Energia Solar

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Material sobre Energia Solar

Vídeos e links sobre instalação de coletores solares

SOLAR FLEX - Reportagem

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL706755-10406,00.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM895940-7823-AS+VANTAGENS+DO+COLETOR+SOLAR+EM+RELACAO+AO+CHUVEIRO+ELETRICO,00.html

http://www.youtube.com/watch?v=2RI-aTSdVE0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=MPY6LAdq1WQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=KHsxp2i2iRE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=0qlCEVIO18A&feature=related

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1003257-7823-HIBRIDO+DE+CHUVEIRO+ELETRICO+E+SOLAR+E+O+MAIS+ECONOMICO+DIZ+PESQUISA,00.html

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1230677-6174,00-CASA+INTELIGENTE+PROMETE+ECONOMIA+DE+ENERGIA+NO+JAPAO.html

http://www.sunlab.com.br/energiasolar.htm

http://www.novasolar.com.br/

http://www.comercialredimax.com.br/perg-respostas.html

http://www.soletrol.com.br/

http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar(3).pdf

http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/esolar/esolar.html

http://ecen.com/eee47/eee47p/energia_solar_domestico.htm

http://www.universidadedosol.org.br/ultimos_eventos/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_solar

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel




PERGUNTAS E RESPOSTAS sobre Energia solar (material obtido de Soletrol )


O que é aquecedor solar?

É um equipamento utilizado para o aquecimento da água pelo calor do sol e seu armazenamento para uso posterior. É composto por coletores solares (placas), onde ocorre o aquecimento da água através dos raios solares e um reservatório térmico (boiler), onde é armazenada a água quente para ser utilizada posteriormente, tendo em vista que a maior utilização é no período noturno, quando não temos mais sol.

Quais as vantagens do aquecimento solar?

O aquecimento solar utiliza uma fonte de energia gratuita, limpa e inesgotável, o Sol. A utilização do aquecimento solar é ecologicamente correta, pois não polui. Suas grandes vantagens são que proporcionam elevada economia de energia na conta de luz, não apresentam riscos aos usuários, além de possibilitar a utilização da água quente de forma mais prazerosa.

Onde se pode utilizar o aquecimento solar?

Onde houver necessidade de água quente é possível a sua utilização. Como exemplo pode-se citar:

  • Residências;
  • Edifícios;
  • Hotéis;
  • Motéis;
  • Indústrias;
  • Piscinas;
  • Hospitais;
  • Vestiários;
  • Etc.
Posso utilizar o sistema para gerar energia elétrica?

É possível utilizar a energia solar para gerar energia elétrica, mas é uma tecnologia diferente. O sistema de aquecimento de água comum serve para o aquecimento direto de água e não é capaz de gerar energia elétrica. A única coincidência é que ambas utilizam o Sol como fonte de energia, sendo as tecnologias totalmente diferentes.

Qual temperatura a água pode atingir com um sistema de aquecimento solar?

A temperatura obtida na água com o uso de um aquecedor solar dependerá de fatores diversos como: região, tecnologia empregada, tipo de aplicação, época do ano, condições climatológicas e características outras relacionadas às condições de instalação. Como exemplo, uma instalação residencial no estado de São Paulo em um dia pleno de Sol atingirá a temperatura de cerca de 50°C no inverno e 70°C no verão. Em todos os casos, a temperatura produzida normalmente estará acima da temperatura necessária para uso, sendo portanto necessária sua mistura com a água fria.

É possível instalar-se mais coletores solares além da quantidade indicada? A água aqueceria mais?

Sim, desde que haja espaço disponível no telhado para a instalação desejada. A instalação de mais coletores, além do padrão indicado, possibilitará uma maior velocidade de aquecimento e, consequentemente, poderá elevar a temperatura da água. A vantagem maior será sentida em dias em que a incidência solar esteja limitada por formações de nuvens intensas e até mesmo naqueles dias de baixas temperaturas e vento. Em algumas instalações que a direção do telhado em relação ao norte e sua respectiva inclinação não sejam favoráveis, recomenda-se a ampliação da área de coletores solares para compensar as possíveis perdas.

Em quanto tempo tem-se o retorno do dinheiro investido na compra do equipamento, com a economia de energia?

Com a economia de energia proporcionada pelo aquecimento solar, tem-se o retorno do dinheiro investido no equipamento entre 24 e 36 meses, considerando-se um consumo mensal de cerca de 220 kWh/mês (que é a média da região sudeste por residência). Deve se levar em conta que a vida útil estimada dos aquecedores solares é de 20 anos. Neste cálculo não está considerada a redução do valor de aquisição de outro equipamento para aquecimento da água através de outro tipo de energia, como aquecedores elétricos ou à gás, ou ainda chuveiros. Se considerarmos esta redução, o tempo de retorno pode reduzir e variar de 0 (zero) a 12 meses.

Moro em um edifício. É possível instalar um aquecedor solar de água somente para meu apartamento?

A possibilidade existe exclusivamente se seu apartamento for de cobertura. O ideal é planejar-se a implantação do aquecimento solar de água no edifício quando de sua construção, quando será possível atender-se a todos os apartamentos.

Estou construindo e gostaria de deixar os tubos de água quente passados. Qual o tipo de tubo que devo usar?

Para a rede hidráulica de água quente os tubos mais utilizados e indicados são os tubos de cobre, que já comprovaram sua durabilidade ao longo da história. É possível também o uso de tubos de PPR, que são mais fáceis de manipulação. Os tubos de cobre requerem isolamento térmico.

Como é realizado o aquecimento quando está chovendo ou nublado?

Quando a insolação não for suficiente para o aquecimento da água, o aquecimento é complementado por um sistema auxiliar elétrico, uma vez que a água já estará pré-aquecida. Esse sistema normalmente fica desligado, devendo ser acionado somente quando realmente necessário.

Em dias em que o sol não é suficiente, quanto tempo é necessário para o auxiliar elétrico aquecer a água?

Dependerá da temperatura que a água possa estar e da capacidade de armazenamento de água do reservatório térmico, podendo variar de cerca de 1 a 3 horas, normalmente.

A água permanece aquecida durante a noite ou quando não houver insolação?

O reservatório térmico tem a capacidade de conservar a água aquecida, mas com o passar das horas, verificar-se-á uma certa redução na temperatura, haja vista ser impossível conter as perdas de temperatura em 100%. Independente disto, na maioria das vezes, as perdas não chegam a prejudicar o funcionamento do sistema pois ele aquece a água a temperaturas bem mais elevadas, justamente para compensar as possíveis perdas. Quando necessário, a temperatura poderá ser complementada através do sistema auxiliar elétrico.

Qual o consumo de energia elétrica do sistema auxiliar?

O sistema auxiliar possui uma resistência elétrica de potência reduzida, que tem potência que varia de 1,5 kW a 3,5 kW, o que dá para concluir-se que o consumo será de no máximo 3,5 kWh a cada hora em que estiver acionado.

O sistema auxiliar elétrico de aquecimento é acionado a qualquer hora do dia quando não há insolação suficiente para aquecer a água?

O sistema auxiliar elétrico deve estar sempre desligado e ser acionado somente quando houver necessidade. Embora o sistema seja automático, não aconselha-se que o mesmo seja mantido ligado, justamente para evitar que seu acionamento ocorra em momentos desnecessários.

Posso utilizar um sistema de aquecimento alternativo a gás?

Sim, ao invés de usar o sistema elétrico auxiliar que faz parte do aquecedor solar, pode se utilizar um aquecedor a gás de passagem para realizar a complementação do aquecimento da água nos dias em que o Sol não aqueça plenamente.

Posso utilizar o chuveiro elétrico como alternativa de aquecimento nos dias de pouca insolação?

Sim, porém vale lembrar que é importante utilizá-lo na posição "verão" para evitar comprometer o consumo de energia do país nos horários de pico de consumo. Neste caso, o mais indicado seria a utilização de chuveiros inteligentes com controles digitais de temperatura, os quais utilizam apenas a quantidade de energia necessária para complementar o aquecimento da água, evitando assim desperdícios.

Vou aumentar a pressão da água do meu banho com o sistema de aquecimento solar?

Não, a pressão do banho é a pressão da caixa d'água existente. O que se consegue é aumentar a vazão de água, eliminando a necessidade de se abrir pouco o registro do chuveiro para o aquecimento da água, pois a água estará aquecida por completo. Para aumentar a pressão será necessária uma elevação significativa da altura das caixas d'água da residência ou a instalação de um pressurizador. Em ambos os casos, o reservatório térmico deverá ser adquirido do tipo "alta pressão", para poder suportar tal condição.

Os vidros dos coletores do meu aquecedor estão sujos, o que fazer?

Deve-se mantê-los limpos para não prejudicar a eficiência do equipamento. O procedimento para isto se restringe a apenas lavá-los com água e sabão neutro quando estiverem sujos, sempre no começo da manhã para evitar choque térmico e, consequentemente, quebra do vidro. Este procedimento é indicado para ser feito pelo menos duas vezes ao ano, nos meses de abril e de julho, época em que a radiação solar é menor.

O que pode ocorrer em dias de geada e de temperaturas muito baixas?

Devido à baixa temperatura, pode ocorrer congelamento da água que está no interior do coletor. Isso ocasionará uma expansão da água e danificará os tubos dos coletores. É o mesmo que acontece quando se esquece uma garrafa dentro do freezer. Para evitar que isso aconteça, foi desenvolvida uma válvula que minimiza a possibilidade de congelamento: é a válvula anticongelamento. É uma válvula elétrica que, com a queda de temperatura, ela se abre, eliminando a água gelada contida no interior dos coletores, visando evitar o congelamento.

Comprei um boiler há algum tempo e agora quero pressurizar o mesmo, é possível?

Não, pois o boiler para sistemas pressurizados é diferente, possui maior resistência à pressão. Já os coletores podem ser aproveitados, pois resistem a alta pressão.

Posso utilizar os mesmos coletores para aquecer a piscina e os banhos?

Não, pois o sistema de aquecimento de piscina não possui reservatório térmico (boiler) e o de banho possui. Deve-se instalar sistemas independentes.

Quanto tempo a água permanece quente no boiler após a utilização que se tenha no dia?

Depende da utilização que se tenha no dia em que a água foi aquecida. Desde que tenha havido sobra, a mesma será conservada aquecida, mas poderá ter um pequeno percentual de perda que variará muito em função da temperatura ambiente.