOUT

Equipe Platinum, tem por responsabilidade o que está na cor vermelha (excluíndo-se a nuvem INTERNET(RNP), desde a implementação física como lógica dos mesmos que está disponível na topologia apresentada.

CRONOGRAMA

CronogramaPlatinum.jpg

COMENTARIOS PROFESSORES

Observação, o arquivo de layout atual está faltando.


SOLICITAÇÕES

- para o rack da direita, necessário estabilizador ou semelhante com saída 110v para alimentar os AccessPoint;
- para o rack da direita, necessário bandeja para armazenar o servidor da equipe;

RELATÓRIOS

Acesse o relatório