Mudanças entre as edições de "Cicloqmc"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 24: Linha 24:
 
:: Tipo: Palestra
 
:: Tipo: Palestra
 
:: Palestrante: '''Flávia Barbosa'''
 
:: Palestrante: '''Flávia Barbosa'''
::: (currículo em breve)
+
::: É graduada em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É mestra em Ciência dos Alimentos e, atualmente, está com o doutorado em andamento na mesma área e na mesma instituição. Sua pesquisa envolve aplicações e toxicidade da Nanotecnologia em alimentos e como essa área da ciência pode auxiliar na fortificação e preservação de produtos. Já trabalhou com análise de sujidades e também em setor de qualidade e desenvolvimento de produtos. Atualmente, também é membro da equipe de colaboradores do projeto “Nunca Vi 1 Cientista”, que executa ações de divulgação científica por meio das redes sociais, e escreveu capítulo de livro de divulgação científica sobre mitos relacionados à alimentação.
 
:: Resumo: Nanotecnologia é a ciência que estuda materiais em escala nanométrica, ou seja, cujo tamanho é da ordem de um bilionésimo de 1 metro. Há muitos anos ouvimos falar dessa ciência como algo do futuro, mas a verdade é que ela já está muito inserida no nosso cotidiano: medicamentos, cosméticos e informática são exemplos de áreas que já a utilizam. Mas você sabia que essa tecnologia também pode ser aplicada em alimentos? À medida que se reduz o tamanho de um material até a escala nano, suas propriedades físico-químicas e comportamentais sofrem alterações, o que pode auxiliar na produção de alimentos com melhores características e aplicabilidade. Nesta palestra, vamos tratar de algumas dessas aplicações, mostrando uma interface da Química com esta curiosa área da ciência e tecnologia.
 
:: Resumo: Nanotecnologia é a ciência que estuda materiais em escala nanométrica, ou seja, cujo tamanho é da ordem de um bilionésimo de 1 metro. Há muitos anos ouvimos falar dessa ciência como algo do futuro, mas a verdade é que ela já está muito inserida no nosso cotidiano: medicamentos, cosméticos e informática são exemplos de áreas que já a utilizam. Mas você sabia que essa tecnologia também pode ser aplicada em alimentos? À medida que se reduz o tamanho de um material até a escala nano, suas propriedades físico-químicas e comportamentais sofrem alterações, o que pode auxiliar na produção de alimentos com melhores características e aplicabilidade. Nesta palestra, vamos tratar de algumas dessas aplicações, mostrando uma interface da Química com esta curiosa área da ciência e tecnologia.
  

Edição das 10h10min de 30 de março de 2021


Seja bem-vindo!

Esta página contém informações e dados sobre os CICLOS DE SEMINÁRIOS EM QUÍMICA, evento do curso de Química do câmpus São José do IFSC.

Navegue pelo menu abaixo:

Logo cicloqmc 2019.png

Programação VIII Ciclo de Seminários - 2020/2

O Ciclo de Seminários em Química do semestre 2020/2 ocorrerá nos dias dos Seminários da Licenciatura, que vem ocorrendo em quintas-feiras alternadas. As datas do ciclo serão duas quintas-feiras, conforme estipulado abaixo:

18/03/2021 - QUINTA

  • 19:00h às 22:00h: Uma conversa sobre psicologia e física quântica para não cair na conversa de coaches de física quântica
Tipo: Mesa Redonda
Palestrante 1: Hélder Lima Gusso
É formado em psicologia pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado e doutorado na área pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha envolvido com temas de Análise do Comportamento, formação profissional, ensino superior, educação científica e ensino online. Além disso, tem interesse em divulgação científica, visando explorar os conflitos e problemas relacionados às pseudociências, e coordena a plataforma online Operanda-UFSC, que oferece cursos gratuitos de educação científica.
Palestrante 2: Marcelo Girardi Schappo
É formado em física pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado e doutorado na área pela mesma instituição. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Santa Catarina. Realiza pesquisas envolvendo a interação da radiação com a matéria e é coordenador do projeto de extensão "Astro&Física", por meio do qual realiza eventos de divulgação científica e atende a mídia para tratar de temas relacionados à Física Moderna e Astronomia. É autor do livro "Mecânica Quântica: Uma Iniciação para Ciências Exatas e da Natureza", publicado pela Livraria da Física, em 2018, voltado para o Ensino Superior.
Resumo: O fenômeno "coach" parece oferecer todas as soluções para sua vida: seja na área das finanças, dos relacionamentos, da felicidade e da saúde. Porém, muitos dos alegados coaches utilizam em sua argumentação ideias da Física Quântica completamente distorcidas para fora de seu contexto original. Dessa forma, ao ostentarem uma aparência científica, geram um grande poder de convencimento, o que pode levar muitas pessoas a abandonarem tratamentos ou aconselhamentos dentro da psicologia para embarcarem em pseudociências. Nesta mesa redonda, um físico e um psicólogo debatem sobre os conflitos iminentes dessas áreas das ciências com as alegações dos chamados coaches quânticos.

01/04/2021 - QUINTA

  • 19:00h às 21:00h: Nanotecnologia aplicada em alimentos: uma interface entre a Química e a Ciência de Alimentos
Tipo: Palestra
Palestrante: Flávia Barbosa
É graduada em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É mestra em Ciência dos Alimentos e, atualmente, está com o doutorado em andamento na mesma área e na mesma instituição. Sua pesquisa envolve aplicações e toxicidade da Nanotecnologia em alimentos e como essa área da ciência pode auxiliar na fortificação e preservação de produtos. Já trabalhou com análise de sujidades e também em setor de qualidade e desenvolvimento de produtos. Atualmente, também é membro da equipe de colaboradores do projeto “Nunca Vi 1 Cientista”, que executa ações de divulgação científica por meio das redes sociais, e escreveu capítulo de livro de divulgação científica sobre mitos relacionados à alimentação.
Resumo: Nanotecnologia é a ciência que estuda materiais em escala nanométrica, ou seja, cujo tamanho é da ordem de um bilionésimo de 1 metro. Há muitos anos ouvimos falar dessa ciência como algo do futuro, mas a verdade é que ela já está muito inserida no nosso cotidiano: medicamentos, cosméticos e informática são exemplos de áreas que já a utilizam. Mas você sabia que essa tecnologia também pode ser aplicada em alimentos? À medida que se reduz o tamanho de um material até a escala nano, suas propriedades físico-químicas e comportamentais sofrem alterações, o que pode auxiliar na produção de alimentos com melhores características e aplicabilidade. Nesta palestra, vamos tratar de algumas dessas aplicações, mostrando uma interface da Química com esta curiosa área da ciência e tecnologia.

Cartaz de Divulgação - dia 18/03/2021


CartazVIIIciclo-mesa.png

Cartaz de Divulgação - dia 01/04/2021


CartazVIIIciclo-palestra.png

Local do Evento

Devido à suspensão das atividades presenciais, o evento será transmitido online através do Canal "Licenciatura em Química IFSC", no YouTube.

O que é o Ciclo de Seminários em Química?

O Ciclo de Seminários em Química é um evento realizado semestralmente no câmpus São José do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC/SJ). Ao longo do ciclo, são realizadas palestras, mesas redondas e minicursos. Os temas tratados se relacionam à pesquisa nas áreas de química e ensino de química, além do compartilhamento de experiências de ensino vividas pelos próprios acadêmicos por meio de iniciação à docência e estágios de docência realizados ao longo da graduação (Seminários de Estágio).

Objetivo do Evento

O objetivo se baseia no seguinte lema: "expandir e aprofundar". A expansão no sentido de ampliar os conhecimentos dos alunos, fazendo-os terem contato com outras áreas da química relacionadas à pesquisa e ao ensino, ao passo que o aprofundamento pode ocorrer também pela revisão de temas já vistos ao longo do curso de graduação, mas tratados no evento de forma aplicada ou aprofundada. Expandir para conhecer mais. Aprofundar para conhecer melhor.

Através do evento também é uma forma de motivar os acadêmicos a continuarem seus estudos, principalmente percebendo que a pesquisa acadêmica (tanto na área de ensino de química quanto em química pura ou aplicada) é algo dentro das suas possibilidades. Mesmo se formando licenciados em química, isso não os impede de continuarem estudos em mestrados e doutorados desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas mais diversas áreas.

Público-Alvo

O público-alvo é formado pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura de toda a rede IFSC, especialmente os do câmpus São José, do curso de Química.

No entanto, vale destacar que as palestras, mesas redondas e minicursos oferecidos podem permear assuntos de interesse geral, como temas ambientais, tecnológicos e de divulgação científica. Sendo assim, é encorajada a participação de público externo ao curso de química, de qualquer nível de escolaridade. Esse público externo ao curso pode ser tanto servidores e alunos do IFSC quanto a comunidade externa.

Inscrições e Certificação

Não é necessário inscrição prévia. Para receber certificado, acompanhe a transmissão ao vivo das palestras, no link anteriormente colocado. O formulário será disponibilizado por lá, nos dias dos eventos, para receber certificação.

Avaliação

A avaliação do evento é feita semestralmente após a ocorrência do ciclo. Um formulário de avaliação é disponibilizado e os participantes podem externar suas opiniões, críticas e sugestões através dele.

Você pode encontrar o resultado da avaliação dos ciclos anteriores no final desta página.

Contato com a Organização

marcelo.schappo@ifsc.edu.br
  • Prof. Dr. Leone Carmo Garcia (Química)
leoqmc@ifsc.edu.br

Ciclos Anteriores

I Ciclo de Seminários em Química - 2016/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

Ciclo progI.png

Avaliação dos Participantes

II Ciclo de Seminários em Química - 2017/1

Fotos do Evento

Vídeo da Mesa Redonda sobre Homeopatia

Tabela de Programação Simplificada

CartazIIciclo.png

MesaIIciclo.png

III Ciclo de Seminários em Química - 2017/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazIIIciclo.png

IV Ciclo de Seminários em Química - 2018/1

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

Ciclo progIV.jpg

V Ciclo de Seminários em Química - 2018/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazVCicloQMC.png

VI Ciclo de Seminários em Química - 2019/1

Fotos do Evento

Livros Apresentados Durante o Evento

Livro 1: Estágios Supervisionados na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ
* Livro Disponível para Acesso AQUI
Livro 2: Mecânica Quântica: Uma Iniciação para Ciências Exatas e da Natureza
* Livro Disponível para Compra AQUI
Livro 3: Livro Histórias em Quadrinho: "As Cientistas: Madame Curie" e "Eclipse de Sobral"
* Material "Eclipse de Sobral" Disponível para Acesso AQUI
Livro 4: Cinema, Chá e Cultura
* Livro Disponível para Acesso AQUI

Tabela de Programação Simplificada

CartazVIciclo.png.PNG

Apoiadores do VI Ciclo

Apoio cicloqmc3.png

VII Ciclo de Seminários em Química - 2019/2

Fotos do Evento

Tabela de Programação Simplificada

CartazVIIcicloqmc4.png

Ciclo de Seminários em Química - 2020/1

O evento deste semestre foi cancelado em decorrência da suspensão das atividades presenciais por causa da pandemia de COVID-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde, em março de 2020.