Mudanças entre as edições de "Cicloqmc"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(54 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
Seja bem-vindo! <br /> Esta página contém informações e dados sobre os CICLOS DE SEMINÁRIOS EM QUÍMICA, evento do curso de Química do câmpus São José do IFSC.
+
 
 +
<br /> Seja bem-vindo! <br /> <br /> Esta página contém informações e dados sobre os CICLOS DE SEMINÁRIOS EM QUÍMICA, evento do curso de Química do câmpus São José do IFSC. <br /> <br /> Navegue pelo menu abaixo: <br />
  
 
[[Arquivo:Logo_cicloqmc_2019.png|frameless|400px]]
 
[[Arquivo:Logo_cicloqmc_2019.png|frameless|400px]]
 
<br />
 
<br />
  
==Programação VII Ciclo de Seminários - 2019/2==
+
==Programação XIV Ciclo de Seminários - 2023/2==
 
 
=== 25/11/2019 - SEGUNDA ===
 
 
 
* 19:00h às 20:20h: ''Modificando Calixarenos e Heterocalixarenos para Reconhecer Ânions''
 
:: Tipo: Palestra
 
:: Palestrante: '''Giovanni Finoto Caramori'''
 
::: É formado em química pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado na área pela mesma instituição. Realizou pós-doutorados em São Paulo e também na Alemanha. Atualmente, é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro afiliado eleito da Academia Brasileira de Ciências desde 2017. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Computacional, atuando em estrutura eletrônica e ligação química em compostos orgânicos, inorgânicos e organometálicos, incluindo tópicos como orbitais naturais de ligação, análise de decomposição de energia, topologia de estrutura eletrônica, aromaticidade, reatividade e análise conformacional.
 
:: Resumo: Será apresentado o mecanismo por trás da afinidade de vários heterocalixarenos frente a ânions com diferentes geometrias e cargas, sendo que para isto empregamos funcionais de densidade modernos com correção de dispersão (DFT-D3BJ). O objetivo é elucidar os fatores responsáveis pelas afinidades calculadas e desenvolver princípios para um design mais racional para receptores de ânions. Nossos sistemas modelos são constituídos por heterocalixarenos atuando como "hospedeiros" com diferentes heteroátomos pontes (O, N, S) e diferentes ânions se comportando como "hóspedes". Análises como EDA, NCI e NBO foram usadas para elucidar as interações entre a cavidade do calixareno e os ânions para investigar a importância dos diferentes modos de ligação (ânion-pi, par isolado elétron-pi, complexos sigma, ligações de hidrogênio, entre outros). Verificamos que introduzindo-se, nas porções arênicas e triazina, grupos que sejam fortes retiradores de elétrons, a interação hóspede-hospedeiro pode ser intensificada. Este resultado também é observado mediante coordenação de um complexo metálico nestes sítios. A natureza física das interações não covalentes envolvidas no reconhecimento de ânions também foi investigada no contexto dos calixarenos “hospedeiros”, empregando-se teoria KS-MO em conjunção com análises de decomposição de energia e nível de teoria DFT com correção de dispersão. Os dados demonstram que as ligações hóspede-hospedeiro mais estáveis ocorrem com hóspedes complexados com rutênio, seguidas por tecnécio e molibdênio. Nossos resultados contribuem para o design de novos hospedeiros organometálicos macrocíclicos com maiores capacidades para o reconhecimento de ânions.
 
 
 
=== 26/11/2019 - TERÇA ===
 
 
 
* 19:00h às 21:00h: ''XI Seminário de Estágio das Licenciaturas: Tecendo Saberes, Fazeres e Práticas''
 
:: Tipo: Apresentações discentes
 
:: Supervisores: '''Paula Alves de Aguiar, Laís Truzzi Silva e Marcos Luis Grams'''
 
:: Resumo: O Seminário de Estágio consiste em socializar os projeto de intervenção criados no processo de Estágio Supervisionado do curso de Química-Licenciatura no semestre corrente. Os projetos serão apresentados em forma de estandes, onde os alunos compartilharão suas experiências de construção e execução de seus trabalhos.
 
:: Local: Hall Central do IFSC São José
 
  
=== 27/11/2019 - QUARTA ===
+
=== 16/10/2023 - SEGUNDA ===
  
* 19:00h às 20:20: ''Será que a Terra é Plana?''
+
* 19:00h às 20:20h: ''Plásticos e Microplásticos: um problema ambiental global''
 
:: Tipo: Palestra
 
:: Tipo: Palestra
:: Palestrante: '''Marcelo Girardi Schappo'''
+
:: Palestrante: '''André Roberto da Silva Colla'''
::: Físico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, com mestrado e doutorado em Física pela mesma instituição, com ênfase na área experimental. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). É coordenador desde 2015 do projeto “Astro&Física” no IFSC, cujo objetivo é fazer divulgação científica de temas de astronomia e física moderna por escolas de Santa Catarina, além de realizar eventos de observações astronômicas fora de ambientes acadêmicos, em locais públicos de fácil acesso. Desde então, tem participado de várias mesas redondas com temática de conflitos entre ciência, pseudociência e religião, além de participar com frequência de programas de rádio e televisão no estado para comentar temas relacionados à física. É roteirista e apresentador da série “A História que o Céu nos Conta”, versando sobre a origem do universo e produzido a convite da NSC Comunicação. É também autor do livro didático “Mecânica Quântica: Uma Iniciação para Ciências Exatas e da Natureza”, publicado em 2018 e voltado para ensino superior.
+
::: Licenciado em Pedagogia e Ciências Biológicas, Especialista em Ensino de Ciências e Doutor em Neurociências. Possui experiência em Pesquisa, com artigos publicados em revistas internacionais de relevante fator de impacto, em Formação de Professores e em Docência e Orientação de Projetos e Trabalhos de Pesquisa no Ensino Superior, Médio Técnico, Médio e Fundamental. Atualmente é Servidor Público Municipal de São José -SC atuando como Professor e Coordenador de Projetos do Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar e como Agente Transformador para Ciência (ATC) junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo responsável pela implementação de políticas públicas básicas de promoção e popularização do Ensino da Ciência coordenando, juntamente com o poder público municipal e lideranças locais, atividades para o desenvolvimento da Ciência na Região da Grande Florianópolis.
:: Resumo: De uns tempos pra cá, com o advento das redes sociais, um número de pessoas cada vez maior tem tido contato com materiais e postagens que tentam convencer que o formato da Terra é plana, contrariando a afirmação atual do conhecimento científico, que afirma ser de formato praticamente esférico. Nesta palestra, vamos falar sobre a importância de uso de modelos na explicação da natureza, apresentar as origens das discussões sobre a forma da Terra e comparar os modelos plano e esférico nas suas capacidades em descrever corretamente os fenômenos observados na Terra. Afinal de contas, será que a Terra é plana?
+
:: Resumo: A problemática ambiental relacionada aos plásticos e microplásticos, em especial no ambiente marinho. Achados científicos a respeito das possíveis consequências dos microplásticos para a saúde humana. Proposições para mitigar os problemas.
 
 
=== 28/11/2019 - QUINTA ===
 
  
* 19:00h às 20:20h: ''Primeiros Socorros em Sala de Aula''
+
* 20:40h às 22:00h: ''Plasma e algumas possibilidades de aplicação tecnológica''
 
:: Tipo: Palestra
 
:: Tipo: Palestra
:: Palestrante: '''Cb Murilo Augusto Galdino de Souza'''
+
:: Palestrante: '''Salézio Francisco Momm'''
::: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
+
::: Doutorando no programa de Engenharia e Ciência dos Materiais (PGCEM) na UDESC/Joinville, mestre em ensino de física pela UFSC, especialista em gestão pública na educação profissional e tecnológica pelo IFSC, especialista em gestão educacional e metodologia do ensino interdisciplinar pela faculdade Dom Bosco e licenciado em física pela UFSC.
:: Resumo: Não é incomum que situações adversas de saúde aconteçam em sala de aula. Desmaios, anomalias cardíavas, AVC, obstrução de vias áreas e convulsões são bastante comuns. Ao mesmo tempo, professores que presenciam essas situações costumam não ter o devido preparo para lidar com a situação de forma calma e controlada. Assim sendo, nesta palestra vamos explorar as situações adversas comuns e apresentar ações que podem deixar os professores mais tranquilos e seguros para lidar com elas em sala de aula.
+
:: Resumo: Explanação sobre o funcionamento de um reator de plasma e algumas aplicações dessa tecnologia no dia a dia, por exemplo no entendimento das estrelas, na aurora boreal, nas lâmpadas fluorescentes e nas descargas atmosféricas, bem como nas indústrias na deposição de filmes finos.
  
=== 29/11/2019 - SEXTA ===
+
==Cartazes de Divulgação==
  
* 19:00h às 20:20h: ''Micelas: da Molécula de Surfactante à Síntese de Nanopartículas''
+
[[Arquivo:Cartaz-XIVcicloqmc.png|frameless|800px]]
:: Tipo: Palestra
 
:: Palestrante: '''Franciane Dutra de Souza'''
 
::: Bacharela em Química pela Universidade Estadual de Maringá, onde, durante a iniciação científica, desenvolveu trabalhos envolvendo determinação de pKa e cinéticas de agregação de corantes xantênicos. Licenciada em Química pela Unopar. Mestra e doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde trabalhou com micelas de surfactantes dipolares iônicos e com a síntese de nanopartículas metálicas. Foi professora, por três anos do Pré-vestibular Comunitário Integrar em Florianópolis. Foi professora colaboradora por dois anos na Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde desenvolveu trabalhos envolvendo nanopartículas de ouro e biossensores. É professora do Instituto Federal de Santa Catarina desde fevereiro de 2018 e iniciou seu trabalho nesta instituição no campus São Carlos, no Oeste catarinense. Desde julho de 2019, integra o quadro de professores do IFSC São José.
 
:: Resumo: Surfactantes são moléculas que possuem uma cauda hidrofóbica e uma cabeça polar. Devido a estas características, estas moléculas são capazes de formar micelas: estruturas globulares capazes de solubilizar água ou gorduras, dependendo do meio em que se encontram. Estas estruturas apresentam inúmeras aplicações em nosso dia a dia: desde produtos domésticos, como detergentes, shampoos e cosméticos, à solubilização de fármacos e produtos alimentícios. Aplicações mais sofisticadas das micelas incluem sua utilização na síntese e estabilização de nanopartículas metálicas, catalisadores de reação e na biologia molecular. Nesta palestra, serão apresentados dados sobre a formação de micelas normais e reversas utilizando uma nova classe de surfactantes dipolares iônicos e sua utilização na síntese e estabilização de nanopartículas de ouro e paládio.
 
 
 
==Cartaz do Evento==
 
 
 
[[Arquivo:CartazVIIcicloqmc4.png|frameless|600px]]
 
  
 
==Local do Evento==
 
==Local do Evento==
  
Auditório do Câmpus São José do IFSC. <br />
+
O evento ocorre no Auditório do campus São José do IFSC.
Rua José Lino Kretzer, n. 608 - Praia Comprida, São José, SC. <br />
 
(ao lado do Hospital Regional de São José)
 
  
 
==O que é o Ciclo de Seminários em Química?==
 
==O que é o Ciclo de Seminários em Química?==
Linha 74: Linha 47:
 
==Inscrições e Certificação==
 
==Inscrições e Certificação==
  
Por favor, leia com atenção todos os dados abaixo sobre esse tema.
+
Para receber certificado de presença em CADA palestra, é necessário:
 
+
<br />
Para participar do evento como ouvinte nas palestras e mesas redondas, NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO.
+
1. Assinar a lista de presença física, no momento da palestra (uma assinatura POR PALESTRA);
 
+
<br />
A inscrição é OBRIGATÓRIA, no entanto, para todos aqueles que desejarem CERTIFICAÇÃO (independentemente de ser público interno ou externo). Para a participação ser certificada, é necessário:
+
2. Preencher os seus dados na lista de presença virtual, no momento do evento, através do Google Formulários, no link abaixo:
 
+
<br />
1) Fazer a inscrição no evento: O formulário de inscrição, no link abaixo, deve ser preenchido corretamente.
+
[https://forms.gle/wpDJN3gzZ6JygTBn7 Formulário para 16/10/23]
 
+
<br />
* [https://forms.gle/kRjhdbP92RKhh1Lw5 Formulário de Inscrição do VII Ciclo]
+
Após o evento, os certificados digitais serão enviados por e-mail. Estejam atentos.
 
 
2) Assinar a lista de presença em CADA EVENTO: Nos dias das palestras, mesas redondas, o participante deve procurar alguém da organização e assinar a lista de presença. Havendo, por exemplo, mais de um evento no mesmo dia (duas palestras, uma mesa redonda e uma palestra, etc), é necessário assinar DUAS VEZES a lista, uma vez para cada um dos eventos.
 
'''Chegadas com mais de 10 minutos de atraso não geram certificado para o evento!!'''
 
 
 
Após os certificados ficarem prontos, o participante será avisado por e-mail (importante escrever o endereço de e-mail corretamente na inscrição). Em seguida, basta retirar o certificado que ficará à disposição no LABORATÓRIO DE QUÍMICA do IFSC de São José.
 
 
 
Atenção: Os certificados terão a carga horária EFETIVA de presença do participante. NÃO é uma certificação única total para quem assistir ao mínimo de 75% dos eventos. Os participantes que estiverem presentes em TODOS os eventos do Ciclo, receberão um certificado com a carga horária máxima ('''12 horas''').
 
  
 
==Avaliação==
 
==Avaliação==
Linha 194: Linha 160:
  
 
[[Arquivo:Apoio_cicloqmc3.png]]
 
[[Arquivo:Apoio_cicloqmc3.png]]
 +
 +
===VII Ciclo de Seminários em Química - 2019/2===
 +
 +
====Fotos do Evento====
 +
 +
* [https://photos.app.goo.gl/cojYxGqafDD28yYZ6 Acesse aqui]
 +
 +
====Tabela de Programação Simplificada====
 +
 +
[[Arquivo:CartazVIIcicloqmc4.png|frameless|600px]]
 +
 +
===Ciclo de Seminários em Química - 2020/1===
 +
 +
O evento deste semestre foi cancelado em decorrência da suspensão das atividades presenciais por causa da pandemia de COVID-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde, em março de 2020.
 +
 +
===VIII Ciclo de Seminários em Química - 2020/2===
 +
 +
O evento deste semestre, devido à pandemia de COVID-19, ocorreu por meio de duas palestras online. As gravações estão disponibilizadas abaixo:
 +
 +
====Gravações do VIII Ciclo====
 +
 +
[[Arquivo:CartazVIIIciclo-mesa.png|frameless|400px|link=https://youtu.be/6mbYsOV8THA]]
 +
* [https://youtu.be/6mbYsOV8THA Acesse aqui]
 +
<br />
 +
[[Arquivo:CartazVIIIciclo-palestra.png|frameless|400px|link=https://youtu.be/FAtWqUUd-_g?t=1226]]
 +
* [https://youtu.be/FAtWqUUd-_g?t=1226 Acesse aqui]
 +
<br />
 +
 +
===IX Ciclo de Seminários em Química - 2021/1===
 +
 +
O evento deste semestre, devido à pandemia de COVID-19, ocorreu por meio de duas palestras online. As gravações estão disponibilizadas abaixo:
 +
 +
====Gravações do IX Ciclo====
 +
 +
[[Arquivo:IXCicloQMC_palestra1.png|frameless|400px|link=https://youtu.be/5NLAE2g375Y]]
 +
* [https://youtu.be/5NLAE2g375Y Acesse aqui]
 +
<br />
 +
[[Arquivo:IXCicloQMC_palestra2.png|frameless|400px|link=https://youtu.be/3TpIa3oaVuo]]
 +
* [https://youtu.be/3TpIa3oaVuo Acesse aqui]
 +
<br />
 +
 +
===X Ciclo de Seminários em Química - 2021/2===
 +
 +
O evento deste semestre, devido à pandemia de COVID-19, ocorreu por meio de duas palestras online. As gravações estão disponibilizadas abaixo:
 +
 +
====Gravações do X Ciclo====
 +
 +
[[Arquivo:XCicloQMC_palestra1.png|frameless|400px|link=https://youtu.be/toR1kXnIaEc]]
 +
* [https://youtu.be/toR1kXnIaEc Acesse aqui]
 +
<br />
 +
[[Arquivo:XCicloQMC_palestra2.png|frameless|400px|link=https://youtu.be/Us12zw8PnaE]]
 +
* [https://youtu.be/Us12zw8PnaE Acesse aqui]
 +
<br />
 +
 +
===XI Ciclo de Seminários em Química - 2022/1===
 +
 +
O evento deste semestre teve apenas uma palestra. A segunda foi cancelada (e será reagendada nos Ciclos futuros) em decorrência da deflagração de greve.
 +
 +
[[Arquivo:XICiclo-palestra1.png|frameless|600px]]
 +
 +
===XII Ciclo de Seminários em Química - 2022/2===
 +
 +
[[Arquivo:Cartaz-XII-Ciclo-Alterado.png|frameless|600px]]
 +
 +
===XIII Ciclo de Seminários em Química - 2023/1===
 +
 +
[[Arquivo:Ciclo13.jpeg|frameless|600px]]

Edição atual tal como às 09h52min de 16 de outubro de 2023


Seja bem-vindo!

Esta página contém informações e dados sobre os CICLOS DE SEMINÁRIOS EM QUÍMICA, evento do curso de Química do câmpus São José do IFSC.

Navegue pelo menu abaixo:

Logo cicloqmc 2019.png

Programação XIV Ciclo de Seminários - 2023/2

16/10/2023 - SEGUNDA

  • 19:00h às 20:20h: Plásticos e Microplásticos: um problema ambiental global
Tipo: Palestra
Palestrante: André Roberto da Silva Colla
Licenciado em Pedagogia e Ciências Biológicas, Especialista em Ensino de Ciências e Doutor em Neurociências. Possui experiência em Pesquisa, com artigos publicados em revistas internacionais de relevante fator de impacto, em Formação de Professores e em Docência e Orientação de Projetos e Trabalhos de Pesquisa no Ensino Superior, Médio Técnico, Médio e Fundamental. Atualmente é Servidor Público Municipal de São José -SC atuando como Professor e Coordenador de Projetos do Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar e como Agente Transformador para Ciência (ATC) junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo responsável pela implementação de políticas públicas básicas de promoção e popularização do Ensino da Ciência coordenando, juntamente com o poder público municipal e lideranças locais, atividades para o desenvolvimento da Ciência na Região da Grande Florianópolis.
Resumo: A problemática ambiental relacionada aos plásticos e microplásticos, em especial no ambiente marinho. Achados científicos a respeito das possíveis consequências dos microplásticos para a saúde humana. Proposições para mitigar os problemas.
  • 20:40h às 22:00h: Plasma e algumas possibilidades de aplicação tecnológica
Tipo: Palestra
Palestrante: Salézio Francisco Momm
Doutorando no programa de Engenharia e Ciência dos Materiais (PGCEM) na UDESC/Joinville, mestre em ensino de física pela UFSC, especialista em gestão pública na educação profissional e tecnológica pelo IFSC, especialista em gestão educacional e metodologia do ensino interdisciplinar pela faculdade Dom Bosco e licenciado em física pela UFSC.
Resumo: Explanação sobre o funcionamento de um reator de plasma e algumas aplicações dessa tecnologia no dia a dia, por exemplo no entendimento das estrelas, na aurora boreal, nas lâmpadas fluorescentes e nas descargas atmosféricas, bem como nas indústrias na deposição de filmes finos.

Cartazes de Divulgação

Cartaz-XIVcicloqmc.png

Local do Evento

O evento ocorre no Auditório do campus São José do IFSC.

O que é o Ciclo de Seminários em Química?

O Ciclo de Seminários em Química é um evento realizado semestralmente no câmpus São José do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC/SJ). Ao longo do ciclo, são realizadas palestras, mesas redondas e minicursos. Os temas tratados se relacionam à pesquisa nas áreas de química e ensino de química, além do compartilhamento de experiências de ensino vividas pelos próprios acadêmicos por meio de iniciação à docência e estágios de docência realizados ao longo da graduação (Seminários de Estágio).

Objetivo do Evento

O objetivo se baseia no seguinte lema: "expandir e aprofundar". A expansão no sentido de ampliar os conhecimentos dos alunos, fazendo-os terem contato com outras áreas da química relacionadas à pesquisa e ao ensino, ao passo que o aprofundamento pode ocorrer também pela revisão de temas já vistos ao longo do curso de graduação, mas tratados no evento de forma aplicada ou aprofundada. Expandir para conhecer mais. Aprofundar para conhecer melhor.

Através do evento também é uma forma de motivar os acadêmicos a continuarem seus estudos, principalmente percebendo que a pesquisa acadêmica (tanto na área de ensino de química quanto em química pura ou aplicada) é algo dentro das suas possibilidades. Mesmo se formando licenciados em química, isso não os impede de continuarem estudos em mestrados e doutorados desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas mais diversas áreas.

Público-Alvo

O público-alvo é formado pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura de toda a rede IFSC, especialmente os do câmpus São José, do curso de Química.

No entanto, vale destacar que as palestras, mesas redondas e minicursos oferecidos podem permear assuntos de interesse geral, como temas ambientais, tecnológicos e de divulgação científica. Sendo assim, é encorajada a participação de público externo ao curso de química, de qualquer nível de escolaridade. Esse público externo ao curso pode ser tanto servidores e alunos do IFSC quanto a comunidade externa.

Inscrições e Certificação

Para receber certificado de presença em CADA palestra, é necessário:
1. Assinar a lista de presença física, no momento da palestra (uma assinatura POR PALESTRA);
2. Preencher os seus dados na lista de presença virtual, no momento do evento, através do Google Formulários, no link abaixo:
Formulário para 16/10/23
Após o evento, os certificados digitais serão enviados por e-mail. Estejam atentos.

Avaliação

A avaliação do evento é feita semestralmente após a ocorrência do ciclo. Um formulário de avaliação é disponibilizado e os participantes podem externar suas opiniões, críticas e sugestões através dele.

Você pode encontrar o resultado da avaliação dos ciclos anteriores no final desta página.

Contato com a Organização

marcelo.schappo@ifsc.edu.br
  • Prof. Dr. Leone Carmo Garcia (Química)
leoqmc@ifsc.edu.br

Ciclos Anteriores

I Ciclo de Seminários em Química - 2016/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

Ciclo progI.png

Avaliação dos Participantes

II Ciclo de Seminários em Química - 2017/1

Fotos do Evento

Vídeo da Mesa Redonda sobre Homeopatia

Tabela de Programação Simplificada

CartazIIciclo.png

MesaIIciclo.png

III Ciclo de Seminários em Química - 2017/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazIIIciclo.png

IV Ciclo de Seminários em Química - 2018/1

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

Ciclo progIV.jpg

V Ciclo de Seminários em Química - 2018/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazVCicloQMC.png

VI Ciclo de Seminários em Química - 2019/1

Fotos do Evento

Livros Apresentados Durante o Evento

Livro 1: Estágios Supervisionados na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ
* Livro Disponível para Acesso AQUI
Livro 2: Mecânica Quântica: Uma Iniciação para Ciências Exatas e da Natureza
* Livro Disponível para Compra AQUI
Livro 3: Livro Histórias em Quadrinho: "As Cientistas: Madame Curie" e "Eclipse de Sobral"
* Material "Eclipse de Sobral" Disponível para Acesso AQUI
Livro 4: Cinema, Chá e Cultura
* Livro Disponível para Acesso AQUI

Tabela de Programação Simplificada

CartazVIciclo.png.PNG

Apoiadores do VI Ciclo

Apoio cicloqmc3.png

VII Ciclo de Seminários em Química - 2019/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazVIIcicloqmc4.png

Ciclo de Seminários em Química - 2020/1

O evento deste semestre foi cancelado em decorrência da suspensão das atividades presenciais por causa da pandemia de COVID-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde, em março de 2020.

VIII Ciclo de Seminários em Química - 2020/2

O evento deste semestre, devido à pandemia de COVID-19, ocorreu por meio de duas palestras online. As gravações estão disponibilizadas abaixo:

Gravações do VIII Ciclo

CartazVIIIciclo-mesa.png


CartazVIIIciclo-palestra.png


IX Ciclo de Seminários em Química - 2021/1

O evento deste semestre, devido à pandemia de COVID-19, ocorreu por meio de duas palestras online. As gravações estão disponibilizadas abaixo:

Gravações do IX Ciclo

IXCicloQMC palestra1.png


IXCicloQMC palestra2.png


X Ciclo de Seminários em Química - 2021/2

O evento deste semestre, devido à pandemia de COVID-19, ocorreu por meio de duas palestras online. As gravações estão disponibilizadas abaixo:

Gravações do X Ciclo

XCicloQMC palestra1.png


XCicloQMC palestra2.png


XI Ciclo de Seminários em Química - 2022/1

O evento deste semestre teve apenas uma palestra. A segunda foi cancelada (e será reagendada nos Ciclos futuros) em decorrência da deflagração de greve.

XICiclo-palestra1.png

XII Ciclo de Seminários em Química - 2022/2

Cartaz-XII-Ciclo-Alterado.png

XIII Ciclo de Seminários em Química - 2023/1

Ciclo13.jpeg