Em tempos de Coronavírus: reflexões sobre a pandemia e possibilidades de abordagem no Ensino de Ciências a partir da Educação CTS

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h36min de 17 de dezembro de 2020 por Paula.aguiar (discussão | contribs) (Criou página com ''''Autora:''' Eril Medeiros da Fonseca, Ronan Moura Franco <br /> '''Resumo:''' Considerando o contexto de pandemia e as implicações para a sociedade, este trabalho apr...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autora:

Eril Medeiros da Fonseca, Ronan Moura Franco


Resumo:

Considerando o contexto de pandemia e as implicações para a sociedade, este trabalho apresenta um ensaio teórico-prático que objetiva discutir sobre a possibilidade de abordagem da pandemia de Coronavírus no Ensino de Ciências, partindo de pressupostos da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade. Elaboramos essa proposta na emergência do contexto de pandemia do Coronavírus do tipo Sars-CoV-2 que desencadeia a Covid-19 e vem provocando inúmeras mudanças em todos os setores da sociedade, mas que se destaca pela letalidade que ceifou milhares de vida pelo mundo e no Brasil. A abordagem das dimensões políticas, econômicas e ambientais no desenvolvimento de determinados assuntos podem contribuir para um ensino coerente com uma concepção crítica de educação. Para tanto, foram elaborados quatro eixos que convergem na abordagem dessa temática. O Eixo I concentra possíveis abordagens de informações da mídia sobre a pandemia com destaque para as Fake News. O Eixo II abarca possibilidades de abordagens sobre questões da saúde e possíveis relações com conteúdos conceituais, pensado para o trabalho interdisciplinar. O Eixo III engloba possíveis abordagens referentes à Ciência e Tecnologia e suas implicações para a Sociedade. O Eixo IV finaliza com a abordagem de questões relativas à crise socioambiental desvelada e que agrava as desigualdades. Concluímos que a proposta presentada é uma possibilidade de desencadear práticas educativas comprometidas com um ensino contextualizado, interdisciplinar e que abordagens temáticas favorecem a discussão de questões emergentes da sociedade, preocupadas com um ensino efetivamente crítico.


Palavra Chave: Ensino de ciências; Pandemia; Ensino contextualizado.


Referências: FONSECA, E. M. da; FRANCO, R. M. Em tempos de Coronavírus: reflexões sobre a pandemia e possibilidades de abordagem no Ensino de Ciências a partir da Educação CTS. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e599985946, 2020.


Texto completo: Em tempos de Coronavírus: reflexões sobre a pandemia e possibilidades de abordagem no Ensino de Ciências a partir da Educação CTS,


VOLTAR PARA ARTIGOS