Desenvolvimento de aplicações e serviços da Internet das Coisas (IoT)

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 07h35min de 1 de junho de 2021 por Arliones.hoeller (discussão | contribs) (Criou página com 'As aplicações da Internet das Coisas (''Internet-of-Things - IoT'') têm se espalhado com previsão da conexão de dezenas de bilhões de dispositivos à Internet nos próxi...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

As aplicações da Internet das Coisas (Internet-of-Things - IoT) têm se espalhado com previsão da conexão de dezenas de bilhões de dispositivos à Internet nos próximos anos. Uma série de tecnologias são habilitadoras da IoT, desde novas tecnologias de comunicação vinculadas ao 5G, até diversas novas abordagens para a concepção e desenvolvimento de aplicações. Dentre outras, são tecnologias habilitadoras ainda os sistemas de BigData para armazenamento eficiente de dados, Analytics e Inteligência Artificial para análise destes dados, e a núvem (Cloud Computing) para infraestrutura. O conceito "Any TIME, any PLACE, any THING" (qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer momento) guia o desenvolvimento da IoT.


Neste contexto, este tema de projetos visa desenvolver aplicações da IoT seguindo o modelo de referência da ITU-T Y.2060, que propõe uma arquitetura de rede específica para a IoT de quatro camadas, descrita na figura abaixo.


Modelo de referência para IoT - ITU-T Y.2060.