Mudanças entre as edições de "Cicloqmc"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 126: Linha 126:
 
:: Ministrante: '''Gabrielle Scharf'''
 
:: Ministrante: '''Gabrielle Scharf'''
 
::: Aluna de graduação do curso de licenciatura em química do câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina, além de ser bolsista do projeto "Foguetes na Escola" e atuar em projetos de pesquisa envolvendo ensino de química.
 
::: Aluna de graduação do curso de licenciatura em química do câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina, além de ser bolsista do projeto "Foguetes na Escola" e atuar em projetos de pesquisa envolvendo ensino de química.
:: Resumo: Muitas pesquisas são realizadas na área da educação, assim como em nosso curso,
+
:: Resumo: Muitas pesquisas são realizadas na área da educação, assim como em nosso curso, mas por que são compartilhadas, na maioria das vezes, apenas em defesas de Trabalho de Conclusão de Curso? O intuito da oficina é mostrar aos graduandos de Licenciatura em Química os caminhos tomados no projeto Foguetes na Escola, por meio da socialização das ferramentas utilizadas no ensino de química dentro do projeto, bem como a montagem do foguete, que é o instrumento principal da oficina realizada com os alunos do ensino médio.
mas por que são compartilhadas, na maioria das vezes, apenas em defesas de Trabalho de Conclusão de Curso? O intuito da oficina é mostrar aos graduandos de Licenciatura em Química os caminhos tomados no projeto Foguetes na Escola, por meio da socialização das ferramentas utilizadas no ensino de química dentro do projeto, bem como a montagem do foguete, que é o instrumento principal da oficina realizada com os alunos do ensino médio.
 
 
:: Número de vagas: '''20 vagas'''
 
:: Número de vagas: '''20 vagas'''
 
:: Local: A DEFINIR
 
:: Local: A DEFINIR

Edição das 12h23min de 10 de maio de 2019

Seja bem-vindo!
Esta página contém informações e dados sobre os CICLOS DE SEMINÁRIOS EM QUÍMICA, evento do curso de Química do câmpus São José do IFSC.

Logo cicloqmc 2019.png

Programação VI Ciclo de Seminários - 2019/1 - 10 ANOS DA LICENCIATURA

10/06/2019 - SEGUNDA

  • 19:00h às 19:30h: Cerimônia de Abertura
Apresentação: Marcelo Girardi Schappo
  • 19:30h às 20:30h: Educação em Ciências Ético Crítica e a Educação do Campo
Tipo: Palestra
Palestrante: Elizandro Maurício Brick e André Taschetto Gomes
Elizandro Maurício Brick: É professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Físico formado pela UFSC com doutorado Educação Científica e Tecnológica pela mesma instituição. Coordena o Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) e participa como membro de grupos de pesquisa CEUCI e GEPECISC. É Membro da Sociedade Brasileira de Física e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Tecnologias, atuando principalmente com formação de educadores, tecnologias e educação, educação em ciências da natureza e educação do campo.
André Taschetto Gomes: Formado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria, onde também concluiu mestrado e doutorado em Educação em Ciências. Foi professor efetivo da rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul, atuando no ensino médio regular e EJA. Também foi professor substituto em um Instituto Federal de Educação. Possui interesse de pesquisa em temáticas relativas à interdisciplinaridade no ensino de ciências naturais, utilização de tecnologias da informação e comunicação no ensino, teorias contemporâneas de aprendizagem, entre outras.
Resumo: Discutir a relação entre Educação e a Realidade em suas múltiplas dimensões. Situar a origem da Educação do Campo como política de Estado e como demandante de um Ensino de Ciências engajado ético-criticamente.
  • 20:30h às 21:00h: Apresentação de Livros de Professores da Licenciatura
Tipo: Apresentações orais
Livro 1: Estágios Supervisionados na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ
Apresentação: Paula Alves de Aguiar
Livro 2: Mecânica Quântica: Uma Iniciação para Ciências Exatas e da Natureza
Apresentação: Marcelo Girardi Schappo
Livro 3: História em Quadrinho do Projeto Ciência ao Quadrado
Apresentação: Bruna Savedra Santana
Livro 4: Cinema, Chá e Cultura
Apresentação: Maria Teresa Collares
  • 21:00h às 22:00h: Exposição de Trabalhos e Projetos Relacionados ao Curso
Tipo: Exposição de banners
Resumo: Na sessão de exposição, diversos banners oriundos de trabalhos e projetos advindos do curso ficarão em exibição. Os autores estarão presentes para debate com os interessados. O objetivo principal é mostrar o que têm sido feito de pesquisa, extensão, intervenções, etc, envolvendo o curso de licenciatura. É uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem os projetos, os professores responsáveis e também se engajarem nessas atividades no futuro.
Observação: Haverá também, durante a exposição, o corte do bolo de aniversário de 10 anos do curso de licenciatura no IFSC de São José. Será servido aos presentes.

11/06/2019 - TERÇA

  • 19:00h às 21:00h: X Seminário de Estágio da Licenciatura: Tecendo Saberes, Fazeres e Práticas
Tipo: Apresentações discentes em estandes
Supervisores: Franciele Drews de Souza, Lais Truzzi Silva, Marcos Luis Grams e Paula Alves de Aguiar
Resumo: O Seminário de Estágio consiste em socializar os projeto de intervenção criados no processo de Estágio Supervisionado do curso de Química-Licenciatura no semestre de 2019-1. Os projetos de intervenção que estão sendo construídos e executados nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado II e Estágio Supervisionado III serão apresentados em forma de estandes, onde os(as) alunos(as) compartilharão suas experiências de construção e execução de seus trabalhos. Os(as) alunos(as) matriculados(as) no componente curricular Estágio Supervisionado IV apresentarão os resumos dos artigos construídos a partir de suas experiências no estágio.
Local: Hall Central do IFSC São José

12/06/2019 - QUARTA

  • 19:00h às 19:40h: Projetos Criativos Ecoformadores: Contribuindo com o Debate sobre Formação Docente
Tipo: Palestra
Palestrante: Marlene Zwierewicz
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina com doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Educação pela Universidade de Jaén. É coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, da Rede Internacional de Escolas Criativas e do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas. É professora do Programa de Ecoformação de Gestores e Docentes em Escolas Criativas e uma das responsáveis pela criação da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores. Tem interesse em formação docente, planejamento educacional, transdisciplinaridade e ecoformação.
Resumo: A palestra discutirá a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores – PCE, que nasce em meio às emergências do século XXI, como uma das possibilidades para aproximar currículo e realidade e articular teoria e prática, mobilizando, conforme afirmam Torre e Zwierewicz (2009), uma educação a partir da vida e para a vida. Em sua dinamização, a metodologia não subestima a relevância de outras alternativas, tais como as que derivam das contribuições de Paulo Freire, tampouco a importância do paradigma sociocrítico e das práticas interdisciplinares. Procura articular, contudo, reflexão e ação e, sem negar a relevância do conhecimento científico historicamente produzido, impulsiona a capacidade resiliente e valoriza o protagonismo de quem se transforma ao transformar. A origem dos PCE, vinculada à proposta das Escolas Criativas, e os seus pressupostos teóricos serão apresentados na palestra, com o objetivo de compartilhar uma perspectiva metodológica que tem colaborado para estimular mudanças no contexto educacional e para além dele. Também serão apresentados os organizadores conceituais que constituem a estrutura da metodologia e alguns resultados observados a partir da sua utilização.
  • 20:00h às 22:00h: Sessões Orais de Projetos Criativos Ecoformadores
Tipo: Sessões de apresentação oral
Resumo: serão realizadas apresentações de Projetos Criativos Ecoformadores desenvolvidos em escolas de educação básica e ensino superior do estado de Santa Catarina, buscando promover a integração, socialização e polinização das ações construídas em espaços educativos que buscam um ensino emancipatório e transformador.
Sobre as inscrições nas sessões orais: As inscrições são feitas no formulário com link abaixo. No formulário, você informará suas 3 opções de salas, em ordem de prioridade. Os temas que serão tratados em cada sala estão abaixo. Aguarde a confirmação da inscrição por e-mail para saber em qual sala você foi alocado, de acordo com a ordem de preenchimento das inscrições.
Acesse aqui para se inscrever nas salas de SESSÕES ORAIS após estar inscrito no evento ATÉ 31/05
Sala 1
Projeto Criativo Ecoformador QUEM FAZ ISSO Prevenção e orientação de comportamentos de risco em adolescentes (Instituto Crescer)
ECOREVISÃO: investigando, implementando e polinizando práticas sustentáveis para o plástico (Instituto Crescer)
PCE Comunidade em Foco (Rede Municipal de Ensino de Massaranduba)
Eu, o Espaço e a Natureza
Do programa de formação-ação em escolas criativas ao projeto criativo ecoformador roda de chimarrão: Do cultivo à tradição das famílias de timbó grande
A TECNOLOGIA QUE NOS MOVE: o impacto das plataformas digitais nos jovens aprendizes do Instituto Crescer (Instituto Crescer)
Sala 2
ECOFORMAÇÃO & MUNDO DE TRABALHO: A qualificação profissional de jovens pela perspectiva sustentável para o mundo do trabalho (Instituto Crescer)
PCE: ”Meu , Seu, Nosso Espaço”
Projeto criativo ecoformador: plantando sustentabilidade para colher um mundo melhor
Projeto criativo ecoformador: Defensores da vida - da produção de alimentos à sustentabilidade planetária
A (Bio)Diversidade do Ser em Contextos Literários
O bosque como um espaço de sonhos e conquistas
Sala 3
Semestes da Liberdade - Regar para Colher Amor
Nesse Mundo Nada Se Perde, Tudo Se Transforma (Rede Municipal de Ensino de Massaranduba)
Minha, Sua e Nossa Escola Projeto Criativo Ecoformador - PCE
Água: cada gota é importante
(Eco)Formação de Professores na Educação Básica: uma Experiência a partir de Projetos Criativos Ecoformadores
O espaço Relaxa-aí: Educação Ambiental e Interação nas Relações Sociais entre os Estudantes do IFSC-SJ

13/06/2019 - QUINTA

  • 19:00h às 22:00: NOITE DE OFICINAS COM INSCRIÇÕES PRÉVIAS OBRIGATÓRIAS
Sobre as inscrições nas oficinas: As inscrições são feitas no formulário com link abaixo. Coloque várias opções de oficinas em ordem de prioridade desejada. Afinal, as inscrições serão aceitas por ordem de inscrição. Você receberá uma mensagem por e-mail informando para qual oficina você foi efetivamente inscrito e poderá participar. É obrigatório estar inscrito no evento também para poder participar das oficinas, caso contrário a inscrição nas oficinas NÃO SERÁ contabilizada.
Acesse aqui para se inscrever nas OFICINAS após estar inscrito no evento ATÉ 31/05
Oficina 1: Simulações Básicas de Ambientes Químicos com Dinâmica Molecular
Ministrante: Rodrigo Souza Banegas
Formado em bacharelado e licenciatura pela UFSC. Mestre em química com ênfase em físico química de materiais poliméricos pela UFSC, no mestrado foram estudadas as modificações nas propriedades físicas de polímeros. Doutor em química teórica pela UFSC. No doutorado foram estudadas as interações de dessorção, através do uso da dinâmica molecular, entre um polímero híbrido, um corante e o bisfenol. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), no câmpus Camboriú.
Resumo: O aumento da capacidade computacional nos últimos anos tem sido aproveitado como uma ótima ferramenta para estudos de fenômenos físico-químicos e biológicos. Nesse campo destaca-se a dinâmica molecular. Esta técnica consiste na combinação de um potencial, geralmente uma aproximação clássica das propriedades quânticas de uma ou mais moléculas, com um integrador no tempo, dado pela equação de movimento de Newton. No minicurso de dinâmica molecular iremos mostrar como realizar simulações com dinâmica molecular, desde a construção do sistema, determinação dos parâmetros, e a integração no tempo. Veremos também como realizar simulações com temperatura e pressão constante, que são as que possuem maior aplicação já que refletem fenômenos que ocorrem a temperatura ambiente e pressão atmosférica.
Número de vagas: 15 vagas
Local: A DEFINIR
Oficina 2: Análise Físico-Química e Organoléptica de Vinhos: Uma Comprovação Sensorial
Ministrante: Rui Miguel de Carvalho Júnior
É graduado em química pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2004), possui mestrado em engenharia e ciências térmicas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2010) e doutorado em química analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Participou de projetos de cooperação com os EUA, atuando com modelagem matemática de processos térmicos permanecendo na base do U.S. Departament of Energy - National Energy Technology Laboratory na cidade de Morgantown (2010-2011). Tem experiência na síntese e na caracterização de biodiesel de microalgas. É especializado em química analítica principalmente em espectrometria atômica, atuando em ICP-MS, ICP-OES e em AAS (fonte de linha e de alta resolução com fonte contínua). Desenvolve métodos analíticos para a determinação de elementos traço em amostras de alimentos, geológicas, ambientais, biológicas e industriais com ênfase em validação e otimização de metodologias analíticas utilizando principalmente digestão assistida por microondas, bloco digestor, ultrassônico e amostragem direta de sólidos. É auditor do Inmetro na norma ISO 17025, onde trabalhou na acreditação de laboratórios de enologia vinculado ao controle de qualidade para importação de vinhos e o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura.
Resumo: Este minicurso tem por objetivo apresentar alguns conceitos sobre características básicas dos vinhos, bem como, suas classificações, aliando análises laboratoriais com análise organoléptica. Além disso, objetiva-se o conhecimento por meio da análise sensorial de um excelente processo enológico de fabricação.
Número de vagas: 20 vagas
Local: A DEFINIR
Oficina 3: Ensino de Química e Física para Surdos: Possíveis Estratégias
Ministrantes: Karina Zaia Raizer, Monise Fiorentin Gomes e Silvana Fernandes
Karina Zaia M. Raizer: Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É docente de Química do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no câmpus Palhoça Bilíngue. Atualmente é aluna do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, e ensino de química para estudantes surdos.
Monise Fiorentin Gomes: Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2014). Técnica em Tradução e Interpretação de Libras/Português. Atua como tradutora e intérprete no câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC.
Silvana Fernandes: Graduação em Licenciatura em Física (2002) e Mestre em Ensino de Física (2016) ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área da Educação com ênfase no Ensino de Física. É docente de Física do Instituto Federal de Santa Catarina, no câmpus Palhoça Bilíngue.
Resumo: O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em 24 de abril de 2002 como Língua oficial no Brasil, a partir da criação da Lei 10.436, tornou-se um marco importante e uma grande conquista para um grupo participante de uma minoria linguística que por muito tempo foi designado incapaz de aprender o que a escola ensina. Fica estabelecido no ano de 2005, conforme determina o artigo terceiro do Decreto nº 5.626/2005, a obrigatoriedade da (Libras) como disciplina curricular nos cursos de licenciatura por todo o Brasil, sendo fundamental pois viabilizou aos professores em formação das diversas áreas do conhecimento, uma compreensão mesmo que introdutória sobre a Cultura Surda e a Libras. Nesse sentido, este minicurso tem como objetivo geral contribuir para a formação de futuros professores sobretudo nas áreas de Química e Física, bem como na formação de qualquer outro cidadão que tenha interesse em conhecer um pouco sobre a Cultura surda. A oficina será ministrada por profissionais da área da Educação em Ciências da Natureza que dialogam na perspectiva de que é preciso (re)aprender a aprender e a ensinar Ciências, portanto, faz-se necessário que os futuros docentes se qualifiquem e busquem novas metodologias e estratégias de ensino, que atendam a essa demanda educacional, uma vez que o Ensino de Química e Física para surdos apresenta desafios, principalmente para os profissionais que tiveram pouco ou nenhum contato com estudantes surdos. Algumas estratégias de ensino com recursos didáticos simples e acessíveis podem ser utilizadas com o objetivo de colaborar para aprendizagem dos alunos surdos estudantes de Química e Física dos diferentes níveis do Ensino Médio. Mediante ao exposto, este minicurso será ofertado na forma de oficina e, contará com uma breve explanação a respeito da cultura surda e possíveis estratégias e recursos que estão sendo utilizadas nas unidades curriculares de Química e Física no IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue. Para além de apresentar situações vivenciadas acerca das relações e interações entre professor/intérprete/aluno surdo e, de refletir sobre como esta transposição didática possa ser mais efetiva, este minicurso promoverá momentos de interação entre todos os participantes, a fim de que estes proponham outras estratégias para o de ensino de Química e Física para estudantes surdos.
Número de vagas: 20 vagas
Local: A DEFINIR
Oficina 4: Desidratação de Frutas e Vegetais
Ministrante: Páulia Maria Cardoso Lima Reis
Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005), Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (2011), Mestre em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e Doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina, ministrando aulas nas áreas de processamento de frutas e vegetais, química dos alimentos e higiene e manipulação de alimentos. Atuou como professora do Curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Tem experiência nas áreas de Engenharia (extração e encapsulação em alta pressão), Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Processos Industriais.
Resumo: O curso terá 1,5 h de exposição teórica/participativa da técnica de desidratação de frutas e vegetais e 1,5 h de aula prática.
Número de vagas: 20 vagas
Local: A DEFINIR
Oficina 5: Foguetes na Escola: Uma Abordagem Criativa para o Ensino de Química
Ministrante: Gabrielle Scharf
Aluna de graduação do curso de licenciatura em química do câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina, além de ser bolsista do projeto "Foguetes na Escola" e atuar em projetos de pesquisa envolvendo ensino de química.
Resumo: Muitas pesquisas são realizadas na área da educação, assim como em nosso curso, mas por que são compartilhadas, na maioria das vezes, apenas em defesas de Trabalho de Conclusão de Curso? O intuito da oficina é mostrar aos graduandos de Licenciatura em Química os caminhos tomados no projeto Foguetes na Escola, por meio da socialização das ferramentas utilizadas no ensino de química dentro do projeto, bem como a montagem do foguete, que é o instrumento principal da oficina realizada com os alunos do ensino médio.
Número de vagas: 20 vagas
Local: A DEFINIR
Oficina 6: Oficina de Desodorante Sólido
Ministrantes: Bruna Savedra Santana e Denise Gomes da Silva Costa
Bruna Savedra Santana: Aluna de graduação do curso de licenciatura em química do câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina, além de ser Cosmetóloga Natural pela Harmonie Aromaterapia.
Denise Gomes da Silva Costa: Aluna de graduação do curso de licenciatura em química do câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina.
Resumo: Passar desodorante e antitranspirante tornou-se tão natural quanto escovar os dentes. No entanto, o uso de um desodorante com sais de alumínio ou triclosan (conservante) pode ser nocivo para a saúde, dado que as pesquisas atuais indicam que estes compostos são precursores de câncer de mama e fígado. Atualmente já existem alternativas naturais para estes produtos de higiene, porém possuem um valor muito elevado. Dado o fato, a oficina tem como objetivo ensinar um passo a passo de como produzir desodorantes sólidos, naturais e veganos. A proposta é criar dois tipos de desodorantes naturais: um à base de Bicarbonato de Sódio e outro à base de Alúmen de Potássio, sendo a principal discussão suas diferenças, benefícios e malefícios.
Número de vagas: 10 vagas
Local: A DEFINIR
Oficina 7: Bonsai para Todos
Ministrante: Janaina da Rocha Schilling
Bruna Savedra Santana: Aluna de graduação do curso de licenciatura em química do câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina, além de ser apaixonada por árvores e bonsaísta amadora, utilizando técnicas simples para cultivar bonsai dentro e fora de casa.
Resumo: Será feito o plantio de Pré-Bonsai com roda de conversa sobre suas formas de cultivo. Cada participante plantará sua muda de pré-bonsai e levará pra casa.
Número de vagas: 20 vagas
Local: A DEFINIR

14/06/2019 - SEXTA

  • 19:00h às 20:20h: Tuning Calixarenes and Heterocalixarenes to Recognize Anions
Tipo: Palestra
Palestrante: Giovanni Finoto Caramori
É formado em química pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado na área pela mesma instituição. Realizou pós-doutorados em São Paulo e também na Alemanha. Atualmente, é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro afiliado eleito da Academia Brasileira de Ciências desde 2017. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Computacional, atuando em estrutura eletrônica e ligação química em compostos orgânicos, inorgânicos e organometálicos, incluindo tópicos como orbitais naturais de ligação, análise de decomposição de energia, topologia de estrutura eletrônica, aromaticidade, reatividade e análise conformacional.
Resumo: The bonding mechanism behind the affinity of various heterocalixarenes for anions with a range of geometries and net charges, using modern dispersion corrected density functional theory is presented. The purpose is to shed light on the physical factors responsible for the computed affinities and to develop principles for a more rational design of anion receptors. Our model systems comprise heterocalixarenes as hosts with different bridging heteroatoms (O, N, S) and different anions as guests. Analyses as EDA, NCI, and NBO we used to elucidate the interactions between the calixarene cavity and the anions to probe the importance of the different bonding modes. We find that the host-guest interaction can be enhanced through the introduction of strongly electron-withdrawing groups at particular positions of the arene and triazine units in the host molecule as well as by coordination of a metal complex to the arene and triazine rings. The physical nature of the noncovalent interactions involved in anion recognition was also investigated in the context of metalated calixarene hosts, employing KS-MO theory, in conjunction with a canonical energy decomposition analysis, at the dispersion-corrected DFT level of theory. Computed data clarify that the most stable host-guest bonding occurs in ruthenium complexed hosts, followed by technetium and molybdenum metalated macrocyclic receptors. Our findings contributes to the design of new organometallic macrocyclic hosts with increased anion recognition ability.
  • 20:40h às 22:00h: Desvendando Mecanismos de Expansão Térmica Negativa em Materiais Sólidos
Tipo: Palestra
Palestrante: Luiza Rosa de Araujo
Possui graduação em Química com habilitação em licenciatura, bacharelado e bacharelado em quimica tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Fisico-Química na área de Catálise Heterogênea pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Química de materiais pela Universidade de Durham. Tem experiência na área de Química, com ênfase em materiais inorgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização da síntese de óxidos metálicos, determinação da estrutura utilizando o método de Rietveld (através de dados de difração de raios X, luz síncrotron e nêutrons) e determinação da relação estrutura x propriedade.
Resumo: A expansão térmica é uma propriedade fundamental presente nos materiais. Naturalmente, espera-se que um material se expanda ao ser aquecido. Entretanto, alguns raros materiais podem apresentar as chamadas propriedades de expansão térmica negativa. Devido sua potencial aplicação em diferentes áreas, um grande esforço têm sido feito na busca por entender tais mecanismos de contração e suas aplicações além da preparação de novos materiais com expansão negativa ou virtualmente nulas. Nesta apresentação, faremos uma introdução e discutiremos tal fenômeno, seus mecanismos, materiais e possíveis aplicações resultantes da contração destes sistemas.

Cartaz do Evento

Em breve.

Local do Evento

Auditório do Câmpus São José do IFSC.
Rua José Lino Kretzer, n. 608 - Praia Comprida, São José, SC.
(ao lado do Hospital Regional de São José)

O que é o Ciclo de Seminários em Química?

O Ciclo de Seminários em Química é um evento realizado semestralmente no câmpus São José do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC/SJ). Ao longo do ciclo, são realizadas palestras, mesas redondas e minicursos. Os temas tratados se relacionam à pesquisa nas áreas de química e ensino de química, além do compartilhamento de experiências de ensino vividas pelos próprios acadêmicos por meio de iniciação à docência (projeto PIBID) e estágios de docência realizados ao longo da graduação (Seminários de Estágio).

Objetivo do Evento

O objetivo se baseia no seguinte lema: "expandir e aprofundar". A expansão no sentido de ampliar os conhecimentos dos alunos, fazendo-os terem contato com outras áreas da química relacionadas à pesquisa e ao ensino, ao passo que o aprofundamento pode ocorrer também pela revisão de temas já vistos ao longo do curso de graduação, mas tratados no evento de forma aplicada ou aprofundada. Expandir para conhecer mais. Aprofundar para conhecer melhor.

Através do evento também é uma forma de motivar os acadêmicos a continuarem seus estudos, principalmente percebendo que a pesquisa acadêmica (tanto na área de ensino de química quanto em química pura ou aplicada) é algo dentro das suas possibilidades. Mesmo se formando licenciados em química, isso não os impede de continuarem estudos em mestrados e doutorados desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas mais diversas áreas.

Público-Alvo

O público-alvo é formado pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura de toda a rede IFSC, especialmente os do câmpus São José, do curso de Química.

No entanto, vale destacar que as palestras, mesas redondas e minicursos oferecidos podem permear assuntos de interesse geral, como temas ambientais, temas tecnológicos e temas de divulgação científica. Sendo assim, é encorajada a participação de público externo ao curso de química, de qualquer nível de escolaridade. Esse público externo ao curso pode ser tanto servidores e alunos do IFSC quanto a comunidade externa.

Inscrições e Certificação

Por favor, leia com atenção todos os dados abaixo sobre esse tema.

Para participar do evento como ouvinte nas palestras e mesas redondas, NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO.

A inscrição é OBRIGATÓRIA, no entanto, para todos aqueles que desejarem CERTIFICAÇÃO (independentemente de ser público interno ou externo) e também participar de MINICURSOS/OFICINAS e das SALAS DE SESSÕES ORAIS. Para a participação ser certificada, é necessário:

1) Fazer a inscrição no evento: O formulário de inscrição, no link abaixo, deve ser preenchido corretamente. Isso pode ser feito antes OU ao longo dos dias do evento. Após o término do evento, no entanto, o link de inscrição será fechado e o participante que não o preencheu não terá direito a certificação.

2) Depois de estar inscrito no evento, INSCREVA-SE também nas SALAS DE SESSÕES ORAIS e também nas OFICINAS/MINICURSOS. Os links estão na descrição da programação, mais acima na página.

3) Assinar a lista de presença em CADA EVENTO: Nos dias das palestras, mesas redondas, o participante deve procurar alguém da organização e assinar a lista de presença. Havendo, por exemplo, mais de um evento no mesmo dia (duas palestras, uma mesa redonda e uma palestra, etc), é necessário assinar DUAS VEZES a lista, uma vez para cada um dos eventos. Chegadas com mais de 10 minutos de atraso não geram certificado para o evento!!

Após os certificados ficarem prontos, o participante será avisado por e-mail (importante escrever o endereço de e-mail corretamente na inscrição). Em seguida, basta retirar o certificado que ficará à disposição no LABORATÓRIO DE QUÍMICA do IFSC de São José (ou enviado para o seu câmpus).

Atenção: Os certificados terão a carga horária EFETIVA de presença do participante. NÃO é uma certificação única total para quem assistir ao mínimo de 75% dos eventos. Os participantes que estiverem presentes em TODOS os eventos do Ciclo, receberão um certificado com a carga horária máxima (20 horas).

Avaliação

A avaliação do evento é feita semestralmente após a ocorrência do ciclo. Um formulário de avaliação é disponibilizado e os participantes podem externar suas opiniões, críticas e sugestões através dele.

Você pode encontrar o resultado da avaliação dos ciclos anteriores no final desta página.

Contato com a Organização

marcelo.schappo@ifsc.edu.br
  • Profa. Dra. Paula Alves de Aguiar (Pedagogia)
paula.aguiar@ifsc.edu.br
  • Prof. Dr. Leone Carmo Garcia (Química)
leoqmc@ifsc.edu.br

Ciclos Anteriores

I Ciclo de Seminários em Química - 2016/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

Ciclo progI.png

Avaliação dos Participantes

II Ciclo de Seminários em Química - 2017/1

Fotos do Evento

Vídeo da Mesa Redonda sobre Homeopatia

Tabela de Programação Simplificada

CartazIIciclo.png

MesaIIciclo.png

III Ciclo de Seminários em Química - 2017/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazIIIciclo.png

IV Ciclo de Seminários em Química - 2018/1

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

Ciclo progIV.jpg

V Ciclo de Seminários em Química - 2018/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazVCicloQMC.png