Curso Técnico em Telecomunicações - Projeto Integrador I (PJI1)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES



Professores da unidade Curricular

Professores Semestres Anteriores
Material de aula da antiga disciplina de Projetos I (atual Projetos II)
Cronogramas da antiga disciplina de Projetos I (atual Projetos II)


NOSSA ROTINA SEMANAL

Inicie sempre pelo SIGAA o acesso às atividades das nossas aulas. Fazendo isso você estará iterado com todas as publicações, atualizações e compromissos com o plano de ensino da disciplina. Lá, na esquerda da tela, selecione no "Menu Turma Virtual" e clique na opção "Principal". O plano de cada aula prevista no plano de ensino, com todas as atividades, links, conteúdos e informações vão estar resumidos pra você na parte central da tela. Em cada dia de aula será disponibilizado o link da gravação das videoaulas (especialmente no caso de ANP - Atividades Não Presenciais) bem como os objetivos da aula e atividades avaliativas correspondentes. Também há o link que direciona para nosso repositório de conteúdos na página da disciplina na WIKI do IFSC. Evite acumular pendências... Mantenha-se sempre em dia!!!

NOSSAS SALAS VIRTUAIS

Nossas aulas começam sempre às 19h na sala virtual:

Terças e sextas-feiras: https://meet.google.com/jmi-pkfj-xnd


REGISTRO DAS ATIVIDADES 2021-2

Carga horária, Ementas, Bibliografia

Plano de Ensino

Dados Importantes

PROFESSORES: Eduardo Siridakis - eduardo.siridakis@ifsc.edu.br e Jorge Henrique B. Casagrande - casagrande@ifsc.edu.br


ATENDIMENTO PARALELO: Em época de Atividades Presenciais: 3as e 6as das 18:30h às 19:00h (Sala de Professores de TELE II ou Laboratório de Meios de Transmissão). No período de ANP, o atendimento pode ser agendado em comum acordo com cada aluno ou grupo de alunos via ferramenta de comunicação extra-sala ou via Google Meet.


WIKI: Todo o repositório de material de apoio e referências de nossas aulas estão nesta página da WIKI, na seção Diário de Aulas;


SLACKWARE: Para interação fora da sala de aula, acessem nosso grupo no Slackware, em desktop [1] ou no seu smartphone via Aplicativo (APP)


SIGAA: Todas as videoaulas e as avaliações com respectivos prazos, serão divulgados nesse sistema acadêmico. Eventualmente alguns materiais, mídias instrucionais, avaliações ou atividades poderão usar o ambiente da turma virtual do SIGAA. O professor fará o devido destaque para isso;

Avaliações

Critérios de Avaliação - AJUSTADOS AO PERÍODO PANDÊMICO COM ANP e AP

  1. Três avaliações são previstas para esta unidade curricular:
    • Avaliação A: referente as partes 1 e 2 do projeto integrador. Esta avaliação será decomposta em duas partes: AE e AP. A parte AE tem peso 0.5 e será computada pela média simples (aritmética) de pequenas tarefas ou questionários realizados ao longo das partes 1 e 2, servindo também como referência para registrar a participação na ANP (enquanto perdurar o ensino remoto). A avaliação AP terá peso 0.5 e será uma PROVA escrita (TEÓRICA/PRÁTICA) contemplando todo conteúdo envolvido com estas partes da unidade curricular.
    • Avaliação B: referente as partes 3 e 4 do projeto integrador. Esta avaliação será decomposta em duas partes: BE e BP. A parte BE tem peso 0.5 e será computada pela média simples (aritmética) de pequenas tarefas ou questionários realizados ao longo das partes 3 e 4, servindo também como referência para registrar a participação na ANP (enquanto perdurar o ensino remoto). A avaliação BP terá peso 0.5 e será uma PROVA escrita (TEÓRICA/PRÁTICA) contemplando todo conteúdo envolvido com estas partes da unidade curricular.
    • Avaliação C: referente as partes 5 e 6 do projeto integrador. Esta avaliação será decomposta em duas partes: CE e CP. A parte CE tem peso 0.5 e será computada pela média simples (aritmética) de pequenas tarefas ou questionários realizados ao longo das partes 5 e 6, servindo também como referência para registrar a participação na ANP (enquanto perdurar o ensino remoto). A avaliação CP terá peso 0.5 e será uma PROVA escrita (TEÓRICA/PRÁTICA) contemplando todo conteúdo envolvido com estas partes da unidade curricular.
  2. Os trabalhos em equipe poderão resultar em notas diferentes para cada membro. Os critérios de avaliação dos trabalhos serão divulgados na proposição do mesmo.
  3. A nota final NF da disciplina será computada através da média ponderada em carga horária entre A (peso 0.4 de NF), B (peso 0.3 de NF) e C (peso 0.3 de NF) sendo o arredondamento realizado pelo sistema SIGAA. Este mesmo arredondamento será usado na formação das notas de A, B e de C.
  4. No sistema SIGAA, na parte referente às notas dos alunos, serão registradas todas as avaliações realizadas. O sistema calcula A, B e C usando os pesos previstos e também a nota final NF. As avaliações AE, BE e CE serão apresentadas numeradas sequencialmente conforme a quantidade de tarefas/questionários repassadas em cada parte do projeto.
  5. A NF sempre tem arredondamento segundo os critérios do SIGAA. Arredondamentos para valores inteiros acima ou abaixo da NF calculada poderão ser também ajustados pelos critérios do professor mediante avaliação da evolução do(a) estudante ao longo do semestre E SEMPRE DEFINIDAS SOMENTE NO ÚLTIMO DIA LETIVO DO SEMESTRE.

Do limite de tempo para execução das atividades avaliativas

  1. O termo atividade avaliativa se refere a qualquer tarefa ou questionário registrado e notificado pelo SIGAA.
  2. Toda atividade avaliativa para composição da A, B e de C será registrada no SIGAA e terá uma data limite de entrega. O aluno deverá registrar a atividade até esta data. O sistema não aceitará entrega fora do prazo e não será permitido envio de tarefa por e-mail fora do prazo.
  3. As notas das atividades avaliativas serão registradas no espaço de correção correspondente e disponibilizadas/notificadas automaticamente pelo SIGAA.
  4. Quaisquer mudanças necessárias dos critérios aqui destacados, serão antecipadamente discutidos e consensualizados com a turma.

Da reprovação por não realização de ANP

  1. As avaliações AE, BE e CE serão usadas também para registro de participação de ANPs. O aluno deve realizar pelo menos 75% destas tarefas ao longo do semestre para que seja considerado aprovado na disciplina.

Da aprovação

  1. Será considerado aprovado o aluno que obtiver NF >= 6 e que obteve A>=6, B >=6 e C>=6.

Da recuperação

  1. Será prevista uma recuperação para cada uma das componentes das avaliações previstas em A, B e C. A nota da recuperação substituirá a nota da respectiva avaliação, caso seja maior. As condições de aprovação serão então aplicadas.
  2. A recuperação prevista é uma segunda tentativa para cada componente das avaliações A, B e C.

Do encaminhamento para cancelamento de matrícula

  1. Caso o(a) estudante não execute qualquer atividade avaliativa durante 15 dias consecutivos, o seu nome será encaminhado para a coordenação para o cancelamento de matrícula conforme previsto na RDP do IFSC.
  2. TODAS AS ATIVIDADES AVALIATIVAS SERÃO LANÇADAS E NOTIFICADAS FORMALMENTE PELO SIGAA E TERÃO LIMITES DE TEMPO DE 15 (QUINZE) DIAS PARA A EXECUÇÃO.


Material de Apoio

Recursos pedagógicos previstos (1 ou mais) em cada dia de aula
  • Apostilas e Tutoriais
  • Apresentação de Slides
  • Glossários de Conceitos
  • Manuais e outros
  • Videoaulas assíncronas
  • Vídeos de apoio
  • Links de apoio
Ferramentas para Atividades Interativas e Exercícios Colaborativos
Bibliografia Básica
1.COELHO, P. E. Projetos de redes locais com cabeamento estruturado. 1a ed. Belo Horizonte: Instituto OnLine, 2003.
2.Forouzan, Behrouz A. Comunicação de dados e redes de computadores; 5ª ed. São Paulo:McGraw-Hill, 2008. 1134p. ISBN 9788586804885
3.MIYOSH, E. M., SANCHES, C. Projetos de sistemas rádio. 2a ed, São Paulo: Érica, 2002.
4.CREDER, H. Instalações elétricas. 15a ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2010.
Bibliografia Complementar
1.CAVALIN G., CERVELIN, S. Instalações elétricas prediais: conforme norma NBR 5410:2004. 20a ed. São Paulo: Érica 2010

Diário de aulas PJI11101 de acordo com o Plano de Ensino SIGAA - 2021-2

LEGENDA DAS CORES NO PLANO DE CADA AULA (clique em "expandir" para ver os OBJETIVOS de cada aula)
A primeira data à esquerda refere-se ao plano de ensino original registrado no SIGAA
Aulas previstas para serem realizadas em ANP (Atividades Não presenciais)
Aulas realizadas em ANP para cumprir o plano de ensino original
Aulas previstas para serem realizadas presencialmente
Aulas não realizadas (ANP ou presencialmente)
Aulas realizadas presencialmente


08/10 - Parte 1 - ANP - Acolhimento da Coordenação do Curso

AULA 01
OBJETIVOS DA AULA
  • Coordenador, com a participação do setor pedagógico (Igor) repassou todas as informações a cerca do curso e instituição.

15/10 - Parte 1 - ANP - Apresentação da disciplina

AULA 02
OBJETIVOS DA AULA
  • Apresentar a disciplina e plano de ensino bem como os critérios de avaliação;
CONTEÚDO
Apresentação do Projeto do Semestre - Da Rede de Acesso ao Projeto Elétrico

O propósito do Projeto Integrador 1 é proporcionar o primeiro contato com a maior fatia possível de tecnologias mais atuais presentes nas infraestruturas de redes telecomunicações, alinhadas, mas não limitadas, com a ementa prevista no PPC. Nessa perspectiva, os assuntos serão segmentados em seis partes de conteúdos que se completam a medida que o cronograma de aulas avança. Dessa forma fica então a divisão:

  1. Parte 1 Rede Externa e Interna de Telefonia - Última Milha com serviços de telefonia, Serviços de acesso ADSL, Telefonia Privada;
  2. Parte 2 Fibras Ópticas
  3. Parte 3 CATV e CFTV;
  4. Parte 4 Cabeamento Estruturado;
  5. Parte 5 Wireless;
  6. Parte 6 Projeto Elétrico.

Nessa perspectiva, e com o retorno gradual das aulas presenciais em laboratório, teremos condições de aplicar na prática, uma boa parcela dos assuntos tratados nas seis partes do projeto integrador, manipulando componentes, instrumentos e ferramental específicos. Fique atento sobre a previsão de agenda de aulas presenciais aqui no DIÁRIO DE AULAS ou nos tópicos de aula do SIGAA

  • Enquete sobre os recursos tecnológicos para acompanhamento das ANPs: entre neste LINK. Ao abrir a janela, coloque o código numérico que o professor vai fornecer e responda as perguntas apresentadas!


19/10 - Parte 1 - ANP - Visão geral da rede de acesso de telefonia fixa

AULA 03
OBJETIVOS DA AULA
  • Introduzir marcos importantes da história das telecomunicações;
CONTEÚDO

A evolução dos serviços de Telecomunicações

Procurando um ponto de partida


Maratona: corredores percorriam as distâncias entre as cidades gregas para transmitir mensagens. Sinais de Fumaça: nativos norte americanos usavam sinais de fumaça para comunicação à distância.
Maratona.jpg
[2]
Sinais de fumaça 2.gif
[3]
Pombo correio: várias aves foram utilizadas como mensageiras por diferentes povos. Correio: os correios surgem em vários países europeus nos séculos XIV e XV.
Pombo correio.jpg
[4]
Correio privado1.jpg
[5]
Telegrafo óptico: entre os séculos XVIII e XIX várias redes de telégrafos ópticos foram construídas em países europeus.
Optical telegrafo.jpg
[6]
Optico telegrafo 2.gif
[7]
Telegrafo elétrico: em 1838, Samuel Morse projeta o telegrafo elétrico. Telefone: em 1876, Gran Bell projeta o telefone.
Telegrafo.jpg
[8]
Telefone 1.jpg
[9]
Radiotransmissão: em 1893 através dos trabalhos de Marconi e Tesla surgem os primeiros equipamentos que utilizam o ar como meio de transmissão.
Radio-old.jpg
[10]

22/10 - Parte 1 - ANP - Visão geral da rede de acesso de telefonia fixa

AULA 04
OBJETIVOS DA AULA
  • Expor os desafios da comunicação à distância: Sinais e Ruídos;
  • Tipos de meios de transmissão, custos de serviços, etc...
  • Compreender a Rede de Acesso como a Última Milha para serviços de telefonia;
  • Conhecer os principais componentes passivos da Rede Externa de Telefonia;
  • Conhecer os tipos de redes e de cabeamento da rede externa de telefonia;
  • Diferenciar cabeamento externo e cabeamento interno de telefonia.
CONTEÚDO


MATERIAL DE APOIO
Links de Vídeos sobre a rede de telefonia externa
  • Entrevista com um casal de cabistas. Mostra os cabistas fazendo emendas em cabo subterrâneo de 2400 assinantes. Comentam sobre o tempo de duração desse trabalho de emendas, dependendo da ferramenta utilizada, falam do agrupamento em 25 pares dos cabos e cruzamento de linhas no caso de uma emenda errada.
  • Esse canal é muito interessante. Tem uma playlist que mostra como fazer as conexões dos pares em armários e vídeos com testes de continuidade e isolamento dos pares secundários, entre armário e CEV, conexão de par em caixa TAR e trajeto de FE, etc. Possui diversos outros vídeos sobre o assunto.


23/10 - Parte 1 - ANP - Sabado Letivo - AE1 - Rede externa de Telefonia - fundamentos de sinalização em pares metálicos

AULA 05
OBJETIVOS DA AULA
  • Avaliar com mais detalhes o cabeamento de telefonia comercial
  • compreender características de sinais de voz e de dados em meios metálicos
CONTEÚDO


26/10 - Parte 1 - AP - Práticas com rede de acesso de telefonia fixa

AULA 06
OBJETIVOS DA AULA
  • práticas com cabeamento e ferramental rede externa de telefonia;
  • primeira parte de construção do PI


CONTEÚDO


MATERIAL DE APOIO



29/10 - Parte 1 - ANP - Rede externa de Telefonia - Serviço xDSL

AULA 07
OBJETIVOS DA AULA
  • compreender a rede de acesso de telefonia como infraestrutura de serviços de acesso a internet via xDSL.
  • diferenciar ativos e passivos de xDSL


CONTEÚDO

05/11 - Parte 1 - ANP - AE2 - Rede interna de telefonia e ferramental

AULA 08
OBJETIVOS DA AULA
  • Diferenciar rede externa e interna de telefonia
  • Conhecer componentes básicos passivos da rede interna de telefonia
  • Conhecer ferramental comum das redes de pares metálicos
  • Apresentar noções básicas de Centrais Privadas (PABX)
  • Apresentar noções básicas de Sistemas de Interfonia
  • Apresentar noções básicas de Sistemas de Alarme
  • Compreender sobre a flexibilidade de uso da rede interna de telefonia com outros sistemas.
CONTEÚDO

GLOSSÁRIO SOBRE REDE INTERNA DE TELEFONIA E FERRAMENTAL

AVALIAÇÃO EXTRA
  • AE2: Atividade Extra SIGAA: QUESTIONÁRIO sobre a Parte 1 - Rede Interna de Telefonia.

Acesse o SIGAA e realize a tarefa antes da finalização do prazo de 15 dias!!!

06/11 - Parte 1 - ANP - Sábado Letivo - AE3 - Exercícios da Parte 1 do PI

AULA 09
OBJETIVOS DA AULA
  • Praticar os conhecimentos de rede externa e interna de telefonia e serviços xDSL através do exercício colaborativo sobre toda a parte 1 do PI
CONTEÚDO


AVALIAÇÃO EXTRA
  • AE3: Atividade Extra SIGAA: TAREFA sobre a Parte 1 - Rede Externa e Interna de Telefonia, ferramental e Serviços xDSL- Acesse o SIGAA e realize a tarefa antes da finalização do prazo de 15 dias!!!

09/11 - Parte 1 - AP - Práticas com rede externa e interna de telefonia

AULA 10
OBJETIVOS DA AULA
  • Executar a primeira parte de construção do PI: Enlaces de rede externa de telefonia.
  • Demonstrar os ativos e passivos de um serviço ADSL e como eles são instalados na rede externa.


12/11 - Parte 1 - ANP - Revisão e exercícios da Parte 1 do Projeto Integrador

AULA 11
OBJETIVOS DA AULA


  • Revisar e orientar sobre os exercícios da parte 1 do PI.
  • Participar de atividade interativa com Kahoot (Ativos, passivos e ferramental de Redes de Telefonia)


13/11 - Parte 2 - ANP - Sábado Letivo - AE4 - Introdução a Fibras Ópticas

AULA 12
OBJETIVOS DA AULA
  • Conhecer os fundamentos do meio de transmissão fibra óptica
  • Diferenciar os tipos de fibras ópticas
  • Conhecer os tipos de transmissores e receptores de sinais ópticos
  • Conhecer ativos e passivos para redes de fibras ópticas
  • Diferenciar Conectores ópticos
CONTEÚDO
Links de apoio


AVALIAÇÃO EXTRA
  • AE4: Atividade Extra SIGAA: QUESTIONÁRIO sobre a Parte 2 - Introdução sobre Fibras ópticas - Acesse o SIGAA e realize a tarefa antes da finalização do prazo de 15 dias!!!


16/11 - Parte 2 - AP - Instalação de enlace óptico no laboratório

AULA 13
OBJETIVOS DA AULA
  • Conhecer alguns passivos de redes de fibra óptica: DIO (Distribuidor Interno Óptico) e cabos ópticos (tight e loose)
  • Realizar lançamento de cabos ópticos entre grupos e racks centrais
  • Continuar instalações pendentes de aulas práticas anteriores


19/11 - Parte 2 - ANP - AE5 - Tecnologia de Fibras Ópticas - Cabos e emendas em fibra

Aula 14
OBJETIVOS DA AULA
  • Ampliar a visão sobre ativos, passivos e ferramental para redes de Fibras Ópticas:
  • Conhecer tipos e nomenclaturas de cabos de fibra óptica
  • Compreender a técnica de emendas em fibra óptica
  • Conhecer sobre o polimento de conectores ópticos
Material de apoio
Links de apoio


AVALIAÇÃO EXTRA
  • AE5: Atividade Extra SIGAA: QUESTIONÁRIO sobre a Parte 2 - Tecnologia de Fibras ópticas - cabos e emendas Acesse o SIGAA e realize a tarefa antes da finalização do prazo de 15 dias!!!

20/11 - Parte 2 - ANP - Sábado Letivo - AE6 - Comissionamento, Diagnose e Reparo de Enlaces Ópticos

Aula 15
OBJETIVOS DA AULA
  • Conhecer os instrumentos básicos na instalação e manutenção de redes de fibra óptica
  • Relacionar os fundamentos das fibras ópticas no comissionamento, diagnose e reparo de Enlaces Ópticos
Material de apoio
Videoaula assíncrona (turma de 2020-1)
AVALIAÇÃO EXTRA AE6
  • AE6: Atividade Extra SIGAA: QUESTIONÁRIO sobre a Parte 2 - Comissionamento de Fibras ópticas - Acesse o SIGAA e realize a tarefa antes da finalização do prazo de 15 dias!!!

23/11 - Parte 2 - AP - Emendas por fusão de Fibras ópticas no laboratório

AULA 16
OBJETIVOS DA AULA
  • Realizar Emendas dos enlaces fibra óptica nos DIOs (Distribuidores Internos Ópticos)
  • Terminar instalações pendentes de aulas práticas anteriores


26/11 - Parte 2 - ANP - AE7 - Redes FTTx

Aula 17
OBJETIVOS DA AULA
  • Conhecer redes FTTx
  • Identificar ativos e passivos das redes de acesso com fibras ópticas em uma rede FTTx
  • Realizar exercícios de fixação da parte 1 do PI.


Material de apoio


30/11 - Parte 2 - AP - Efetivação de testes e comissionamento das redes externas de telefonia e fibra óptica Instaladas no laboratório

AULA 18
OBJETIVOS DA AULA
  • Finalizar e avaliar emendas dos enlaces fibra óptica nos DIOs (Distribuidores Internos Ópticos)
  • Terminar instalações pendentes de aulas práticas anteriores


03/12 - Parte 3 - ANP - Avaliação Principal AP - Introdução as redes de CATV

Aula 19
OBJETIVOS DA AULA
  • Conhecer os fundamentos de redes de CATV
  • Identificar componentes principais de redes de CATV
MATERIAL DE APOIO
Links interessantes
Avaliação AP

Conforme previsto no o Plano de Ensino, será notificado via SIGAA a AP, a qual contempla 70% da nota referente as Partes 1 e 2 do PI.


04/12 - Parte 3 - ANP - Sábado Letivo - BE1 - Projetos de redes de CATV

Aula 20
OBJETIVOS DA AULA
  • Conhecer os caminhos para realização ou implementação de projetos de redes de CATV
  • Realizar exercícios com os componentes passivos de redes CATV
MATERIAL DE APOIO
Exercícios complementares (resolução via videoaulas à seguir)
  1. Decibel e suas relações com componentes de CATV
  2. Exercícios de Redes de CATV
  3. Mais exercícios de Redes de CATV
  4. Exercício de Redes de CATV com recepção de satélite
Videoaulas do semestre de 2020-1 correspondentes aos exercícios complementares

(ATENÇÃO! OS VÍDEOS ESTÃO LONGOS PORQUE ESTÃO SEM CORTES! AVANCE PARA OS PONTOS DE INTERESSE OU ASSISTA EM VELOCIDADE DE REPRODUÇÃO DE ATÉ 2X SEM PERDA DE INTELIGIBILIDADE DO CONTEÚDO!)

AVALIAÇÃO
  • BE1: QUESTIONÁRIO - Projetos de CATV

Acesse essa atividade no SIGAA e responda as questões sobre o tema, consolidando os conceitos e certificando sua presença nas ANP correspondentes.


07/12 - Parte 3 - ANP - Introdução as redes de CFTV

Aula 21
Objetivo da Aula
  • Conhecer os fundamentos na criação de redes CFTV
  • Identificar componentes principais de redes de CFTV
Material de apoio
Videoaulas realizadas (ATENÇÃO! OS VÍDEOS ESTÃO LONGOS PORQUE ESTÃO SEM CORTES! AVANCE PARA OS PONTOS DE INTERESSE OU ASSISTA EM VELOCIDADE DE ATÉ 2X SEM PERDA DE INTELIGIBILIDADE DO CONTEÚDO!)


Material Produzido ou utilizado durante as Videoaulas síncronas


10/12 - Parte 3 - ANP - BE2 - Projetos com redes de CFTV

Aula 22
Objetivo da Aula
  • Conhecer aspectos básicos em projetos de CFTV
Material de apoio
Videoaulas realizadas (ATENÇÃO! OS VÍDEOS ESTÃO LONGOS PORQUE ESTÃO SEM CORTES! AVANCE PARA OS PONTOS DE INTERESSE OU ASSISTA EM VELOCIDADE DE ATÉ 2X SEM PERDA DE INTELIGIBILIDADE DO CONTEÚDO!)


Material Produzido ou utilizado durante as Videoaulas síncronas
AVALIAÇÃO
  • BE2: TAREFA - Redes de CFTV - Fundamentos e Projeto

Acesse essa atividade no SIGAA e siga as orientações detalhadas para realizá-la. Além de consolidar os conceitos sobre o assunto, a atividade certifica sua presença nas ANP correspondentes.


14/12 - Parte 3 - AP - Contato com Ativos e Passivos de CATV e CFTV - Continuidade das instalações da estrutura do PI no Laboratório

AULA 23
OBJETIVOS DA AULA
  • Contato com Ativos e Passivos de CATV e CFTV
  • Continuação de instalações testes e medições pendentes de aulas práticas anteriores


17/12 - Parte 4 - ANP - Exercícios de CFTV e Introdução a Cabeamento Estruturado

Aula 24
OBJETIVO DA AULA
  • Realizar exercícios para fechamento do assunto de CFTV
  • Conhecer os fundamentos sobre Cabeamento Estruturado
  • Entender a importância da padronização na convergência de equipamentos e serviços de telecomunicações.
MATERIAL DE APOIO
Videoaulas realizadas (ATENÇÃO! OS VÍDEOS ESTÃO LONGOS PORQUE ESTÃO SEM CORTES! AVANCE PARA OS PONTOS DE INTERESSE OU ASSISTA EM VELOCIDADE DE ATÉ 2X SEM PERDA DE INTELIGIBILIDADE DO CONTEÚDO!)
AVALIAÇÃO
  • BE2: TAREFA - Cruzadas Diretas e Desafio sobre CFTV.

Após se apropriar com todo o conteúdo do material de CFTV, acesse essa atividade no SIGAA e conclua as Cruzadas diretas iniciadas na aula de hoje, consolidando assim, os conceitos e certificando sua presença nas ANP correspondentes.


18/12 - Parte 4 - ANP - Sábado Letivo BE3 - Infraestrutura para Cabeamento Estruturado

Aula 25
OBJETIVO DA AULA
  • Compreender as diferenças de categorias de cabeamento
  • Conhecer os passivos de Cabeamento Estruturado
MATERIAL DE APOIO

GLOSSÁRIO - Infraestrutura de Cabeamento Estruturado

Videoaulas realizadas (ATENÇÃO! OS VÍDEOS ESTÃO LONGOS PORQUE ESTÃO SEM CORTES! AVANCE PARA OS PONTOS DE INTERESSE OU ASSISTA EM VELOCIDADE DE ATÉ 2X SEM PERDA DE INTELIGIBILIDADE DO CONTEÚDO!)
Vídeos Instrucionais
  • BE3: QUESTIONÁRIO - Fundamentos de Cabeamento Estruturado

Após se apropriar com todo o conteúdo do material de apoio desta aula e a de amanhã, sábado letivo, acesse essa atividade no SIGAA e responda as questões sobre o tema, consolidando os conceitos e certificando sua presença nas ANP correspondentes.

21/12 - Parte 4 - AP - Conclusão do cabeamento Horizontal e testes com ativos de Rede Local (LAN)

AULA 26
OBJETIVOS DA AULA
  • Realizar a desmontagem do cabeamento de telefonia externa
  • Finalizar e avaliar Links básicos do Cabeamento Horizontal
  • Testar serviços de telefonia e acesso a rede local do campus.


01/02 - Parte 4 - ANP - Normatização para Cabeamento Estruturado

Aula 27
OBJETIVO DA AULA
  • Conhecer os subsistemas e elementos funcionais de cabeamento estruturado de acordo com a norma brasileira ABNT/NBR 14565:2019
  • Apresentar os modelos de conexão utilizados nas interface de equipamentos de uma rede estruturada segundo a norma.
MATERIAL DE APOIO

GLOSSÁRIO - Normatização de Cabeamento Estruturado


04/02 - Parte 4 - ANP - BE4 - A Norma ANSI/EIA/TIA 606

Aula 28
OBJETIVOS DA AULA
  • Conhecer os componentes e classes de administração da norma ANSI/EIA/TIA 606;
  • Conhecer os padrões de identificação dos elementos da infraestrutura de telecomunicações.
MATERIAL DE APOIO

GLOSSÁRIO - Padrão de administração para infraestrutura de telecomunicações


08/02 - Parte 4 - ANP - Boas Práticas de Cabeamento Estruturado

Aula 29
OBJETIVOS DA AULA
  • Ter contato com exemplos ilustrados de boas e más práticas na implantação de projetos de cabeamento estruturado.


CONTEÚDO


11/02 - Parte 4 - ANP - BE5 E RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO AP - Certificação de Cabeamento Estruturado

Aula 30
OBJETIVOS DA AULA

* Compreender a necessidade e procedimentos básicos de certificação de um cabeamento estruturado.


CONTEÚDO

15/02 - Parte 5 - HÍBRIDA AP/ANP - Redes Wireless INDOOR e Projetos

Aula 31
Objetivos da Aula
  • Conhecer Componentes e infraestrutura de Redes Wireless e projetos INDOOR


CONTEÚDO


18/02 - Parte 4 - ANP - Exercícios da Parte 4 - Cabeamento estruturado

Aula 32
Objetivos da Aula
  • Recapitular o conteúdo da parte 4 com exercícios via Kahoot
CONTEÚDO
  • Todas as videoaulas síncronas, como de costume, estão com os links na página principal da disciplina no SIGAA. Evite deixar de acompanhar as aulas nos dias previstos dos encontros e realize as atividades avaliativas assim que puder para não acumular pendências!
  • Além dos dois Kahoots que realizamos na videoaula, tem um outro aqui sobre a norma TIA606 atribuído como tarefa de casa pra fechar os objetivos da aula de hoje.
  • Como houve um problema técnico no primeiro kahoot realizado online, segue ele aqui pra quem não pode participar!

IMPORTANTE Nos Kahoots acima, atribuídos como tarefa para casa, é desativado o tempo de resposta para priorizar a precisão e não a velocidade em responder! Embora essa tarefa não será cadastrada como uma atividade extra (que valeria nota), é muito oportuno fazer (ou refazer) esses exercícios antes de realizar as avaliações principais da disciplina, notificadas via SIGAA.

19/02 - Parte 5 - ANP - SÁBADO LETIVO - BE6 - AVALIAÇÃO BP E REC BP - Aula Assíncrona - Redes Wireless e projetos OUTDOOR

Aula 33
Objetivos da aula
  • Conhecer características e diferenciação de Redes Wireless Outdoor;
  • Conhecer Componentes e e infraestrutura de Redes Wireless e projetos OUTDOOR: Torres, antenas, ativos;
Material de apoio
  • Redes Indoor versus Outdoor - Criação de um PoP e Site Survey: Conteúdo de apoio para projetos de redes de acesso Outdoor - Criação de um PoP Wireless: Assistam esse vídeo produzido pelo setor comercial da Ubiquiti - (pode ser visto em velocidade 1,5 ou 2x sem perder a inteligibilidade do conteúdo ok!)
Algumas ferramentas de cálculo gratuita para apoio de projetos outdoor

  1. Vídeo básico sobre boas práticas no projeto de redes Wireless outdoor da Intelbrás;
  2. Projeto e especificação dos rádios, torres e antenas envolvidas, podem usar ferramentas de apoio como:
    • Intelbrás sugerindo os equipamentos deste fabricante;
    • Ubiquiti sugerindo os equipamentos deste fabricante;
AVALIAÇÃO e REC BP
  • BP e REC BP: Atividade SIGAA: QUESTIONÁRIO - Acesse o SIGAA e realize o questionário antes da finalização do prazo notificado!!!


22/02 - Parte 6 - ANP - Projetos Elétricos - Introdução

Aula 34


Objetivos da Aula
  • Contextualizar circuitos elétricos da geração à distribuição de energia
  • Entender a necessidade de normatização das instalações
Material Produzido ou utilizado durante as Videoaulas síncronas


25/02 - Parte 6 - ANP - CE1 - Projeto Elétrico - Distribuição de pontos e circuitos

Aula 35
Objetivos da aula
  • Representar Circuitos elétricos em planta baixa
  • Entender padronizações de circuitos elétricos segundo a Norma NBR5410
  • Conhecer as regras básicas da norma na distribuição de iluminação e tomadas
Material de apoio
Material Produzido ou utilizado durante as Videoaulas síncronas
  • Planta Baixa

04/03 - Parte 6 - ANP - CE2 - Coordenação de Proteção e Quadro Geral de Cargas

Aula 36
Objetivos da aula
  • Conhecer as regras básicas para determinação de bitolas da fiação da rede elétrica
  • Conhecer as regras básicas para coordenação de proteção com disjuntores
  • Especificar Eletrodutos a luz da norma NBR5410
  • Saber construir um quadro de cargas


Material de apoio
Material Produzido ou utilizado durante as Videoaulas
  • Planta Baixa



08/03 - Parte 6 - ANP - Dimensionamento do Alimentador ou Ramal de Entrada

Aula 37
Objetivos da aula
  • Especificar Proteção e alimentador à luz da norma local;
  • Complementar um projeto elétrico com seu diagrama unifilar;


Material de apoio
Material Produzido ou utilizado durante as Videoaulas


11/03 - Parte 6 - HÍBRIDA AP/ANP - CE3 - Sistemas Ininterruptos de Energia

Aula 38
Objetivos da aula
  • Conhecer as bases sobre Sistemas Ininterruptos de Energia (UPS ou Nobreak)


Material de apoio


15/03 - Parte 6 - HÍBRIDA AP/ANP - AVALIAÇÃO CP - Projetos Elétricos com Sistemas Ininterruptos de Energia

Aula 39
Objetivos da aula
  • Dimensionar e especificar minimamente UPS em salas de Telecom
  • Desmontar o cabeamento e passivos das redes construídas no Laboratório.


Material de apoio


18/03 - Parte 6 - ANP - RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO CP - Revisão e solução de duvidas da parte 6

Aula 40
Objetivos da aula
  • Aula destinada para solução de dúvidas de atividades avaliativas e conteúdo







Voltar

Curso Técnico em Telecomunicações