Mudanças entre as edições de "DIG222802 AULA06"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 162: Linha 162:
  
  
A Figura 6 apresenta o diagrama de blocos deste tipo de registrador. Neste caso, os
+
A Figura 5 apresenta o diagrama de blocos deste tipo de registrador. Neste caso, os
 
dados são deslocados em série para dentro (como já mostrado). Para se ter os
 
dados são deslocados em série para dentro (como já mostrado). Para se ter os
 
dados em paralelo basta ter acesso a todas as saídas dos FF do registrador
 
dados em paralelo basta ter acesso a todas as saídas dos FF do registrador

Edição das 13h23min de 26 de abril de 2016

Apresentação

Olá Estudante,

Até agora aprendemos sobre os flip-flop e contadores assíncronos e síncronos, crescente, decrescente, modulares, com carga inicial e tudo mais. Aprendemos também a compreender as formas de onda expressas nos diagramas de funcionamento e agora vamos ver um das aplicações muito apreciadas com flip-flops, que são os registradores.

Bons Estudos!

Prof. Douglas A.

Objetivo

  • Aprender sobre registradores.

Registradores

Uma das formas mais comuns de utilização dos flip-flop (FF) é no armazenamento e transferência de informações (bits). Cada FF possui a capacidade de armazenar um bit. Vários FFs podem ser configurados para formar um registrador no qual pode-se armazenar uma palavra binária. São necessários tantos FF quantos forem os bits da palavra. Os registradores armazenam bits e têm a capacidade de transferir esses bits para outros registradores seja de forma simultânea ou uma a uma.


Registradores do tipo porta paralela

Neste registrador todos os bits são armazenados simultaneamente. Ele é constituído de FF com as entradas de clock ligadas em comum. Quando ocorre a transição positiva do clock, os dados de D1 a D4 são armazenados nas saídas Q1 a Q4. A Figura 1 mostra um circuito registrador do tipo porta paralela.


Fig29 DIG222802.png

Figura 1 - Registrador do tipo "Porta Paralela".


Tabela 1 - Estados dos registradores
Clock D1 D2 D3 D4 Q1 Q2 Q3 Q4
0 1 0 1 0 ? ? ? ?
1 0 1 0 1 0 1 0
0 X X X X 1 0 1 0

Registradores deste tipo são também conhecidos por LATCHES ou FLIP-FLOP do tipo D. Existem disponíveis comercialmente registradores de diversos tamanhos como mostrado anteriormente.

Registradores de deslocamento

É um registrador no qual os FF são conectados de forma a permitir, além da inserção a operação de deslocamento dos bits da palavra binária. A importância das operações de deslocamento dos bits está no fato destas viabilizarem, entre outras, a realização de um grande número de operações lógicas e aritméticas em um sistema digital. Os bits de uma registrador podem ser transmitidos de duas maneiras:

Em série: os bits da palavra são transferidos em sequência (um após o outro) por um único fio. Este formato economiza circuitos.

Em paralelo: os bits da palavra são transferidos simultaneamente por um número de fios igual ao número de bits. Este formato economiza tempo. Assim, levando-se em consideração as formas possíveis para se transmitir uma palavra, pode-se inserir e retirar os bits em um registrador de maneira serial ou paralela. Desta forma, é possível a implementação de 4 tipos básicos de registradores:

  • Entrada e saída serial;
  • Entrada paralela e saída serial;
  • Entrada serial e saída paralela;
  • Entrada e saída paralela.


Entrada e saída serial

Suponha que voce deseja armazenar no registrador o dado de 4 bits "1010". Como o registrador desloca os dados da esquerda para a direita o primeiro bit a entrar é 0 da direita, chamado de LSB (Least Significant Bit). São necessários 4 transições negativas do clock para que o dado entre no registrador. O último bit a entrar é o 1 da esquerda, chamado de MSB (Most Significant Bit). A Figura 2 apresenta o diagrama de blocos para esse tipo de registrador.


Fig30 DIG222802.png

Figura 2 - Diagrama de blocos do registrador entrada e saída serial.


Considerando-se o sentido de movimento dos dados pode-se ter:

  • Deslocamento para a direita;
  • Deslocamneto para a esquerda;
  • Bidirecional.


A Figura 3 mostra um registrador de deslocamento de 4 bits e na Figura 4 é apresentado o seu diagrama de tempo da entrada serial dos dados. A cada pulso de clock, o valor contido nas entradas J e K dos FF é transferido para a saída. Essa saída está conectada na entrada do próximo FF. Após 4 transições de descida de clock, o valor das 4 últimas entradas de DADOS, é transferido serialmente para os FF, estando armazenado no registrador nos FF Q, R, S e T.


Fig31 DIG222802.png

Figura 3 - Registrador de deslocamento serial para direita.


Fig32 DIG222802.png

Figura 4 - Diagrama de tempo para o registrador entrada série com deslocamento para a direita.


Para manter estes dados armazenados basta que o sinal de clock seja desativado (0). Caso se deseje retirar os dados do registrador utiliza-se 4 transições negativas do clock. A saída dos dados ocorre de forma serial no ultimo FF (T) conforme mostrado na Fig. 6-9. OBS: Para facilitar o acompanhamento da saída destes dados (1010) a entrada de dados foi mantida em zero.


(propor construir o registrador de deslocamento utilizando FF tipo D)

Entrada serial com saída paralela

A Figura 5 apresenta o diagrama de blocos deste tipo de registrador. Neste caso, os dados são deslocados em série para dentro (como já mostrado). Para se ter os dados em paralelo basta ter acesso a todas as saídas dos FF do registrador de deslocamento.


Fig33 DIG222802.png

Figura 5 - Diagrama em blocos para o registrador entrada série com saída paralela.

Lista de Exercícios

Organização da próxima aula

Referências

[1]



<< <> >>