Mudanças entre as edições de "Cicloqmc"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 10: Linha 10:
 
:: Tipo: Palestra
 
:: Tipo: Palestra
 
:: Palestrante: '''Maurício Girardi Schappo'''
 
:: Palestrante: '''Maurício Girardi Schappo'''
::: É doutor em Física na área de Mecânica Estatística e Fenômenos Críticos da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é pesquisador pós-doutor na USP de Ribeirão Preto e aplica métodos computacionais e modelos estocásticos para descrever a dinâmica de populações neurais epilépticas. Trabalhou com neurociência computacional, clínica e experimental através de um pós-doutoramento no Montreal Neurological Institute and Hospital, na McGill University, no Canadá. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados à aspectos dinâmicos de neurônios e do cérebro em condições saudáveis e patológicas, feito em parceria entre seu laboratório no Brasil e onde trabalhou no Canadá. O seu trabalho objetiva contribuir com prognóstico, diagnóstico e tratamento de doenças do cérebro, como epilepsia, depressão, esquizofrenia, autismo, etc.
+
::: É doutor em Física na área de mecânica estatística e fenômenos críticos da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é pesquisador pós-doutor na USP de Ribeirão Preto e aplica métodos computacionais e modelos estocásticos para descrever a dinâmica de populações neurais epilépticas. Trabalhou com neurociência computacional, clínica e experimental através de um pós-doutoramento no Montreal Neurological Institute and Hospital, na McGill University, no Canadá. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados à aspectos dinâmicos de neurônios e do cérebro em condições saudáveis e patológicas, feito em parceria entre seu laboratório no Brasil e onde trabalhou no Canadá. O seu trabalho objetiva contribuir com prognóstico, diagnóstico e tratamento de doenças do cérebro, como epilepsia, depressão, esquizofrenia, autismo, etc.
 
:: Resumo:  Por que gostamos de algumas comidas e não de outras? Por que nos viciamos em certas substâncias? De onde vêm nossos reflexos e movimentos? O que é um pensamento? Todas essas perguntas podem ser contempladas de um ponto de vista multidisciplinar, envolvendo Química, Biologia e Física. Junto à Ciência Cognitiva e à Computação, essas disciplinas guiam o acelerado desenvolvimento da Neurociência e do nosso conhecimento sobre nós mesmos, sobre o cérebro e sobre o mundo a nossa volta. Nesta palestra, faremos uma introdução geral aos princípios Físico-Químicos da Fisiologia do cérebro e, de maneira fenomenológica, discutiremos essas e outras perguntas relacionadas à nossa "máquina de conhecer" o mundo.
 
:: Resumo:  Por que gostamos de algumas comidas e não de outras? Por que nos viciamos em certas substâncias? De onde vêm nossos reflexos e movimentos? O que é um pensamento? Todas essas perguntas podem ser contempladas de um ponto de vista multidisciplinar, envolvendo Química, Biologia e Física. Junto à Ciência Cognitiva e à Computação, essas disciplinas guiam o acelerado desenvolvimento da Neurociência e do nosso conhecimento sobre nós mesmos, sobre o cérebro e sobre o mundo a nossa volta. Nesta palestra, faremos uma introdução geral aos princípios Físico-Químicos da Fisiologia do cérebro e, de maneira fenomenológica, discutiremos essas e outras perguntas relacionadas à nossa "máquina de conhecer" o mundo.
  

Edição das 08h19min de 12 de novembro de 2018

Seja bem-vindo!
Esta página contém informações e dados sobre os CICLOS DE SEMINÁRIOS EM QUÍMICA, evento do curso de Química do câmpus São José do IFSC.

Ciclo logo.png

Programação V Ciclo de Seminários - 2018/2

26/11/2018 - SEGUNDA

  • 19:00h às 20:20h: A Química que nos Faz Pensar e Sentir: Como Íons e Proteínas Controlam Nossa Vida
Tipo: Palestra
Palestrante: Maurício Girardi Schappo
É doutor em Física na área de mecânica estatística e fenômenos críticos da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é pesquisador pós-doutor na USP de Ribeirão Preto e aplica métodos computacionais e modelos estocásticos para descrever a dinâmica de populações neurais epilépticas. Trabalhou com neurociência computacional, clínica e experimental através de um pós-doutoramento no Montreal Neurological Institute and Hospital, na McGill University, no Canadá. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados à aspectos dinâmicos de neurônios e do cérebro em condições saudáveis e patológicas, feito em parceria entre seu laboratório no Brasil e onde trabalhou no Canadá. O seu trabalho objetiva contribuir com prognóstico, diagnóstico e tratamento de doenças do cérebro, como epilepsia, depressão, esquizofrenia, autismo, etc.
Resumo: Por que gostamos de algumas comidas e não de outras? Por que nos viciamos em certas substâncias? De onde vêm nossos reflexos e movimentos? O que é um pensamento? Todas essas perguntas podem ser contempladas de um ponto de vista multidisciplinar, envolvendo Química, Biologia e Física. Junto à Ciência Cognitiva e à Computação, essas disciplinas guiam o acelerado desenvolvimento da Neurociência e do nosso conhecimento sobre nós mesmos, sobre o cérebro e sobre o mundo a nossa volta. Nesta palestra, faremos uma introdução geral aos princípios Físico-Químicos da Fisiologia do cérebro e, de maneira fenomenológica, discutiremos essas e outras perguntas relacionadas à nossa "máquina de conhecer" o mundo.

27/11/2018 - TERÇA

  • 19:00h às 20:20h: As Moléculas da Bruxaria
Tipo: Palestra
Palestrante: Edson Minatti
É doutor em química orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período realizado na Tulane University, nos Estados Unidos. Tem dois pós-doutorados, um realizado na França e outro relacionado à EMBRAPA no grupo de nanossensores gustativos. Fora do Brasil, realizou pesquisas de espalhamento de luz e foi pesquisador visitante do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), na França. Atualmente, é professor do departamento de química da UFSC e tem realizado pesquisas envolvendo experimentos no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, São Paulo. Ele lidera o grupo de pesquisa POLISSOL de Polímeros e Surfactantes em Solução e é editor da revista Canal Fala Química, o maior serviço de divulgação e difusão da química no Brasil.
Resumo: Por que Floripa é chamada de Ilha da Magia? Esta ilha foi povoada por bruxas? Aproveitando esta temática na qual estamos inseridos, vamos conhecer as substâncias usadas na bruxaria. Explorando os elixires e poções feitos pelas Bruxas da Idade Média, veremos como a fitoquímica e técnicas experimentais da química estavam presentes neste universo. Além de expor os ingredientes usados pelas bruxas, usaremos a neuroquímica para compreender o mecanismo de ação destas substâncias.

28/11/2018 - QUARTA

  • 19:00h às 22:00h: IX Seminário de Estágio das Licenciaturas: Tecendo Saberes, Fazeres e Práticas
Tipo: Apresentações discentes
Supervisores: Franciele Drews de Souza, Gisélia Antunes Pereira, Kamille Vaz e Paula Alves de Aguiar
Resumo: Momento organizado pelos professores que supervisionam as disciplinas de estágio do curso de licenciatura em química. Ao longo da noite, serão trocadas experiências vividas pelos acadêmicos no contexto das suas atuações como estagiários para se formarem licenciados em química. A programação específica deste dia será:
19:00h – Apresentação de abertura sobre o funcionamento dos estágios supervisionados;
19:30h – Apresentação dos projetos e atividades realizadas durante as componentes curriculares de estágio supervisionado;
21:00h – Encerramento.

29/11/2018 - QUINTA

  • 19:00h às 20:20: Mulheres na Ciência. E nós Cientistas...
Tipo: Palestra
Palestrante: Cristiane Luisa Jost, Daniela Zambelli Mezalira e Tatiane de Andrade Maranhão
Cristiane Luisa Jost: É bacharel em química industrial, com doutorado em química analítica pela Universidade Federal de Santa Maria, com período sanduíche na Jacobs University Bremen, na Alemanha. Atualmente é professora do departamento de química da Universidade Federal de Santa Catarina. Participou de expedições científicas, com experiência em Análise química a bordo de navios de pesquisa oceanográfica, e tem experiência em métodos óticos de análise, quimiometria,, química ambiental e eletroanalítica. Atualmente, é coordenadora da graduação em química na UFSC e atua na linha de pesquisa Eletroanalítica, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Química, objetivando a aplicação de técnicas voltamétricas à determinação de elementos-traço, fármacos e analitos de relevância ambiental.
Daniela Zambelli Mezalira: É graduada em química industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul e doutora na área de físico-química pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche na Universidade de Poitiers, na França. Realizou pós-doutorados na Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg, na Alemanha, na UFSC e também na UFPR, no Paraná. Atiualmente, é professora do departamento de química da UFSC, com experiência na área de físico-química, atuando em catálise heterogênea, preparo, caracterização e funcionalização de nanomateriais de carbono e dióxido de titânio, e aplicação desses materiais como catalisadores, eletrocatalisadores, fotocatalisadores, sensores e baterias.
Tatiane de Andrade Maranhão: É graduada em química, licenciada e bacharel, pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora na área de química analítica também pela UFSC. Foi professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e fez um pós-doutorado na UFSC onde hoje atua como professora do departamento de química. Atualmente também mantem colaboração de pesquisas entre a UFSC e a Federal do Rio Grande do Norte, tendo experiência principalmente nos seguintes temas: ponto nuvem, cadmio, chumbo, surfactantes, filtro de grafite, resíduos, toxicidade, classificação, GF AAS e ICP-MS. Tendo anteriormente trabalhado com microencapsulação, antocianinas, quitosana e urucum.
Resumo: A palestra tem como principal objetivo desenvolver e estimular a troca de conhecimentos e experiências dentro do tema abordado. O tema é trabalhado formulando uma linha do tempo que resgata algumas mulheres que a ciência pouco se lembra de seus importantes feitos assim como os boicotes sofridos ao longo da história. Também é abordado o que a atualidade tem apresentado como alternativa para divulgação e incentivo de mulheres nas áreas de ciências exatas além de estatísticas de mulheres na carreira científica e os principais desafios de hoje em dia. Por fim, dentre os desafios, fala-se e conceituam-se temas bastante atuais de assédio moral e sexual. Aborda-se que é preciso agir para enfim acreditar numa mudança de um quadro ainda remanescente de poucas mulheres em ambientes comumente compostos majoritariamente por homens.

30/11/2018 - SEXTA

  • 19:00h às 20:20h: Não é Feitiçaria, é Tecnologia: Polímeros Condutores
Tipo: Palestra
Palestrante: Elizabeth Cristine Adam Trindade
Formada em física pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em educação científica e tecnológica pela mesma instituição. Atualmente, está concluindo o segundo mestrado, agora em Engenharia e Ciências Mecânicas também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de física, com ênfase em atividades experimentais de física. Atualmente, é professora de física do Instituto Federal de Santa Catarina, em São José, e sua linha de pesquisa é voltada para uso de energias renováveis, biocombustíveis e biopolímeros, além de participar do grupo de pesquisa em Ciência e Engenharia de Recursos Renováveis da Universidade Federal de Santa Catarina de Joinville.
Resumo: A palestra tem por objetivo discutir o que são polímeros condutores, bem como a produção de novos materiais e as perspectivas de pesquisa em âmbito de Brasil estendendo-se pelo plano internacional. Sabe-se que os plásticos e os polímeros orgânicos, em geral, são isolantes elétricos. Mas os polímeros intrinsecamente condutores são diferentes, pois são materiais orgânicos do tipo plástico, geralmente derivados do petróleo, que conduzem eletricidade. Esses novos materiais e derivados destinados a se tornar uma das principais matérias-primas de componentes para aparelhos e dispositivos eletrônicos. Assim, a importância destes materiais garantiu, em 2000, o prêmio Nobel de Química aos principais pesquisadores da área.

Cartaz do Evento

CartazVCicloQMC.png

Local do Evento

Auditório do Câmpus São José do IFSC.
Rua José Lino Kretzer, n. 608 - Praia Comprida, São José, SC.
(ao lado do Hospital Regional de São José)

O que é o Ciclo de Seminários em Química?

O Ciclo de Seminários em Química é um evento realizado semestralmente no câmpus São José do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC/SJ). Ao longo do ciclo, são realizadas palestras, mesas redondas e minicursos. Os temas tratados se relacionam à pesquisa nas áreas de química e ensino de química, além do compartilhamento de experiências de ensino vividas pelos próprios acadêmicos por meio de iniciação à docência (projeto PIBID) e estágios de docência realizados ao longo da graduação (Seminários de Estágio).

Objetivo do Evento

O objetivo se baseia no seguinte lema: "expandir e aprofundar". A expansão no sentido de ampliar os conhecimentos dos alunos, fazendo-os terem contato com outras áreas da química relacionadas à pesquisa e ao ensino, ao passo que o aprofundamento pode ocorrer também pela revisão de temas já vistos ao longo do curso de graduação, mas tratados no evento de forma aplicada ou aprofundada. Expandir para conhecer mais. Aprofundar para conhecer melhor.

Através do evento também é uma forma de motivar os acadêmicos a continuarem seus estudos, principalmente percebendo que a pesquisa acadêmica (tanto na área de ensino de química quanto em química pura ou aplicada) é algo dentro das suas possibilidades. Mesmo se formando licenciados em química, isso não os impede de continuarem estudos em mestrados e doutorados desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas mais diversas áreas.

Público-Alvo

O público-alvo é formado pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura de toda a rede IFSC, especialmente os do câmpus São José, do curso de Química.

No entanto, vale destacar que as palestras, mesas redondas e minicursos oferecidos podem permear assuntos de interesse geral, como temas ambientais, temas tecnológicos e temas de divulgação científica. Sendo assim, é encorajada a participação de público externo ao curso de química, de qualquer nível de escolaridade. Esse público externo ao curso pode ser tanto servidores e alunos do IFSC quanto a comunidade externa.

Inscrições e Certificação

Por favor, leia com atenção todos os dados abaixo sobre esse tema.

Para participar do evento como ouvinte nas palestras e mesas redondas, NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO.

A inscrição é OBRIGATÓRIA, no entanto, para todos aqueles que desejarem CERTIFICAÇÃO (independentemente de ser público interno ou externo). Para a participação ser certificada, é necessário:

1) Fazer a inscrição no evento: O formulário de inscrição, no link abaixo, deve ser preenchido corretamente. Isso pode ser feito antes OU ao longo dos dias do evento. Após o término do evento, no entanto, o link de inscrição será fechado e o participante que não o preencheu não terá direito a certificação.

2) Assinar a lista de presença em CADA EVENTO: Nos dias das palestras, mesas redondas, o participante deve procurar alguém da organização e assinar a lista de presença. Havendo, por exemplo, mais de um evento no mesmo dia (duas palestras, uma mesa redonda e uma palestra, etc), é necessário assinar DUAS VEZES a lista, uma vez para cada um dos eventos. Chegadas com mais de 10 minutos de atraso não geram certificado para o evento!!

Após os certificados ficarem prontos, o participante será avisado por e-mail (importante escrever o endereço de e-mail corretamente na inscrição). Em seguida, basta retirar o certificado que ficará à disposição no LABORATÓRIO DE QUÍMICA do IFSC de São José.

Atenção: Os certificados terão a carga horária EFETIVA de presença do participante. NÃO é uma certificação única total para quem assistir ao mínimo de 75% dos eventos. Os participantes que estiverem presentes em TODOS os eventos do Ciclo, receberão um certificado com a carga horária máxima (12 horas).

Avaliação

A avaliação do evento é feita semestralmente após a ocorrência do ciclo. Um formulário de avaliação é disponibilizado e os participantes podem externar suas opiniões, críticas e sugestões através dele.

Você pode encontrar o resultado da avaliação dos ciclos anteriores no final desta página.

Contato com a Organização

marcelo.schappo@ifsc.edu.br
  • Prof. Dr. Leone Carmo Garcia (Química)
leoqmc@ifsc.edu.br
  • Prof. Me. Éder da Silva e Sá (Química)
eder.sa@ifsc.edu.br

Ciclos Anteriores

I Ciclo de Seminários em Química - 2016/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

Ciclo progI.png

Avaliação dos Participantes

II Ciclo de Seminários em Química - 2017/1

Fotos do Evento

Vídeo da Mesa Redonda sobre Homeopatia

Tabela de Programação Simplificada

CartazIIciclo.png

MesaIIciclo.png

III Ciclo de Seminários em Química - 2017/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazIIIciclo.png

IV Ciclo de Seminários em Química - 2018/1

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

Ciclo progIV.jpg