Criando um Sistema de Telecom

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Criando um Desafio para Telecomunicação

Orientações para a OFICINA em Laboratório
  1. Formação de grupos e escolha de um relator por grupo:
    • cada grupo terá dois alunos controlando uma estação de comunicação capaz de transmitir e receber informação.
    • duas estações estarão interligadas por um meio de transmissão que podem transmitir e/ou receber ao mesmo tempo. No caso, nosso meio de transmissão será um par de fios com comprimento suficiente para interligar os circuitos independentes de transmissão e recepção, tal que os grupos comunicantes não possam ter contato visual entre eles.
  2. O sistema de comunicação adotado para a troca de informações estão detalhado abaixo.
  3. Para implementação física do sistema de comunicação acima, siga as orientações dos professores considerando os componentes fornecidos para a montagem dos circuitos eletrônicos segundo o esquema elétrico a seguir:
    Fonte: Professor Eraldo
    ]
  4. Os grupos serão definidos pelos professores seguindo a notação G1, G2, ...
  5. Cada dois grupos terá 15 min para decidir regras, uso do sistema...
  6. Fica definido o seguinte grupo de caracteres para todos os grupos: A, E, I, B, C, D, 5, @.
  7. Grupos retornam da discussão e recebem dos professores mensagens de tamanho variável de até 5 caracteres que não podem, sob qualquer hipótese ser revelada entre as estações comunicantes. Ou seja, é vedada a comunicação entre membros grupos após iniciada a dinâmica, que não seja pelo sistema de comunicação aqui adotado. Será repassada uma mensagem de 5 caracteres e o tempo total de transmissão e recepção de uma confirmação de mensagem recebida precisa ser contabilizado pelos grupos.
  8. O grupo deve avaliar todos os eventos ocorridos neste experimento, bem sucedidos ou não, respondendo perguntas colocadas pelos professores.