Mudanças entre as edições de "DLP1-EngTel (página)"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 38: Linha 38:
 
*[[Acesso ao IFSC-CLOUD (NUVEM)]]
 
*[[Acesso ao IFSC-CLOUD (NUVEM)]]
 
*[[Linguagem_.dot#Como_gerar_o_diagrama_de_uma_maquina_de_estados_finita_em_linguagem_dot |Gerar o diagrama de uma maquina de estados finita em linguagem dot]]
 
*[[Linguagem_.dot#Como_gerar_o_diagrama_de_uma_maquina_de_estados_finita_em_linguagem_dot |Gerar o diagrama de uma maquina de estados finita em linguagem dot]]
 +
*[[Mensagens de Erros e Warnings do Quartus II]]
  
 
==Links auxiliares==
 
==Links auxiliares==

Edição das 18h46min de 25 de agosto de 2020

MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES


Registro Diário e Avaliação

Instalar o Quartus II em seu computador

Durante a pandemia do Coronavirus COVID-19 percebeu-se claramente a importância de trabalhar na nuvem. Os arquivos na nuvem estão disponíveis, enquanto que os arquivos em maquinas locais ficaram trancadas na sala onde trabalhamos. Felizmente todos alunos tem acesso ao Quartus através da nuvem conforme descrito abaixo, mas devido a banda ou até mesmo para poder trabalhar e estudar sem conexão a internet, recomendo que instalem a versão abaixo:

Quartus II Web Edition

Apesar de existirem versões mais novas usem a versão mais leve 13.1. (https://fpgasoftware.intel.com/13.1/?edition=web). é necessário apenas baixar e instalar os seguintes arquivos:

  • Quartus II Software (includes Nios II EDS) Size: 1.5 GB MD5: 672AD34728F7173AC8AECFB2C7A10484
  • ModelSim-Altera Edition (includes Starter Edition) Size: 817.7 MB MD5: 45FEA341405603F5CF5CD1249BF90976
  • Cyclone III, Cyclone IV device support (includes all variations) Size: 548.4 MB MD5: 79AB3CEBD5C1E64852970277FF1F2716

Recursos de Laboratório

Quartus/Modelsim/QSIM

Nos laboratórios do IFSC, os softwares Quartus/Modelsim/QSIM estão disponíveis diretamente na plataforma LINUX. Utilize preferencialmente a versão 13.0sp1 (32 bits), pois ela tem suporte para os FPGAs mais antigos como a familia Cyclone I.

Para uso fora do IFSC dos recursos computacionais com licença educacional, o IFSC disponibiliza para seus alunos o IFSC-CLOUD (nuvem.sj.ifsc.edu.br). Atualmente a forma mais eficiente de acesso a nuvem é através do Cliente X2GO (mas dentro da rede do IFSC o acesso pelo ssh também é rápido). Siga o procedimento de instalação do X2Go e configuração do X2Go para utilizar o Quartus/Modelsim/QSIM. Nota: O desempenho do Modelsim é muito ruim na rede externa ao IFSC, e por isso deve ser evitado.

Modelos para relatório

Para a geração de documentação/relatórios técnicos/artigos, use como base o modelo ABNTex2 para o padrão do IFSC para monografia que segue as normas da ABNT e do IFSC. Recomendo que os alunos da Engenharia de Telecomunicações utilizem esse modelo e o Overleavv2, pois além de possibilitar o compartilhamento do documento entre os alunos, reduz o tempo perdido na formação do documento, permitindo que o aluno já aprenda alguma formatação de Latex que será util na elaboração do TCC.

Links importantes (mais consultados)

Links auxiliares

Livros/Resumos sobre VHDL

Packages não padronizados

Quartus II

Simulador Modelsim

Fabricantes de DLPs

Fabricantes de kits com DLPS

Leituras recomendadas


Padrões IEEE para o VDHL

Os padrões IEEE [1]estão disponíveis para consulta se você estiver na rede do IFSC. Para a linguagem VHDL consulte os padrões: 1164,1076

Packages da IEEE

Registro Diário e Avaliação Anteriores

Artigos de alunos - Semestres anteriores
2016-1
2015-2
2015-1

Referências Bibliográficas:



Curso de Engenharia de Telecomunicações