Comissão Interna de Saúde do Servidor Público - Câmpus São José

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

CISSP.jpg


CISSP

A CISSP é uma comissão responsável por ações que contemplem uma gestão participativa relacionada à saúde/doença no trabalho.


Quais os principais objetivos da CISSP?

I - Propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho;

II - Propor atividades que desenvolvam atitudes de co-responsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações e do processo de trabalho; e,

III - Valorizar e estimular a participação dos servidores, enquanto protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho, na perspectiva de agentes transformadores da realidade.


Quais as atribuições da CISSP?

  1. Identificar os riscos nos ambientes e nos processos de trabalho, e elaborar o mapa de riscos (representação gráfica dos riscos ocupacionais), com a participação do maior número de servidores; Em casos que não houver alterações de riscos ambientais e arranjo físico, deve ser realizada apenas uma atualização dos mapas.
  2. Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
  3. Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.
  4. Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, visando a identificação de situações de risco.
  5. Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e à saúde no trabalho.
  6. Colaborar no desenvolvimento e implementação de programas relacionados à segurança e à saúde dos servidores.
  7. Requerer junto à gestão o embargo ou interdição de locais de trabalho e/ou maquinário, caso ocorra evidência de riscos grave e iminente à segurança e à saúde dos servidores.
  8. Orientar o servidor sobre o preenchimento de Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT).
  9. Manter registro de cópias das CATs.
  10. Informar a Coordenação de Saúde do Servidor/DGP das interdições dos locais e/ou maquinários e das emissões de Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT).
  11. Orientar os trabalhadores das empresas terceirizadas e os fiscais de contratos por esses trabalhos sobre os riscos e medidas de controle para realização da atividade segura.
  12. Auxiliar a gestão e a Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor na análise das doenças ocupacionais, dos índices de absenteísmos, dos afastamentos por motivos de saúde, das aposentadorias por invalidez, dos pedidos de remoções por motivos de saúde e dos acidentes de trabalho.
  13. Propor medidas preventivas e corretivas para os problemas identificados relacionados à saúde e à segurança do trabalhador, nos ambientes organizacionais e nos processos de trabalho.
  14. Participar de eventos, organizados pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor/DGP, pertinentes à segurança e à saúde do trabalhador.
  15. Promover, anualmente, um encontro de Promoção da Saúde e Segurança do Trabalho para fins de conscientização da comunidade acadêmica sobre os temas da área.
  16. Avaliar e rever em cada reunião o cumprimento das metas fixadas no plano de trabalho.
  17. Apresentar à direção-geral do campus e/ou unidade administrativa, bem como a Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor/DGP, relatório anual das ações propostas e realizadas pela CISSP.


Ações da CISSP

Apresentação da CISSP durante o 1º CISSP com você


Confira as ações que a CISSP vem realizando

Integrantes e contatos

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) do Campus São José está aqui para colaborar com você.

Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail: cissp.sje@ifsc.edu.br. Ou então, diretamente com um dos membros da comissão:

Gestão 2020-2022:

  1. Marcio Henrique Doniak - mdoniak@ifsc.edu.br
  2. Cristiane Laurentino Silva - cristiane.laurentino@ifsc.edu.br
  3. Flávia Ferreira dos Santos - flavia.ferreira@ifsc.edu.br
  4. Patrícia Rocha Kawase - pkawase@ifsc.edu.br
  5. Salézio Francisco Momm - salezio.momm@ifsc.edu.br


Links para referências

  1. Decreto 6.833 de 2009 - O que é a CISSP?
  2. Portaria Normativa Nº 3 de 2010 - Norma operacional de saúde do servidor
  3. Resolução 05/2017 - CDP - Criação da CISSP
  4. Livro sobre Análise de riscos
  5. Apostila sobre Mapa de Riscos
  6. Vídeo explicando o que é a CISSP