Curso Matlab aplicado ao processamento de imagens - Aula 2

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 12h06min de 4 de dezembro de 2014 por Diegomedeiros (discussão | contribs) (Criou página com 'Nesta aula, vamos aprender sobre dois tópicos: a '''criação de interfaces gráficas do usuário - GUI''' e o básico de '''processamento de imagens'''. Esses são dois tópico...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Nesta aula, vamos aprender sobre dois tópicos: a criação de interfaces gráficas do usuário - GUI e o básico de processamento de imagens. Esses são dois tópicos interessantes, e que podem ser considerados simples de serem realizados no Matlab.

Interfaces Gráficas do Usuário - GUI

O Matlab possui uma ferramenta para simplificar a criação de GUIs, o GUIDE. Neste curso, vamos criar uma interface simples, com dois eixos de plot, um campo de entrada de dados, dois botões de radio e um botão de apertar. No primeiro eixo vamos plotar um seno, e no segundo vamos plotar um cosseno ou uma tangente, dependendo do botão de radio marcado. A frequência da senoide será inicialmente 0, mas poderá ser alterada através do campo de dado.


Projeto da interface a ser criada


Criação da interface

Para iniciar a criação da interface, escolha a pasta que você quer que os arquivos estejam salvos e digite na janela de comandos:

>> guide

Na janela quick start que apareceu, escolha Blank GUI e pressione OK.


Início da ferramenta GUIDE


A janela que se abre é o editor de interfaces. É aí que os botões são dispostos na janela. Para adicionar uma componente, basta clicar no botão na parte esquerda e arrastá-lo para a parte central, na posição desejada. Cada componenteadicionada possui atributos, que podem ser visualizados através de um duplo clique:


Atributos do botão


Inicie com a criação de 3 painéis, como dispostos na figura:


Painéis


Inclua 2 axes nos painéis superior esquerdo e direito:


Axes


Por fim, inclua um campo edit text no painel inferior esquerdo dois radiobuttons na parte inferior do painel direito:


Interface construida


É possível alterar as informações escritas na interface, clicando duas vezes na componente e alterando o campo Title, no caso dos painéis, ou String para os demais. A interface concluída pode ser vista abaixo:


Interface concluída


Salve o arquivo com o nome interface, uma janela com vários códigos irá aparecer. Ao digitar na janela de comando o comando interface, a janela da interface se abrirá.


Interface


Repare que nenhuma ação é executada ao clicar nos botões ou alterar o campo de texto. Isso acontece porque apenas a interface está criada, falta atribuir ações à cada uma das componentes. É isso que faremos na próxima etapa.

Atribuir uma ação às componentes

Ao salvar a interface criada, dois arquivos são gerados pela ferramenta, um interface.fig, que é a interface em si, e interface.m que é o código que indica a ação que cada componente gera. Este arquivo é organizado como funções, das quais as mais importantes são:

  • interface: Abre a interface criada.
  • interface_OpeningFcn: Última função executada antes que a interface seja efetivamente criada. É usada para inicialização de variáveis, etc.
  • <componente>_Callback: Ação executada pelo componente ao ser pressionado.

Assim, para atribuir ações aos componentes, basta indicá-las no espaço correspondente à componente. Após escrever o código, não esqueça de salvar o arquivo. A seguir, vamos atribuir algumas ações às componentes:

Ação do botão

Inclua na função pushbutton1_Callback o código:

display('Botão pressionado')

salve, e execute a função. Repare que toda vez que o botão é pressionado, uma mensagem Botão pressionado é impressa na janela de comandos.

Plotando ao pressionar o botão

Para plotar um gráfico ao pressionar o botão, inclua na função pushbutton1_Callback o código:

plot(randn(1,10))


Plotando após pressionar o botão


Referenciando uma componente específica

Repare que o eixo em que o gráfico foi plotado não foi escolhido. Para escolher o eixo, é preciso passar para a função plot um indicador da componente a ser utilizada. Todas as componentes estão dispostas na variável handles, struct criada automaticamente pela ferramenta GUIDE. Para esta interface, a variável handles possui os seguintes campos:

handles = 

        figure1: 191.0381
       uipanel3: 27.0389
       uipanel2: 25.0389
       uipanel1: 19.0397
    pushbutton1: 192.0381
   radiobutton1: 34.0389
   radiobutton2: 33.0389
          axes2: 28.0389
          edit1: 26.0389
          axes1: 20.0389
         output: 191.0381