Desenvolvimento de um sistema de apoio à tomada de decisões para o setor do agronegócio utilizando dados microclimáticos e técnicas de aprendizado de máquina

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 23h06min de 12 de agosto de 2021 por Marcelo.bn (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
TÍTULO DO TRABALHO;
Marcelo Bittencourt do Nascimento Filho;
Mário de Noronha Neto;
Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina TCC29009;
1 Estudante do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC
2 Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC
Resumo

O setor agropecuário é essencial para o desenvolvimento socioeconômico do país, sendo o Brasil um dos principais exportadores de grãos do mundo. Porém, durante o processo de produção ocorrem perdas significativas causadas pela dificuldade de gestão e de monitoramento do plantio. Um dos pontos mais importantes para a redução de gastos e na assertividade em resolver esse problema é realizar uma análise de microclima, ou seja, avaliar mais especificamente os dados climáticos da região de plantio. Dessa forma, o proprietário pode tomar decisões mais precisas, como por exemplo se deve ou não realizar pulverização de defensivos. A relação entre esse setor e com soluções tecnológicas que seguem o conceito de Internet das Coisas e que aplicam a análise de dados para um melhor gerenciamento das atividades está cada vez maior, gerando assim o cenário do Agro 4.0. Portanto, este trabalho visa desenvolver um algoritmo baseado em técnicas de Aprendizado de Máquina para a previsão de fenômenos, a fim de proporcionar ao agricultor maior segurança em suas ações e o aumento do valor de seu produto.

Palavras-chave
Internet das Coisas. Aprendizado de Máquina. Agronegócio. Microclimas.
Arquivos do TCC
Postar aqui os arquivos do Resumo Expandido, Projeto de TCC e versão final do TCC. Troque o nome do arquivo pdf usando como sufixo o seu nome completo.