Mudanças entre as edições de "Configurando para utilizar Conexão PPP"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 

Edição das 18h19min de 14 de novembro de 2006

CONEXÃO PPP

  Para realizar uma conexão PPP com um cliente e um servidor, é necessário ter: Um cliente com um modem, linha telefônica e um assistente de conexão com o servidor; Um servidor com os pacotes PPP instalados.
  1. Configuração do cliente Linux via autenticação PAP.
  Primeiramente deve-se instalar o pacote ppp se este não estiver instalado. A configuração será feita pelo arquivo /etc/ppp/options. No arquivo digite as opções como no exemplo abaixo:
 modem
 crtscts
 lock
 debug
 remotename serverx             #serverx = nome do servidor. Pode-se substituir por endereço IP
  Agora é só criar uma conta no KPPP ou outro discador para Linux e realizar a conexão.
  Obs: No caso do modem ser externo, deve-se informar no KPPP a porta serial do modem. Ex:

/dev/ttyS0 para COM1.

  1. Configuração do servidor Linux para autenticação PAP.
  Para realizar a configuração do servidor PPP no linux, é necessário a instalação dos seguintes pacotes: PPP e mgetty-sendfax.
  Para configurar o servidor siga os seguintes passos:

1. Use o editor de textos de sua preferência para abrir o arquivo /etc/inittab. No inittab você deve incluir uma linha para cada porta utilizada para o PPP. Por exemplo, se você pretende utilizar um modem na porta ttyS2, a linha correspondente no inittab deverá ser: S2:2345:respawn:/sbin/mgetty ttyS2 -D /dev/ttyS2 Obviamente, se você utilizar uma placa multisserial o nome do dispositivo será diferente. Por exemplo, uma placa Cyclades® se chamará, provavelmente, ttyCn, onde n é um número seqüencial. 2. Após salvar o arquivo e sair do editor de textos, você deve fazer o init ler o /etc/inittab novamente para utilizar as novas configurações:

  1. init q

3. Acesse o diretório de configurações do mgetty:

  1. cd /etc/mgetty+sendfax

4. Use o editor de textos de sua preferência para editar o arquivo login.config. Ao abrir o arquivo, você deve procurar uma linha comentada (iniciada com "#") semelhante a:


  1. /AutoPPP/ - a_ppp /usr/sbin/pppd auth -chap +pap login debug

Ao encontrá-la, você deve editá-la, retirando o "#" inicial. Note que você pode definir as opções do PPP nesta linha. No caso, o PPP irá usar autenticação PAP usando usuários do /etc/passwd.

  Então entre no arquivo /etc/ppp/options coloque as mesmas opções da configuração do cliente, mudando a opção remotename para o nome do cliente com abaixo:
 Remotename clientex
  Finalmente chegamos a configuração do login no servidor, que será feita pelo arquivo /etc/ppp/pap-secrets:
  1. secrets for autentication using PAP.
  2. client server secret IP addresses

“joão” * “oliva” *

  Nesse caso nós teríamos o login João com a senha oliva  listados para a autenticação. O caracter “*” é usado para generalizar as opções Server e IP addresses.

Obs: O usuário deve estar cadastrado no arquivo /etc/passwd.