Códigos de linha

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 13h53min de 30 de novembro de 2015 por Rogerio.j (discussão | contribs) (→‎Toolbox e blocos necessários)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução

Na realidade, PCM, DM e DPCM representam estratégias diferentes para a codificação de fonte, pela qual um sinal analógico é convertido em uma forma digital. Entretanto, todos os três compartilham uma característica comum: uma vez que a seqüência binária de 1s e 0s for produzida, um código de linha é necessário para a representação elétrica da sequência binária. Existem vários códigos de linha que podem ser utilizados para esta representação. Cada código de linha tem as suas vantagens e desvantagens, mas eles podem ser caracterizados em geral, como diferentes formas de pulso em banda base.

Modelo em Simulink

Código linha simulink.png

Primeiramente baixe o arquivo a seguir Sistema.zip. Descompacte e certifique-se que no MATLAB você esteja no diretório onde descompactou o arquivo. Digite no terminal do Matlab:

open_system('codigos_linha')

ou

codigos_linha

Toolbox e blocos necessários

Para realização da simulação, são necessários os Communications System Toolbox html, pdf e DSP System Toolbox™ html, pdf fornecido pelo próprio Simulink. A seguir temos os blocos utilizados no modelo de simulação:

Simulink
Communications System Toolbox
DSP System Toolbox

Para uma melhor visualização dos blocos e subsistemas usar [Tools>Model Explorer]

Descrição do Modelo

O modelo simula a utilização de códigos de linha para realizar arepresentação elétrica de uma seqüência binária produzida por um conversor analógico-digital. Os testes foram realizados nas versões 2014a e 2015a do software MATLAB, funcionando perfeitamente nas mesmas. Podemos visualizar os códigos de linha implementados e sua densidade espectral de potência.

Parâmetros e Seleção das Configurações do Modelo

Neste modelo é possível controlar através das variáveis do bloco "Parâmetros do modelo", os parâmetros para realização do mesmo bem como eventual testes. Os parâmetros fornecidos por este bloco são:

  • Rb -> Taxa de transmissão em bits/s;
  • amostras_por_bit -> Amostras por Bit.

Para analisar modelo alternativo digite no terminal do MATLAB:

line_code