Cicloqmc

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 10h03min de 20 de novembro de 2017 por Marcelo.schappo (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Seja bem-vindo!
Esta página contém informações e dados sobre os CICLOS DE SEMINÁRIOS EM QUÍMICA, evento do curso de Química do câmpus São José do IFSC.

Ciclo logo.png

Programação III Ciclo de Seminários - 2017/2

04/12/2017 - SEGUNDA

  • 19:00h às 20:20h: Química Aplicada à Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural
Tipo: Palestra
Palestrante: Dr. Thiago Guimarães Costa
Formado em química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado e doutorado em Química Inorgânica pela mesma instituição. É criador e responsável pelo Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (ATECOR), pioneiro em Santa Catarina e sediado na Fundação Catarinense de Cultura, em Florianópolis. Tem experiência na área de química inorgânica, caracterização de materiais, comportamento eletroquímico, espectroscopia e suas aplicação na área de patrimônio cultural.
Resumo: A conservação e restauração de bens culturais é uma atividade interdisciplinar, que exige conhecimentos das áreas de química, física, biologia, materiais, história da arte, artes visuais, dentre outras. Neste sentido, a química pode auxiliar no processo de intervenção em bens culturais de diversas maneiras, com destaque para: o estudo do processo de degradação de materiais constitutivos de obras de arte, caracterização de materiais utilizados em bens culturais e ainda a preparação de novos materiais para serem aplicados em processos de restauração. O objetivo principal da palestra será apresentar de modo contextualizado a área de química aplicada ao patrimônio cultural, discutindo resultados de pesquisas e estudos de casos desenvolvidos no Laboratório de Materiais da Fundação Catarinense de Cultura, assim como outras publicações presentes na literatura.

05/12/2017 - TERÇA

  • 19:00h às 22:00h: Seminário de Avaliação do Curso de Licenciatura em Química
Tipo: Seminário
Supervisores: Comissão do Seminário de Avaliação do Curso de Química
Comissão formada pelos professores Leone, Felipe, Paula, Gisélia e Talles. Além da pedagoga Leda e dos discentes Fábio, Mariana e Carolina.
Resumo: Esta é a etapa de reunião geral da avaliação do curso. Nela, serão apresentados temas para debate com o intuito de tirar diretrizes que visam a melhoria do curso de química em andamento. Esses pontos foram retirados de reuniões prévias realizadas com docentes e discentes, onde foram discutidos resultados de questionários individuais de avaliação.

06/12/2017 - QUARTA

  • 19:00h às 22:00h: VII Seminário de Estágio das Licenciaturas: Tecendo Saberes, Fazeres e Práticas
Tipo: Seminários discentes
Supervisoras: Profa. Dra. Gisélia Antunes Pereira e Profa. Dra. Paula Alves de Aguiar
Resumo: O Seminário de Estágio deste semestre terá a seguinte programação: início com um momento cultural (19:00h às 19:30h), seguido dos relatos de Estágio Supervisionado de Regência I (19:30h às 20:00h) e do Estágio Supervisionado em Geografia por alunos da UFSC atuando no IFSC/SJ (20:00h às 20:30h). O intervalo será das 20:30h às 20:50h. Na segunda parte, ocorrerá os relatos de Estágio Supervisionado I (20:50h às 21:25h) e Estágio Supervisionado de Regência II (21:25h às 22:00h).

07/12/2017 - QUINTA

  • 19:00h às 20:20: Compostos Organofosfonados e sua Ação como Retardante de Chama em Materiais Poliméricos
Tipo: Palestra
Palestrante: Prof. Dr. Lucas Dominguini
Formado em química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), mestre em educação para Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e doutor em engenharia química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professor do Instituto Federal de Santa Catarina em Criciúma e também diretor geral do câmpus onde atua. Tem experiências de pesquisa envolvendo educação científica e tecnológica, adsorção, materiais cerâmicos, resíduos e aditivos retardantes de chama para materiais poliméricos.
Resumo: A combustão sempre ofereceu periculosidade à integridade da vida humana. Entre os materiais disponíveis que apresentam grande aplicação e alta flamabilidade estão os polímeros. Estes materiais têm a composição química baseada em cadeia de carbonos e a sua combustão é um processo, muitas vezes, rápido, com alta taxa de propagação e com liberação de considerável quantidade de energia. Uma das formas de desacelerar esse processo é o uso de aditivos retardantes de chama. Esses materiais apresentam a capacidade de atuar nos mecanismos de combustão e diminuir a velocidade de queima. Hidróxidos metálicos e organohalogenados são os principais aditivos retardantes de chama. Porém, apresentam desvantagens relacionadas à necessidade de alta concentração e liberação de gases tóxicos durante a combustão, respectivamente. Nesse contexto, os polifosfonatos destacam-se como uma nova classe de agente retardante de chama para materiais poliméricos.

08/12/2017 - SEXTA

  • 19:00h às 20:20h: Técnicas de Preparo de Amostra para Análise de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) de Matrizes Alimentícias e Contaminantes Ambientais
Tipo: Palestra
Palestrante: Prof. Dra. Joyce Bianchin
Formada em química pela Universidade Federal de Santa Catarina com mestrado e doutorado em química anlítica pela mesma instituição. Tem experiência na área de química com ênfase em análise de traços, separações e química ambiental, atuando com os temas: cromatografia gasosa, espectrometria atômica e métodos de preparação de amostras por microextração em fase sólida e extração em fase sólida. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Santa Catarina, em São José.
Resumo: A determinação de VOCs de matrizes alimentícias e contaminantes ambientais pode ser considerada um desafio analítico devido à dificuldade de liberação de alguns desses compostos para o meio extrator. A extração com solventes foi utilizada durante muito tempo como uma alternativa para contornar este problema. Contudo, devido a minimização de custos e resíduos, a utilização de grandes quantidades de solventes orgânicos tem sido evitada e novas técnicas de preparo de amostras têm sido propostas. Dentre eles, preparos livres de solventes, baseadas em extração por sorção têm ganhando a atenção de pesquisadores, podendo-se citar a extração em fase sólida (SPE), a extração sortiva em barra magnética (SBSE), microextração em fase sólida (SPME), dentre outras. Dentre as técnicas citadas, a SPME é uma das mais utilizadas para determinação de compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis em nível traço e tem sido aplicada por diversos pesquisadores, com sucesso, para amostras aquosas, amostras biológicas, bem como para amostras de gêneros alimentícios. Nesta palestra será apresentado um estudo que teve como objetivo propor novas estratégias de extração por SPME, as quais utilizam mais de uma temperatura de extração em um mesmo procedimento, a fim de maximizar a extração de compostos com volatilidades distintas simultaneamente.

Cartaz do Evento

CartazIIIciclo.png

Local do Evento

Auditório do Câmpus São José do IFSC.
Rua José Lino Kretzer, n. 608 - Praia Comprida, São José, SC.
(ao lado do Hospital Regional de São José)

O que é o Ciclo de Seminários em Química?

O Ciclo de Seminários em Química é um evento realizado semestralmente no câmpus São José do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC/SJ). Ao longo do ciclo, são realizadas palestras, mesas redondas e minicursos. Os temas tratados se relacionam à pesquisa nas áreas de química e ensino de química, além do compartilhamento de experiências de ensino vividas pelos próprios acadêmicos por meio de iniciação à docência (projeto PIBID) e estágios de docência realizados ao longo da graduação (Seminários de Estágio).

Objetivo do Evento

O objetivo se baseia no seguinte lema: "expandir e aprofundar". A expansão no sentido de ampliar os conhecimentos dos alunos, fazendo-os terem contato com outras áreas da química relacionadas à pesquisa e ao ensino, ao passo que o aprofundamento pode ocorrer também pela revisão de temas já vistos ao longo do curso de graduação, mas tratados no evento de forma aplicada ou aprofundada. Expandir para conhecer mais. Aprofundar para conhecer melhor.

Através do evento também é uma forma de motivar os acadêmicos a continuarem seus estudos, principalmente percebendo que a pesquisa acadêmica (tanto na área de ensino de química quanto em química pura ou aplicada) é algo dentro das suas possibilidades. Mesmo se formando licenciados em química, isso não os impede de continuarem estudos em mestrados e doutorados desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas mais diversas áreas.

Público-Alvo

O público-alvo é formado pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura de toda a rede IFSC, especialmente os do câmpus São José, do curso de Química.

No entanto, vale destacar que as palestras, mesas redondas e minicursos oferecidos podem permear assuntos de interesse geral, como temas ambientais, temas tecnológicos e temas de divulgação científica. Sendo assim, é encorajada a participação de público externo ao curso de química, de qualquer nível de escolaridade. Esse público externo ao curso pode ser tanto servidores e alunos do IFSC quanto a comunidade externa.

Inscrições e Certificação

Por favor, leia com atenção todos os dados abaixo sobre esse tema.

Para participar do evento como ouvinte nas palestras e mesas redondas, NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO.

A inscrição é OBRIGATÓRIA, no entanto, para todos aqueles que desejarem CERTIFICAÇÃO (independentemente de ser público interno ou externo). Para a participação ser certificada, é necessário:

1) Fazer a inscrição no evento: O formulário de inscrição, no link abaixo, deve ser preenchido corretamente. Isso pode ser feito antes OU ao longo dos dias do evento. Após o término do evento, no entanto, o link de inscrição será fechado e o participante que não o preencheu não terá direito a certificação.

2) Assinar a lista de presença em CADA EVENTO: Nos dias das palestras, mesas redondas, o participante deve procurar alguém da organização e assinar a lista de presença. Havendo, por exemplo, mais de um evento no mesmo dia (duas palestras, uma mesa redonda e uma palestra, etc), é necessário assinar DUAS VEZES a lista, uma vez para cada um dos eventos. Chegadas com mais de 10 minutos de atraso não geram certificado para o evento!!

Após os certificados ficarem prontos, o participante será avisado por e-mail (importante escrever o endereço de e-mail corretamente na inscrição). Em seguida, basta retirar o certificado que ficará à disposição no LABORATÓRIO DE QUÍMICA do IFSC de São José.

Atenção: Os certificados terão a carga horária EFETIVA de presença do participante. NÃO é uma certificação única total para quem assistir ao mínimo de 75% dos eventos. Os participantes que estiverem presentes em TODOS os eventos do Ciclo, receberão um certificado com a carga horária máxima (20 horas).

Avaliação

A avaliação do evento é feita semestralmente após a ocorrência do ciclo. Um formulário de avaliação é disponibilizado e os participantes podem externar suas opiniões, críticas e sugestões através dele.

Você pode encontrar o resultado da avaliação dos ciclos anteriores no final desta página.

Contato com a Organização

marcelo.schappo@ifsc.edu.br
  • Prof. Dr. Leone Carmo Garcia (Química)
leoqmc@ifsc.edu.br

Ciclos Anteriores

I Ciclo de Seminários em Química - 2016/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

Ciclo progI.png

Avaliação dos Participantes

II Ciclo de Seminários em Química - 2017/1

Fotos do Evento

Vídeo da Mesa Redonda sobre Homeopatia

Tabela de Programação Simplificada

CartazIIciclo.png

Resumos - 05/06/2017 - Segunda

  • 19:00h às 20:20h: O Cotidiano Escolar, Vida Profissional de Professores da Educação Básica e Oportunidades de Iniciação à Docência - PIBID
Tipo: Seminário
Coordenadores e Supervisores: Prof. Me. Talles Demos, Profa. Dra. Joyce Bianchin, Prof. Adriano Curcio (EEB Gov. Ivo Silveira), Prof. Valbério F. dos Santos (EEB Wanderley Junior),
Resumo do evento: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) de Química do IFSC-Câmpus São José tem como destaque o aperfeiçoamento da formação docente do aluno de curso de Química-Licenciatura. É notória a oportunidade de melhora na formação docente quando alunos participam desse Programa. Nesse sentido, este Seminário tem como objetivo aproximar os alunos do Curso de Química-Licenciatura das ações realizadas pelo Subprojeto Química IFSC-CSJ pertencente ao Pibid/Capes, bem como retratar o cotidiano escolar e a vida profissional dos Professores quem atuam na Educação Básica. Para isso o evento contará com os seguintes aspectos: Apresentação dos objetivos do Programa; Possibilidades e formas de ingresso; O Cotidiano Escolar e Potencialidade de Desenvolvimento Profissional Docente para Professores da Educação Básica que atuam (e atuarão) como Supervisores; Ações desenvolvidas nas Escolas de Educação Básica pelos acadêmicos do curso de Química-Licenciatura e Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, que atuam como Bolsistas de Iniciação à Docência no Pibid/Capes-QMC-IFSC-CSJ. Por fim, na segunda etapa, será realizada uma oficina com o público presente.
  • 20:40h às 22:00h: Oficinas com acadêmicos do PIBID
Tipo: Oficina discente
Coordenadores e Supervisores: Prof. Me. Talles Demos, Profa. Dra. Joyce Bianchin, Prof. Adriano Curcio (EEB Gov. Ivo Silveira), Prof. Valbério F. dos Santos (EEB Wanderley Junior),
Resumo do evento: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) de Química do IFSC-Câmpus São José tem como destaque o aperfeiçoamento da formação docente do aluno de curso de Química-Licenciatura. É notória a oportunidade de melhora na formação docente quando alunos participam desse Programa. Nesse sentido, este Seminário tem como objetivo aproximar os alunos do Curso de Química-Licenciatura das ações realizadas pelo Subprojeto Química IFSC-CSJ pertencente ao Pibid/Capes, bem como retratar o cotidiano escolar e a vida profissional dos Professores quem atuam na Educação Básica. Para isso o evento contará com os seguintes aspectos: Apresentação dos objetivos do Programa; Possibilidades e formas de ingresso; O Cotidiano Escolar e Potencialidade de Desenvolvimento Profissional Docente para Professores da Educação Básica que atuam (e atuarão) como Supervisores; Ações desenvolvidas nas Escolas de Educação Básica pelos acadêmicos do curso de Química-Licenciatura e Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, que atuam como Bolsistas de Iniciação à Docência no Pibid/Capes-QMC-IFSC-CSJ. Por fim, na segunda etapa, será realizada uma oficina com o público presente.

Resumos - 06/06/2017 - Terça

  • 19:00h às 20:20: Para Além das Aparências: Diálogos e Dialogias nas Relações Teórico/Práticas do Estágio em Educação
Tipo: Palestra
Palestrante: Profa. Dra. Caroline Kern
Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UDESC). Mestre e Doutora em Educação na linha Ensino e Formação de Educadores (UFSC). Professora do curso de Pedagogia da UDESC. Coordenadora da Formação Compartilhada para docentes e assistentes sociais que trabalham com pessoas em privação de liberdade, do Programa “Novos Horizontes: a universidade nos espaços de privação de liberdade”. Desenvolve estudos e pesquisas em educação inclusiva e educação especial, alfabetização e letramentos.
Resumo do evento: Pretende-se abordar a práxis de estágio nas licenciaturas em educação com base em concepção que compreende a relação teoria/prática como indissociável. Abrange-se, portanto, a relação teoria/prática como necessária para que possamos ir além da aparência, transcendendo um olhar perceptivo e episódico da e sobre a instituição de ensino. A práxis, neste sentido, é toda ação reflexiva com base nas teorias estudadas que nos permite olhar para determinada realidade sem descaracterizá-la, sem minimizá-la. Nesta mesma direção, coloca-se em pauta o diálogo interessado e a relação entre os sujeitos envolvidos no processo de estágio como intencionalmente planejado, para que além do recolhimento informações permita-se a imersão reflexiva na realidade educacional observada. O estágio deveria, portanto, provocar uma práxis dialógica e dialética, para que as reflexões provenientes da atividade teórico/prática pudesse transformar as realidades, tanto do campo educacional quanto do/da estudante em sua formação.
  • 20:40h às 22:00: VI Seminário de Estágio das Licenciaturas: Tecendo Saberes, Fazeres e Práticas
Tipo: Seminários discentes
Supervisoras: Profa. Dra. Giselia Antunes Pereira e Profa. Dra. Paula Alves de Aguiar
Resumo do evento: O Seminário de Estágio das Licenciaturas tem como objetivo socializar as experiências e reflexões desenvolvidas nos componentes curriculares de estágio do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – Habilitação em Química do IFSC câmpus São José, dialogando com outros cursos de Licenciatura, inclusive externos ao IFSC. Os seminários serão apresentados pelos acadêmicos que foram supervisionados ao longo do semestre.

Resumos - 07/06/2017 - Quarta

  • 19:00h às 20:20: Processos Físicos e Químicos para o Incremento de Resistência Mecânica em Materiais Cerâmicos
Tipo: Palestra
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Dal Bó
Graduado em Engenharia Química pela UFSC, com doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC, UFSCar e ITC-Espanha na modalidade de "sanduíche". Tem formação técnica em Análises Químicas e, atualmente, é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Criciúma. Tem atuação e experiência na área de Engenharia Química, Química e Materiais, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão sobre valorização de resíduos industriais, otimização de propriedades mecânicas de materiais cerâmicos, desenvolvimento de novos produtos e articulação tecnológica para a transferência de tecnologia.
Resumo do evento: O Estado de Santa Catarina gera emprego e renda expressiva pela produção de materiais cerâmicos, mais especificamente de revestimentos cerâmicos. Os revestimentos cerâmicos são classificados segundo a Norma NBR 13817:1997 pela sua absorção de água, onde se dividem em azulejos, pisos e porcelanatos. Dentre esses, a tipologia dos porcelanatos vem ganhando amplo espaço no mercado nacional e mundial devido as suas excelentes propriedades técnicas e estéticas. Durante a produção dos revestimentos cerâmicos com a tipologia de porcelanatos, existe uma incessante busca pela otimização das suas propriedades mecânicas, mais especificamente a resistência mecânica à flexão. A têmpera térmica e a têmpera química são exemplos de processos com esse fim. A têmpera térmica já é aplicada na produção de revestimentos cerâmicos, durante o resfriamento das peças no forno. Recentemente, pesquisadores estudaram a aplicação da têmpera química em porcelanatos. Até então, a têmpera química vinha sendo aplicada somente em vidros especiais, como a tela de smartphones. Este processo visa à troca catiônica entre íons presentes na superfície do porcelanato e um sal com baixa temperatura de fusão, geralmente o Nitrato de Potássio (KNO3), visando a difusão de cátions com um maior raio atômico para o interior do material, o que provoca uma tensão de compressão na superfície e incrementa sua resistência mecânica à flexão. Em alguns casos, isso ainda possibilita a redução da espessura da placa cerâmica, trazendo várias vantagens econômicas, energéticas e ambientais. Esta palestra abordará temas inovadores relacionados à contribuição da química em processos produtivos do estado de Santa Catarina.
  • 20:40h às 22:00: Isolamento e Identificação de Compostos Naturais
Tipo: Palestra
Palestrante: Prof. Dr. Heros Horst
Possui graduação em Química nas habilitações bacharelado, licenciatura e bacharelado em química tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado pela mesma instituição em Química Orgânica com pesquisas na área de Produtos Naturais. Atualmente, é professor efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando em pesquisa, ensino e extensão na área da Educação, além de supervisionar alunos do Projeto de Iniciação a Docência (PIBID-UFSC).
Resumo do evento: As plantas são responsáveis por produzirem uma variedade de compostos produtos do metabolismo primário e secundário. Estes são alvo de pesquisas científicas que visam determinar as atividades biológicas que por vezes são relatas na medicina popular. A Bauhinia forficata, por exemplo, é uma espécie da Mata Atlântica utilizada no combate ao diabetes. O extrato produzido a partir das folhas dessa árvore, conhecida na medicina popular como pata de vaca, é rico em compostos fenólicos das classes dos flavonoides. A extração de compostos da natureza é um processo lento que requer diferentes técnicas de separação e purificação, entre as quais estão: extração líquido-líquido, líquido-sólido, cristalização, cromatografia em camada delgada CCD, cromatografia em coluna CC. Simultaneamente os procedimentos de identificação e elucidação estrutural, por técnicas espectroscópicas (RMN, IV, UV, MS) das substâncias isoladas torna a investigação científica mais fundamentada proporcionando a conclusão ou confirmação da composição química de uma determinada espécie. Dessa forma, a palestra visa demonstrar as técnicas usuais parao isolamento e identificação de substâncias bioativas da natureza.

Resumos - 08/06/2017 - Quinta

  • 19:00h às 20:20: Determinação dos Teores de Micro e Macrominerais em Alimentos por ICP OES e Espectrometria de Emissão Atômica por Chama
Tipo: Palestra
Palestrante: Prof. Giovani Pakuszewski
Bacharel e licenciado em química pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em ensino de química pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professor do IFSC de Jaraguá do Sul e está em andamento com o mestrado em Química Analítica pela UFSC.
Resumo do evento: O conhecimento da composição de alimentos consumidos nas diferentes regiões do Brasil, além de agregar valor aos produtos, pode ser considerado elemento básico para ações de orientação nutricional baseadas em princípios de desenvolvimento local e diversificação da alimentação, em contraposição a massificação de uma dieta monótona e desequilibrada. Em um mercado altamente globalizado e competitivo, dados sobre a composição de alimentos servem para promover o comércio nacional e internacional de alimentos. Uma das formas de agregar valor a um produto passa pela determinação das características que o tornam único e diferenciado em relação a outros, cultivados em outras regiões do país ou do mundo, permitindo requerer o selo de Denominação de Origem (DO) e Identificação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). A determinação dos teores de micro e macrominerais presentes na matriz (alimento) pode ser realizada por várias técnicas analíticas, entre elas a Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP OES) e Espectrometria de Emissão Atômica por Chama. Uma das formas de preparo das amostras é por digestão ácida assistida por micro-ondas. O tratamento estatístico quimiométrico dos dados é importante e determinante para correlacionar as características do produto analisado.
  • 20:40h às 22:00: A Entropia Sob o Olhar da Floresta
Tipo: Palestra
Palestrante: Prof. Dr. Vicente de Almeida
É formado em Química (licenciatura e bacharelado) e Química Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado em Química Inorgânica também pela UFSC. Desenvolve reflexão epistemológica do papel da Química nas relações de conhecimento e cultura. Experimentalmente, realiza a investigação de sistemas complexos de relevância ecológica utilizando tecnologias intermediárias, principalmente técnicas gravimétricas, eletroquímicas e espectroscópicas. Foi bolsista do programa "Ciências sem Fronteiras" tendo desempenhado suas atividades na Bélgica entre 2014 e 2015. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus São José, e desenvolve pesquisas em físico-química e biogeociências.
Resumo do evento: Pretende-se discutir as relações entre o conceito de entropia utilizado na físico-química e o conceito de (bio)diversidade em sistemas ecológicos/sociais/culturais, dando ênfase aos processos de homogenização globalitária.

Resumos - 09/06/2017 - Sexta

  • 19:00h às 22:00h: Homeopatia em Debate: Reflexões para o Curso de Química
Tipo: Mesa redonda
Participantes: Prof. Cristiani Arispe, Prof. Cláudio Previatti, Prof. Dr. Marcelo Schappo e Prof. Dr. Fernando Scheeffer
Cristiani Arispe: É formada em Naturologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina, especializada em medicina tradicional chinesa pelo Centro Integrado de Estudos e Pesquisa do Homem, com aperfeiçoamento e aprofundamento feitos na Argentina e na China. Realizou o curso de extensão em Homeopatia pela Faculdade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Atualmente, coordena o curso de homeopatia em Santa Catarina e atende com as terapias em Florianópolis, Palhoça, Porto Alegre e Lajeado.
Cláudio Previatti: Iridólogo comportamental e orgânico. Homoterapeuta pela Faculdade Viçosa, em Minas Gerais. Naturopata pelo Instituto Paranaense de Holística Psicossomática. É professor do curso de Homeopatia Livre pela Homeobras. Já atua na área há mais de 20 ansos.
Marcelo Schappo: Formado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado e doutorado na área de Física Atômica e Molecular. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Santa Catarina, no campus São José. Academicamente, vem realizando e coordenando projetos de pesquisa e extensão. Pesquisas envolvendo interação da radiação com a matéria e extensão ligada à divulgação científica e tecnológica de temas de física moderna e astronomia.
Fernando Scheeffer: É graduado em Psicologia pela FURB, especialista em Saúde Mental Coletiva pela Fundação Educacional Hansa Hammonia, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela UNIVALI e doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, fazendo parte do quadro permanente e lotado no Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (CEAVI). Atualmente exerce a função de diretor de Pesquisa e Pós-Graduação e leciona a disciplina de Filosofia da Ciência.
Resumo do evento: A mesa redonda tem o objetivo de gerar reflexões e discussões acerca de um tema bastante presente na sociedade atual: a homeopatia. O curso de química tem muitas relações com as afirmações pregadas no tratamento homeopático, sendo assim, esta mesa visa apresentar os dois lados do tema. Primeiramente, uma apresentação sobre homeopatia e seus princípios de funcionamento. Em seguida, serão discutidos contrapontos relacionados à química e medicina. Por fim, o público poderá participar do debate enviando perguntas a quaisquer componentes da mesa redonda.

MesaIIciclo.png