Mudanças entre as edições de "Curiosidades"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 12h30min de 21 de março de 2007

A televisão é um dos mais importantes meios de difusão de informações e entretenimento para grande parte da humanidade. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, a televisão ocupa hoje o segundo lugar dos eletrodomésticos mais usados, perdendo apenas para o fogão. Em média, cada brasileiro do país gasta quatro horas e 59 minutos por dia assistindo TV. A TV Digital não deve ser vista apenas como uma evolução tecnológica da televisão. Trata-se de uma nova plataforma de comunicação baseada em tecnologia digital para a transmissão de sinais. Esta tecnologia proporciona ganhos em termos de qualidade de vídeo e áudio, aumento da oferta de programas televisivos e novas possibilidades de serviços e aplicações.

Combinando as características tradicionais da televisão analógica com algumas das funcionalidades proporcionadas pelo computador pessoal – hoje exclusivo meio de acesso à Internet - com a TV Digital, será possível experimentar algumas das facilidades da tecnologia digital, chegando mesmo, em alguns casos, a acessar a rede mundial de computadores a partir de um aparelho de televisão, utilizando parte significativa da infra-estrutura existente. Assim, ao ser implementada, seus benefícios serão sentidos pela maioria da população. Comparativamente ao uso da Internet, que é baseado em computadores, a televisão digital demandará menos custos e não deverá apresentar maiores dificuldades de adaptação.

Com a potencialidade de oferecer um número maior de canais, comunicação bidirecional entre telespectadores e entre emissoras a partir de um canal interativo, além de um portal conveniente para serviços on-line, a TV Digital poderá estender os benefícios da era da informação a uma vasta camada da população que atualmente tem acesso ao entretenimento audiovisual de forma passiva, com pouca ou quase nenhuma interação com o provedor da informação ou mesmo com poucas oportunidades de prover informação.