Cicloqmc

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 17h20min de 25 de maio de 2022 por Marcelo.schappo (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar


Seja bem-vindo!

Esta página contém informações e dados sobre os CICLOS DE SEMINÁRIOS EM QUÍMICA, evento do curso de Química do câmpus São José do IFSC.

Navegue pelo menu abaixo:

Logo cicloqmc 2019.png

Programação XI Ciclo de Seminários - 2022/1

14/06/2022 - TERÇA

  • 20:30h às 22:00h: Biocélulas Combustíveis: a energia que vem do esgoto
Tipo: Palestra
Palestrante: Rayane Kunert Langbehn
Engenheira Química pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é doutoranda, também em Engenharia Química, na UFSC e membro da International Society for Microbial Electrochemistry and Technology. Tem experiência em pesquisas relacionadas ao tratamento de efluentes e desenvolvimento de bioprocessos: produção de biocombustíveis, biocélulas combustíveis, remoção biológica de nitrogênio e inibição e remoção de poluentes emergentes em efluentes.
Resumo: Em 2019, o gasto energético para tratar efluentes no Brasil atingiu a marca de 1.420.000.000 kWh, o que equivale a 0,5 – 2,0 kWh/m3 de esgoto sanitário tratado. Por outro lado, estes efluentes podem armazenar uma quantidade de energia química até 10 vezes superior à energia necessária para tratá-los. Então, seria possível recuperar parte da energia do próprio efluente e utilizá-la no seu tratamento? Uma solução para este problema seria a biocélula combustível, uma tecnologia que utiliza microrganismos para converter a energia química estocada em resíduos orgânicos em energia elétrica limpa. No entanto, ainda precisamos superar diversos gargalos para tornar esta tecnologia emergente factível em escala industrial. O futuro das biocélulas combustíveis está cheio de oportunidades e desafios que demandam avanços em diversas áreas da ciência e da engenharia para fornecer um tratamento de efluentes sustentável com geração de energia.

27/06/2022 - SEGUNDA

  • 19:00h às 20:20h: O Profissional da Química e o Mercado de Trabalho Pós-Pandemia: algumas reflexões
Tipo: Palestra
Palestrante: Saulo Vitorino
É engenheiro químico pela UFRRJ, Administrador pela UFSC, advogado pela UNIVALI. Tem mestrado em engenharia ambiental pela UFSC e é presidente do Sindicato dos Químicos (SC) e coordenador do Programa de Educação Continuada do CRQXIII (SC).
Resumo: Na palestra, serão apresentados temas relacionados ao Conselho Regional de Química (CRQ), mercado de trabalho, associação e demais dúvidas que forem levantadas após a palestra.

Cartazes de Divulgação


XICiclo-palestra1.png

XICiclo-palestra2.png

Local do Evento

O evento ocorre no Auditório do campus São José do IFSC.

O que é o Ciclo de Seminários em Química?

O Ciclo de Seminários em Química é um evento realizado semestralmente no câmpus São José do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC/SJ). Ao longo do ciclo, são realizadas palestras, mesas redondas e minicursos. Os temas tratados se relacionam à pesquisa nas áreas de química e ensino de química, além do compartilhamento de experiências de ensino vividas pelos próprios acadêmicos por meio de iniciação à docência e estágios de docência realizados ao longo da graduação (Seminários de Estágio).

Objetivo do Evento

O objetivo se baseia no seguinte lema: "expandir e aprofundar". A expansão no sentido de ampliar os conhecimentos dos alunos, fazendo-os terem contato com outras áreas da química relacionadas à pesquisa e ao ensino, ao passo que o aprofundamento pode ocorrer também pela revisão de temas já vistos ao longo do curso de graduação, mas tratados no evento de forma aplicada ou aprofundada. Expandir para conhecer mais. Aprofundar para conhecer melhor.

Através do evento também é uma forma de motivar os acadêmicos a continuarem seus estudos, principalmente percebendo que a pesquisa acadêmica (tanto na área de ensino de química quanto em química pura ou aplicada) é algo dentro das suas possibilidades. Mesmo se formando licenciados em química, isso não os impede de continuarem estudos em mestrados e doutorados desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas mais diversas áreas.

Público-Alvo

O público-alvo é formado pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura de toda a rede IFSC, especialmente os do câmpus São José, do curso de Química.

No entanto, vale destacar que as palestras, mesas redondas e minicursos oferecidos podem permear assuntos de interesse geral, como temas ambientais, tecnológicos e de divulgação científica. Sendo assim, é encorajada a participação de público externo ao curso de química, de qualquer nível de escolaridade. Esse público externo ao curso pode ser tanto servidores e alunos do IFSC quanto a comunidade externa.

Inscrições e Certificação

Para receber certificado de presença em CADA palestra, é necessário:

1. Assinar a lista de presença física, no momento da palestra; 2. Preencher os seus dados na lista de presença virtual, através do Google Formulários, nos links abaixo: Formulário da palestra de 14/06/22 Formulário da palestra de 27/06/22

Após o evento, os certificados digitais serão enviados por e-mail. Estejam atentos.

Avaliação

A avaliação do evento é feita semestralmente após a ocorrência do ciclo. Um formulário de avaliação é disponibilizado e os participantes podem externar suas opiniões, críticas e sugestões através dele.

Você pode encontrar o resultado da avaliação dos ciclos anteriores no final desta página.

Contato com a Organização

marcelo.schappo@ifsc.edu.br
  • Prof. Dr. Leone Carmo Garcia (Química)
leoqmc@ifsc.edu.br

Ciclos Anteriores

I Ciclo de Seminários em Química - 2016/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

Ciclo progI.png

Avaliação dos Participantes

II Ciclo de Seminários em Química - 2017/1

Fotos do Evento

Vídeo da Mesa Redonda sobre Homeopatia

Tabela de Programação Simplificada

CartazIIciclo.png

MesaIIciclo.png

III Ciclo de Seminários em Química - 2017/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazIIIciclo.png

IV Ciclo de Seminários em Química - 2018/1

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

Ciclo progIV.jpg

V Ciclo de Seminários em Química - 2018/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazVCicloQMC.png

VI Ciclo de Seminários em Química - 2019/1

Fotos do Evento

Livros Apresentados Durante o Evento

Livro 1: Estágios Supervisionados na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ
* Livro Disponível para Acesso AQUI
Livro 2: Mecânica Quântica: Uma Iniciação para Ciências Exatas e da Natureza
* Livro Disponível para Compra AQUI
Livro 3: Livro Histórias em Quadrinho: "As Cientistas: Madame Curie" e "Eclipse de Sobral"
* Material "Eclipse de Sobral" Disponível para Acesso AQUI
Livro 4: Cinema, Chá e Cultura
* Livro Disponível para Acesso AQUI

Tabela de Programação Simplificada

CartazVIciclo.png.PNG

Apoiadores do VI Ciclo

Apoio cicloqmc3.png

VII Ciclo de Seminários em Química - 2019/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazVIIcicloqmc4.png

Ciclo de Seminários em Química - 2020/1

O evento deste semestre foi cancelado em decorrência da suspensão das atividades presenciais por causa da pandemia de COVID-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde, em março de 2020.

VIII Ciclo de Seminários em Química - 2020/2

O evento deste semestre, devido à pandemia de COVID-19, ocorreu por meio de duas palestras online. As gravações estão disponibilizadas abaixo:

Gravações do VIII Ciclo

CartazVIIIciclo-mesa.png


CartazVIIIciclo-palestra.png


IX Ciclo de Seminários em Química - 2021/1

O evento deste semestre, devido à pandemia de COVID-19, ocorreu por meio de duas palestras online. As gravações estão disponibilizadas abaixo:

Gravações do IX Ciclo

IXCicloQMC palestra1.png


IXCicloQMC palestra2.png


X Ciclo de Seminários em Química - 2021/2

O evento deste semestre, devido à pandemia de COVID-19, ocorreu por meio de duas palestras online. As gravações estão disponibilizadas abaixo:

Gravações do X Ciclo

XCicloQMC palestra1.png


XCicloQMC palestra2.png