DLP1-EngTel (página)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES


Avisos importantes

Todas os nossos encontros síncronos serão feitos usando a plataforma Google Meet. Para ingressar nas aulas utilizem o email institucional (usuario@aluno.ifsc.edu.br).

Após cada encontro, vocês terão acesso automático as gravações das aulas na Pasta compartilhada no Gdrive.

A documentação das aulas será disponibilizada na página da Wiki da disciplina.

Para a entrega de atividades e avaliações será utilizada a plataforma Moodle. É necessário que vocês se autoinscrevam no Moodle da disciplina com a chave (engtelecom2020-2).

Para a comunicação entre professor-aluno, além dos avisos no SIGAA, utilizaremos a plataforma Slack. Inscrevam-se no workspace da disciplina. Podem usar qualquer email de vocês para acessar ao Slack.

Instalação da VM com Quartus e Modelsim em seu computador

Instalar o Quartus II em seu computador

A princípio não será necessário que vocês instalem o Quartus II diretamente em suas maquinas, pois podem utilizar a nuvem do IFSC ou então instalar a VM acima. Mesmo assim se alguém preferir instalar o Quartus recomendo que instalem a versão abaixo:

Quartus II Web Edition

Apesar de existirem versões mais novas usem a versão mais leve 13.1. (https://fpgasoftware.intel.com/13.1/?edition=web). é necessário apenas baixar e instalar os seguintes arquivos:

  • Quartus II Software (includes Nios II EDS) Size: 1.5 GB MD5: 672AD34728F7173AC8AECFB2C7A10484
  • ModelSim-Altera Edition (includes Starter Edition) Size: 817.7 MB MD5: 45FEA341405603F5CF5CD1249BF90976
  • Cyclone III, Cyclone IV device support (includes all variations) Size: 548.4 MB MD5: 79AB3CEBD5C1E64852970277FF1F2716

Recursos de Laboratório

Quartus/Modelsim/QSIM

Nos laboratórios do IFSC, os softwares Quartus/Modelsim/QSIM estão disponíveis diretamente na plataforma LINUX. Utilize preferencialmente a versão 13.0sp1 (32 bits), pois ela tem suporte para os FPGAs mais antigos como a familia Cyclone I.

Para uso fora do IFSC dos recursos computacionais com licença educacional, o IFSC disponibiliza para seus alunos o IFSC-CLOUD (nuvem.sj.ifsc.edu.br). Atualmente a forma mais eficiente de acesso a nuvem é através do Cliente X2GO (mas dentro da rede do IFSC o acesso pelo ssh também é rápido). Siga o procedimento de instalação do X2Go e configuração do X2Go para utilizar o Quartus/Modelsim/QSIM. Nota: O desempenho do Modelsim é muito ruim na rede externa ao IFSC, e por isso deve ser evitado.

Modelos para relatório

Para a geração de documentação/relatórios técnicos/artigos, use como base o modelo ABNTex2 para o padrão do IFSC para monografia que segue as normas da ABNT e do IFSC. Recomendo que os alunos da Engenharia de Telecomunicações utilizem esse modelo e o Overleavv2, pois além de possibilitar o compartilhamento do documento entre os alunos, reduz o tempo perdido na formação do documento, permitindo que o aluno já aprenda alguma formatação de Latex que será util na elaboração do TCC.

Links importantes (mais consultados)

Links auxiliares

Livros/Resumos sobre VHDL

Packages não padronizados

Quartus II

Simulador Modelsim

Fabricantes de DLPs

Fabricantes de kits com DLPS

Leituras recomendadas


Padrões IEEE para o VDHL

Os padrões IEEE [1]estão disponíveis para consulta se você estiver na rede do IFSC. Para a linguagem VHDL consulte os padrões: 1164,1076

Packages da IEEE

Registro Diário e Avaliação Anteriores

Artigos de alunos - Semestres anteriores
2016-1
2015-2
2015-1

Referências Bibliográficas:



Curso de Engenharia de Telecomunicações