Encontros possíveis: diálogos entre as "10 Mulheres de São José" e a sala de aula - 2021

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h01min de 17 de junho de 2021 por Ana.pruner (discussão | contribs) (Criou página com 'O presente projeto de extensão nasce para “dar asas“ aos produtos resultantes do projeto de pesquisa “Mulheres de São José, em 10 histórias", concluído em dezembro...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O presente projeto de extensão nasce para “dar asas“ aos produtos resultantes do projeto de pesquisa “Mulheres de São José, em 10 histórias", concluído em dezembro de 2020. Dar asas significa levá-los para a rede de ensino básico e regular do município de São José, para conhecimento, qualificação, discussões e debates. Ao final do Projeto de Pesquisa percebeu-se, em avaliação da equipe, a necessidade da realização de um projeto de extensão, com equipe organizada, tempo e recursos para a inserção dos produtos nas unidades de ensino de forma mais efetiva e pontual. Embora tenhamos a versão digital que pode ser acessada por qualquer pessoa interessada, organizar uma ação pontual nas unidades, conversar e qualificar os docentes para seu uso, é uma demanda percebida. O projeto de pesquisa teve como objetivo escrever a biografia de 10 mulheres de significativa contribuição para São José, em diferentes áreas - educação, reciclagem, política, cultura, assistência social, veterinária e direito. Para tanto, conversamos com associações culturais, com personalidades políticas e com instituições de ensino, e partindo de alguns critérios de seleção e conseguimos estabelecer os 10 nomes. Para construir a biografia, percorremos diversos caminhos diversos metodológicos. Para algumas escolhidas, desenvolvemos a pesquisa documental. Para outras, a história oral. Como fruto da pesquisa, produzimos de três formatos das 10 histórias: em livro impresso, em livro digital com material paradidático e em podcast. A ideia do projeto de extensão é planejar e executar uma ação que contemple o acesso a estes 3 materiais, de forma mais efetiva, com alguns pontos para serem desenvolvidos: Parceria com a Secretaria de Educação - Educação Básica e CEJA. Capacitação docente para uso do material suplementar, com sugestões de como utilizar o material de apoio. É possível que após surja material para elaborarmos um FIC específico para docentes. Apresentação aos discentes dos materiais e contação de história em formato ainda a ser definido pela equipe do projeto. Divulgação do livro em formato digital. Divulgação do PODCAST. Ampliar a tiragem do livro impresso, para entrega em todas as escolas do Município, ação importante para contemplar o objetivo de ampliação de acesso. Sabe-se que o dia-a-dia e realidade da escola por vezes exige formato físico para viabilizar propostas educativas. A versão digital está disponível na página da wikipedia do IFSC São José na aba de projetos da cultura geral. Acessível no endereço eletrônico https://bit.ly/3qZFLEa. O podcast está disponível online na Rádio IFSC São José, na plataforma de streaming Spotify. Esta proposta necessita de 3 bolsistas (discentes protagonistas) para viabilizar sua execução. Dois bolsistas com conhecimentos na área pedagógica, para o planejamento e execução das capacitações nas escolas e outro com conhecimentos tecnológicos para organização do material em formato digital de fácil acesso/interface.


Objetivos: Gerar e executar uma ação de intervenção com as unidades de ensino de educação básica de São José/SC, que gere o conhecimento das histórias das “10 Mulheres de São José”, qualificação aos docentes das unidades de ensino e discussão e debate com os discentes. Organizar a equipe de trabalho, assim como definir a metodologia dos encontros, considerando o distanciamento social e as normas do IFSC. O projeto prevê a participação - desde o início - dos bolsistas discentes, com protagonismo. Contatar instituições como a Secretaria de Educação do Município de São José. Realizar o planejamento da ação de intervenção nas unidades de ensino. Planejar e executar o material em formato digital de fácil acesso/interface. Executar a ação nas unidades de ensino, num processo ainda por ser definido, junto com a equipe do projeto. Avaliar todo o processo em seu desenvolvimento e ao final de todo projeto.

Coordenação: Sandra Albuquerque Reis Fachinello. Coordenação Adjunta: Ana Paula Pruner de Siqueira. Bolsista: Elâine Bezerra.