Despertando para área técnica através de atividades lúdicas

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h20min de 17 de março de 2014 por Saul (discussão | contribs) (Criou página com '=Introdução e Justificativa da Proposição= Com o presente projeto pretendemos dar continuidade as investigações, iniciadas no semestre passado, referentes ao uso de ativid...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução e Justificativa da Proposição

Com o presente projeto pretendemos dar continuidade as investigações, iniciadas no semestre passado, referentes ao uso de atividades lúdicas para o ensino de programação e de conceitos de telecomunicações. Nosso objetivo com essas investigações é construir intervenções educacionais que motivem os estudantes das fases iniciais do curso técnico integrado de telecomunicações para o estudo dos conhecimentos de sua futura área de atuação. Atualmente dispomos de um conjunto de oficinas para aprendizagem de programação no Scratch e dos fundamentos da interação do Scratch com a plataforma Arduino. O Scratch é um ambiente de programação visual desenvolvido para motivar indivíduos, que não conhecem técnicas de programação, a desenvolverem seus próprios programas (MALONEY et al, 2010), enquanto que o Arduino consiste numa plataforma baseada em microprocessador (Atmel AVR) com suporte para entradas e saídas digitais e eletrônicas (www.arduino.cc). Contamos também com um primeiro protótipo de um robô seguidor de linha, construído num projeto de pesquisa do semestre passado. O robô é composto de um Arduino, peças de componentes e materiais recicláveis e sua programação é realizada via a versão S4A do Scratch desenvolvida pela equipe do Citilab (http://s4a.cat/index.html). É necessário porém, refinar as oficinas já elaboradas e avançar no protótipo do robô, aumentando suas funcionalidades e criando uma interface com um aplicativo para smartfone. Além disso há a necessidade de uma investigação mais sistemática do resultado das oficinas, permitindo avaliar seu apelo motivacional e sua eficiência em termos da aprendizagem.


Objetivos do Projeto

Investigar a eficiência do uso de atividades lúdicas para o ensino de programação e de conceitos de telecomunicações para estudantes do curso técnico de telecomunicações. A investigação será realizada através do uso do ambiente de programação Scratch e da plataforma Arduíno, em oficinas para um conjunto de estudantes das fases iniciais do curso técnico. Durante as oficinas serão aplicados instrumentos de avaliação que permitam identificar os avanços conceituais e procedimentais obtidos pelos seus participantes.

Detalhamento das atividades

Inicialmente é possível dividir as atividades a serem desenvolvidas neste projeto em 4 etapas: 1) Revisão e refinamento das oficinas para o ensino do Scratch; 2) Desenvolvimentos de novas funcionalidades para o robô seguidor de linha; 3) Execução das oficinas com alunos das fases iniciais do curso técnico; 4) Aplicação dos instrumentos de avaliação e análise dos seus resultados.

A primeira etapa, a ser desenvolvida durante as três primeiras semanas de abril, iniciará com a revisão dos materiais para o ensino do Scratch produzidos em projetos realizados no campus São José e documentados na wiki (ex: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/Projeto_Forma-Engenharia, http://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/Projeto_Bibliotecas_Scratch_de_Componentes_Utilizados_em_Redes_de_Telecomunica%C3%A7%C3%B5es). A partir dessa revisão será elaborada uma sequência de atividades para o ensino do Scratch a ser utilizada nas oficinas da etapa 3. Para cada atividade serão elaborados roteiros na wiki, com explicações, demostrações e desafios.

Na última semana de abril e durante o mês de maio serão estudadas e implementadas novos funcionalidades no robô seguidor de linha e sistematizadas, em uma página da wiki, a sequência de ações necessárias para construir o robô. Nossa meta é adicionar funcionalidades ao protótipo atual que permita o seu controle por um aplicativo de smartphone, e melhore o desempenho do robô. Além disso, as etapas de construção do robô deverão ser organizadas na forma de um roteiro que possa ser utilizado pelos alunos das oficinas para a construção dos seus próprios robôs.

A primeira semana de junho será utilizada para organização das oficinas e elaboração dos instrumentos de avaliação. Nas duas semanas subsequentes serão realizadas as oficinas com os alunos, bem como a aplicação dos instrumentos de avaliação. A última semana será reservada para análise dos resultados e documentação final do projeto.


Forma de acompanhamento do bolsista

A atividade do bolsista será planejada em conjunto com o professor orientador. Periodicamente serão realizadas reuniões para avaliação das atividades desenvolvidas e o planejamento das atividades futuras. Como descrito no detalhamento das atividades, a preparação das oficinas implicará na confecção de roteiros na wiki do campus São José, os quais também servirão para avaliar o andamento das atividades. Prevemos também a confecção de dois relatórios das atividades ao longo dos três meses, os quais auxiliarão na posterior divulgação dos resultados obtidos.

Local de trabalho do bolsista

O bolsista irá trabalhar em um dos laboratórios de pesquisa da área de telecomunicações, dispondo de um computador para preparar as atividades de ensino e realizar suas pesquisas bibliográficas. Durante as atividades com os alunos do ensino médio serão utilizados os laboratórios de telecomunicações e/ou as salas de aula da instituição.


Links de auxilio

  • [1]
  • [www.arduino.cc]