Desenvolvimento de aplicações e serviços da Internet das Coisas (IoT)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

As aplicações da Internet das Coisas (Internet-of-Things - IoT) têm se espalhado com previsão da conexão de dezenas de bilhões de dispositivos à Internet nos próximos anos. Uma série de tecnologias são habilitadoras da IoT, desde novas tecnologias de comunicação vinculadas ao 5G, até diversas novas abordagens para a concepção e desenvolvimento de aplicações. Dentre outras, são tecnologias habilitadoras ainda os sistemas de BigData para armazenamento eficiente de dados, Analytics e Inteligência Artificial para análise destes dados, e a núvem (Cloud Computing) para infraestrutura. O conceito "Any TIME, any PLACE, any THING" (qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer momento) guia o desenvolvimento da IoT.


Idéias de possíveis de trabalhos nesta área são:

  • Instalação do sistema descrito neste paper e extensão para incluir suporte a redes LoRaWAN via TheThingsNetwork.
  • Desenvolvimento de gerador de dados IoT para testes de desempenho dos sistemas de manipulação de mensagens (ex.: comparar o desempenho de diferentes bancos de dados ou diferentes sistemas de filas de mensagens MQTT).
  • Desenvolvimento de aplicações da IoT que envolvam análise de dados e machine learning.