Equipamento portátil para determinação da velocidade de rotação de motores de indução através da medição do campo magnético externo à máquina

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

A velocidade de rotação do eixo do motor de indução é uma informação primordial para que a eficiência da máquina em operação possa ser estimada, além disso, na aplicação de inversores de frequência para controle de rotação a velocidade deve ser conhecida com exatidão e com tempo de resposta satisfatório.

Os equipamentos comerciais para avaliação de velocidade de motores necessitam estar acoplados ao seu eixo (tacômetros, tacogeradores, encoders) ou terem acesso visual a esta parte da máquina (estrobocópio. Outras formas de estimar a velocidade do motor é através da análise espectral do campo magnético externo ou da corrente de alimentação da máquina, técnicas estas que ainda estão em fase de pesquisa.

A proposta deste trabalho é desenvolver um equipamento para medir o campo magnético externo em motores de indução trifásicos e, a partir deste, determinar a velocidade de rotação do motor.

O trabalho de conclusão de curso envolverá as seguintes etapas: - Confecção de sensor de campo magnético; - Desenvolvimento do circuito eletrônico para condicionamento do sinal analógico (amplificadores e filtros); - Desenvolvimento de um módulo para aquisição e tratamento dos sinais (requer programas de análise numérica).

O equipamento a ser desenvolvido será não intrusivo e não invasivo, não requerendo parar, ou desacoplar a carga, ou retirar o motor de sua instalação para que seja determinada a velocidade do seu eixo.