Equipamento portátil para determinação da velocidade de rotação de motores de indução através da medição do campo magnético externo à máquina

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 11h57min de 26 de março de 2018 por 127.0.0.1 (discussão) (Criou página com 'A velocidade de rotação do eixo do motor de indução é uma informação primordial para que a eficiência da máquina em operação possa ser estimada, além disso, na aplica...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A velocidade de rotação do eixo do motor de indução é uma informação primordial para que a eficiência da máquina em operação possa ser estimada, além disso, na aplicação de inversores de frequência para controle de rotação a velocidade deve ser conhecida com exatidão e com tempo de resposta satisfatório.

Os equipamentos comerciais para avaliação de velocidade de motores necessitam estar acoplados ao seu eixo (tacômetros, tacogeradores, encoders) ou terem acesso visual a esta parte da máquina (estrobocópio. Outras formas de estimar a velocidade do motor é através da análise espectral do campo magnético externo ou da corrente de alimentação da máquina, técnicas estas que ainda estão em fase de pesquisa.

A proposta deste trabalho é desenvolver um equipamento para medir o campo magnético externo em motores de indução trifásicos e, a partir deste, determinar a velocidade de rotação do motor.

O trabalho de conclusão de curso envolverá as seguintes etapas: - Confecção de sensor de campo magnético; - Desenvolvimento do circuito eletrônico para condicionamento do sinal analógico (amplificadores e filtros); - Desenvolvimento de um módulo para aquisição e tratamento dos sinais (requer programas de análise numérica).

O equipamento a ser desenvolvido será não intrusivo e não invasivo, não requerendo parar, ou desacoplar a carga, ou retirar o motor de sua instalação para que seja determinada a velocidade do seu eixo.