Desenvolvimento de componente de comunicação de dados por enlace ótico para uso com App Inventor

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 16h23min de 19 de abril de 2022 por Eraldo (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O App Inventor é uma ferramenta de programação lúdica para desenvolvimento de pequenos programas de cunho educacional. O projeto integrador I da engenharia vem fazendo uso constante da mesma ao longo dos últimos anos.Porém, temos observado que por vezes existe um distanciamento da visão material (hardware de comunicação) em função das facilidades apresentadas pela ferramenta. Seria interessante possibilitar a uma aplicação app inventor controlar um hardware de comunicação.

Logo no início do curso é proposto ao aluno um laboratório de comunicação digital com chave, bateria, fio, resistor e led. Os alunos criam códigos e realizam comunicação digital controlando diretamente o hardware seguindo regras criadas pelo grupo. Pode-se dizer que os alunos atuam no "papel" de sistemas computacionais que controlam o hardware. Neste laboratório não é usado nenhum software de controle. Tudo é realizado de forma manual.

Neste trabalho propomos a integração de um módulo de software e possivelmente de hardware que permita "pilotar" um hardware básico de comunicação. A ideia é desenvolver uma visão de camadas de controle sobre o hardware, de forma "construtivista". Para tanto, pretende-se usar a tela do smartphone para controlar o liga-desliga de chaves (originalmente feito de forma manual). Do outro lado, o smartphone deve ser capaz de reconhecer os padrões de 0s e 1s a partir da câmera sobreposta a LED.

Um trabalho desta natureza envolveria: 1) Disponibilizar uma interface entre o smartphone e os dispositivos atuador/receptores: chaves e leds; 2) Desenvolvimento de um módulo/procedimento de acesso a tela e leitura de cãmera de forma a possibilitar o liga desliga do kit de comunicação. Este módulo possivelmente deveria ter algum tipo de reconhecimento de padrão para detectar, por exemplo, um led aceso ou apagado a partir da leitura da câmera.