Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h35min de 17 de dezembro de 2020 por Paula.aguiar (discussão | contribs) (Criou página com ''''Autora:''' George Nunes Limeira, Maria Edenilce Peixoto Batista, Janete de Souza Bezerra <br /> '''Resumo:''' Por meio deste estudo, buscou-se identificar as ferrament...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autora:

George Nunes Limeira, Maria Edenilce Peixoto Batista, Janete de Souza Bezerra


Resumo:

Por meio deste estudo, buscou-se identificar as ferramentas tecnológicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem frente à pandemia da COVID-19 em uma universidade pública do estado do Ceará. Para a coleta dados, foi realizada pesquisa exploratória com amostragem não-probabilística por conveniência, utilizando questionários semiestruturados através do Google forms. Foram entrevistadas 126 pessoas, dos quais, 32 são professores e 96 estudantes. De acordo com as respostas dadas pelos estudantes, 86 % possuem Wi-Fi em casa. O restante utiliza internet de dados móveis ou da casa de vizinhos. Em relação às ferramentas utilizadas, 95% dos alunos utilizam Smartphones, enquanto 53% indicaram o notebook, 6% o computador e apenas 1% utiliza a TV. O Google meet foi apontado como o aplicativo mais utilizado nas aulas. Entre os professores, a maioria relatou que possuem Wi-Fi em casa e as principais ferramentas utilizadas são smartphones, notebooks, computadores e uma minoria relatou o uso de tablets. De acordo com as respostas dos professores, 73% enviam material para os alunos como forma de interação. 67% gravam as aulas e as enviam, enquanto 64% fazem videoconferência. A maior parte dos entrevistados, incluindo professores e alunos, mencionou que as aulas presenciais são mais efetivas no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, nota-se que, apesar dos esforços do corpo acadêmico para dar continuidade às atividades de ensino durante a crise de saúde, ainda é necessário muito avanço na instituição de ensino no que se refere à inserção de tecnologias nos processos educacionais.


Palavra Chave: Ferramentas tecnológicas; Aulas remotas; Coronavírus; Aprendizagem; Ensino.


Referências: LIMEIRA, G. N. .; BATISTA, M. E. P.; BEZERRA, J. de S. . Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e2219108415, 2020.


Texto completo: Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19,


VOLTAR PARA ARTIGOS