Discurso1 douglasars

De MediaWiki do Campus São José
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Paraninfo da Turma do Curso Técnico Subsequente de Eletroeletrônica do Campus Itajaí

Data: 24/08/2017


Excelentíssima Senhora Reitora Maria Clara

Ilustríssimos Componentes desta Mesa

Prezados Alunos

Senhores: Pais, Familiares e Amigos

Recebi este convite com enorme satisfação. Muito obrigado pela homenagem. São coisas como essa que me fazem ser um professor ainda mais dedicado, tendo a certeza de ter podido contribuir, de alguma forma, para formação desses novos Técnicos em Eletroeletrônica.

Ao terminar o curso técnico, vocês se tornam profissionais capazes, éticos e prontos para contribuir ainda mais com o desenvolvimento regional e por consequência nacional. O país passa por um momento muito difícil na política e na economia, o que reflete diretamente no funcionamento dos Institutos Federais de todo Brasil. Hoje, o Campus Itajaí oferece os cursos técnicos subsequentes, principalmente no período noturno, porém a maioria dos formandos em Eletroeletrônica deste semestre, começou no período vespertino. Essa mudança do período vespertino para o noturno, fez ampliar a procura pelo curso, reflexo esse que pode ser percebido em todos os módulos, com turmas e laboratórios cheios. Isso nos deixa a certeza da formação de muitos novos técnicos nos próximos semestres. No entanto, cabe ressaltar, as dificuldades do ensino com a retomada dos estudos desse novo público, muitas vezes longe da escola a algum tempo, e que veem no curso técnico a importância de se capacitar e se habilitar para o exercício da profissão e ascensão na empresa onde trabalham. Isso tudo com o objetivo claro, da busca de condições melhores de vida para si e sua família.

Para terminar, não poderia deixar de mencionar o DECRETO Nº 7.566, DE 23 DE SETEMBRO DE 1909, que cria a Escolas de Aprendizes Artífices, hoje Instituto Federal, na intenção de (abre aspas)“formar cidadãos uteis à Nação”, e “não só habilitar os filhos dos desfavorecidos da fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, como faze-los adquirir hábitos de trabalho profícuo” (fecha aspas). Parabéns aos formandos! Estarei aqui para o que precisarem nessa nova jornada que se inicia. E ficarei feliz em participar desse processo com todos vocês.

Muito obrigado!



Voltar.png