Discurso3 douglasars

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Boa noite!

Gostaria de cumprimentar, primeiramente, o Senhor Clodoaldo Machado - Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que representa nossa Reitora, professora Maria Clara, Ilustríssimos Componentes desta Mesa, Prezados Alunos, Senhores: Pais, Familiares, Amigos e Servidores aqui presentes.

Pela terceira vez consecutiva, recebo convite para Paraninfo da turma do Curso Técnico em Eletroeletrônica. Já começo a ficar acostumado. Isto me traz enorme alegria e satisfação. Obrigado meus alunos. Vocês são vencedores!

Há muito tempo se conhece as dificuldades dos estudantes em concluir os cursos técnicos, especialmente os do período noturno. Dentre as principais questões que causam o abandono podemos destacar: as dificuldades com aprendizado, problemas familiares e de horário de trabalho. Os alunos chegam aqui porque esta é uma escola pública, forte com ensino de qualidade. Logo desistem pelo mesmo motivo, por não conseguirem acompanhar as aulas. Esta questão acaba proporcionando uma dificuldade adicional a quem está retornando aos bancos escolares depois de muito tempo. Há ainda aqueles que, dada a sua prática de trabalhador, no seu dia a dia, se mostram mais familiarizados com as aulas práticas do que com as teóricas. Sabemos que, mais do que a proposta de modificar o curso e a linha formativa do aluno, é preciso ofertar um curso técnico que atenda às necessidades desses educandos, que na sua maioria são adultos, trabalhadores, mantenedores da família e que vem de um ensino fundamental e médio fracos. Um dos desafios à enfrentar é que precisamos de uma formação mais ampla e que integre cada vez mais o trabalho intelectual com o trabalho manual exigido pelo mercado. Para terminar, nossa tarefa enquanto educadores vai além dos ensinamentos da sala de aula e dos laboratórios. Passa pela transformação social que vejo em cada um de vocês formandos.

Ah! Lembram do que eu falei no início do discurso? Por todos esses motivos é que vocês são vencedores!

Agora vocês são Técnicos em Eletroeletrônica!!!

Estarei aqui para o que precisarem nessa nova jornada e ficarei feliz em colaborar com vocês. Meus parabéns a todos os formandos. Muito obrigado!

Nota: Discurso inspirado no trabalho de: Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho, Dissertação, sob título PERMANÊNCIA E ABANDONO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo sobre Instituições Federais de Joinville e Jaraguá do Sul. Disponível em <http://www.utfpr.edu.br/curitiba/estrutura-universitaria/diretorias/dirppg/programas/ppgte/edital-defesas/2014/ppgte-mestrado-alexsandra-joelma-dal-pizzol-coelho>



Voltar.png