EQUIPE 2

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 19h59min de 5 de dezembro de 2014 por Karoline.r1994 (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Qualidade de Serviço em Redes de Computadores


F1.png

A Qualidade de Serviço(QoS) serve para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos por uma rede, como Frame Relay, MPLS, Ethernet, ATM. Ou seja, fazendo com que aplicações diferentes tenham tratamentos diferentes, e aquelas que precisam de maior qualidade, receberam uma prioridade maior enquanto as outras continuaram utilizando o modelo Best Effort.

Porém isso não quer dizer que deveria reduzir ou retirar banda de aplicações menos importantes, mas sim conhecer e reconhecer o que é mais importante para trafegar primeiro pela rede e explorar bem os recursos disponíveis.*1

O Qos pode ser medido através de garantias que a rede oferece para o tráfego de pacotes. Existem basicamente dois tipos: de desempenho e de disponibilidade.

As garantias de desempenho estão relacionadas a como a entrega dos pacotes. será feita. Os parâmetros que medem o desempenho são:

  • Confiabilidade: sua falta ocasiona perda de pacotes ou sua confirmações.
  • Atraso: indica quanto tempo o pacote leva para ser enviado da origem até o destino;
  • Jitter: é a variação no tempo e na sequência da entrega desinformações devido à variação no atraso da rede;
  • Largura de banda: para diferentes tipos de aplicações ou de redes necessitam de diferentes capacidades de transmissão.


A disponibilidade está relacionadas a garantias que o serviço de conectividade estará "quase" sempre disponível. Que podem ser medida pelos seguintes parâmetros

  • MTBF (mean time between failures): indica o intervalo médio esperado entre duas falhas sucessivas da rede. Ele corresponde ao inverso da taxa de falhas (número de falhas pelo período observado).
  • MTTR (mean time to recover): indica o tempo médio que o serviço leva para ser restaurado, uma vez que a falha aconteça.
  • Disponibilidade: indica a porcentagem de tempo que serviço fica disponível.