Curso Técnico em Telecomunicações - Projeto Integrador III (PJI3)

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h21min de 17 de maio de 2019 por Juliana.camilo (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Documentação


Cronograma das Atividades

Semestre 2015-1

No projeto integrador desta fase, devem ser estudadas diferentes técnicas para implantação da infraestrutura lógica de uma rede de computadores institucional. O foco do projeto está nas tecnologias de enlace que podem ser selecionadas para estabelecer enlaces entre os equipamentos que compõem uma rede. Inicialmente deve-se criar uma rede semelhante àquela usada no projeto integrador da 1a fase. À medida que o projeto progredir, essa rede deve ser expandida, tornando-se mais complexa e demandando a aplicação de novas técnicas e equipamentos. A construção da rede deve ser gradual, de forma que a cada etapa se consiga identificar um marco do projeto. Cada marco representa um tipo de rede que pode ser construída e tornada plenamente operacional. Por fim, além dos projetos e implantações dessas redes, devem ser estudadas e aplicadas técnicas e procedimentos de monitoramento e diagnóstico para resolução de problemas.


  • Projeto: implantação da infraestrutura lógica de uma rede de computadores.
  • Problema: projetar a infraestrutura lógica de uma rede de computadores institucional, para que fique apta a hospedar servidores, computadores de usuários, e demais dispositivos que a usem para se comunicar e acessar a Internet.
  • Atividades do projeto:
    • Implantar uma rede IP usando uma rede local ethernet
    • Implantar serviços de rede necessários para que equipamentos de usuários se comuniquem por essa rede: DHCP, DNS, NAT, filtro IP, proxy
    • Monitorar uma rede
    • Analisar o tráfego na rede a fim de resolver problemas de comunicação e configuração
    • Usar técnicas de proteção contra loops em uma rede local ethernet
    • Ativar controle de acesso em uma rede local
    • Implantar uma rede local sem-fio
    • Segmentar uma rede IP, subdividindo-a em subredes
      • Implantar as subredes usando redes locais segmentadas fisicamente ou virtualmente
    • Interligar uma rede a Internet ou outras subredes remotas usando enlaces de acesso
    • Configurar roteamento estático
    • Configurar roteamento dinâmico
    • Usar também IPv6 ??

Atividades em 2 dias por semana / 20 semanas por semestre;

Semana Aula 1 Aula 2
1 Etapa 1 do projeto: a implantação de uma rede local semelhante à rede usada no PI da 1a fase. Identificação dos componentes dessa rede: computadores de usuários, roteador, switch ethernet, interfaces de rede, cabos. Endereço de subrede e rota default. Implantação da rede usando um computador como roteador. Serviços da rede: DHCP (cliente e servidor) e DNS (apenas cliente).
2 Serviços da rede: DHCP, DNS, NAT. Conclusão da etapa 1: uso da rede que foi implantada. Utilização de diferentes aplicações (web, VoIP, email). Medições de desempenho da rede: entre computadores da mesma rede, e do acesso para rede externa (Internet). Monitoramento do tráfego para observar características comuns dos pacotes que trafegam pela mesma rede.
3 Análise da rede implantada: entender o funcionamento dos equipamentos envolvidos: switch ethernet, interfaces de rede ethernet, roteador Linux. Realização de experimentos para entender a comutação de quadros feita por um switch ethernet. Acesso à interface de gerência do switch. Diferenciar o switch do roteador Linux. Etapa 2: contratando um link para Internet ou para uma rede remota.
Opção 1: uso de linha dedicada para criar um link ponto-a-ponto. Identificação dos componentes para criar tal link: roteador e sua interface serial, modem digital.
4 Implantação do circuito do link: identificar o meio de transmissão composto por pares metálicos e os modems digitais. Instalar e configurar os modems. Verificar o correto funcionamento do circuito por meio de procedimentos de teste. Implantação do enlace ponto-a-ponto: instalar o roteador, conectando-o ao modem. Identificar os elementos do roteador: interfaces seriais e ethernet. Configurar o roteador, usando a interface de linha de comando (CLI). Escolher um protocolo de enlace ponto-a-ponto (PPP ou HDLC). Testar a ativação do enlace. Usar o enlace ponto-a-ponto para acessar a Internet.
5 Análise do enlace ponto-a-ponto: Medição da vazão obtida no enlace. Discussão sobre o protocolo de enlace ponto-a-ponto. Diagnóstico de problemas no estabelecimento de enlace. Comparação entre o tráfego pela rede ethernet e pelo enlace ponto-a-ponto (encapsulamento feito pelo protocolo de enlace). Opção 2: uso de um link ADSL para criar um link ponto-a-ponto.
6 Implantação e teste do link ADSL. Análise dos protocolos envolvidos. Etapa 3: implantação de uma rede de médio porte. Apresentação do cenário de uma rede de médio porte: quantidade de computadores, classes de usuários e equipamentos que usam a rede, distribuição espacial dos equipamentos. Uso de segmentação para organizar a rede e auxiliar o policiamento de tráfego. Segmentação com redes locais implantadas fisicamente (com equipamentos próprios) e interligadas com roteadores.
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20 folga para feriados e erros no dimensionamento da carga horária folga para feriados e erros no dimensionamento da carga horária

Material de Aula



Voltar

Curso Técnico em Telecomunicações