Conceitos de Sistemas baseados em amostras e quadros

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 17h58min de 30 de março de 2021 por Moecke (discussão | contribs) (Criou página com '==Sinais baseados em amostras e quadros == '''Sinais baseados em amostra''' são o tipo mais básico de sinal e são os mais fáceis de construir a partir de um '''sinal do mu...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sinais baseados em amostras e quadros

Sinais baseados em amostra são o tipo mais básico de sinal e são os mais fáceis de construir a partir de um sinal do mundo real (físico). Você pode criar um sinal baseado em amostra pela amostragem de um sinal físico em uma determinada taxa de amostragem e enviando as amostras individuais à medida que são recebidas. Em geral, a maioria dos conversores analógico-digital e digital-analógico enviam sinais baseados em amostras.

Para criar sinais baseados em quadro a partir de sinais baseados em amostra, é necessário armazenar um lote de N amostras em um buffer e criar o quadro de dados (frame). Os quadros sequenciais devem ser reproduzidos a uma taxa que é 1 / N vezes a taxa de amostragem do sinal baseado em amostra original . A taxa de saída dos quadros de dados também é conhecida como taxa de quadros do sinal .

Os dados baseados em quadros são um formato comum em sistemas de tempo real. O hardware de aquisição de dados geralmente opera acumulando um grande número de amostras de sinal a uma taxa alta. O hardware então propaga essas amostras para o sistema em tempo real como um bloco de dados. Isso maximiza a eficiência do sistema, distribuindo a sobrecarga fixa do processo em um lote de muitas amostras. Assim a aquisição de dados, etapa mais rápida, é suspensa por processos de interrupção mais lentos após a aquisição de cada quadro, em vez de após cada amostra individual.