Café com Linux

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Café com Linux

Projeto

A idéia do evento surgiu em 2014 em uma das reuniões sobre o curso de Engenharia de Telecomunicações do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Basicamente é um encontro para trocar idéias, conversar sobre e trocar experiência sobre Linux além de tomar um cafezinho.

Tudo bem informal, só se encontrar na cantina e ajudar as pessoas que tiverem dúvidas e aprender coisas novas com os outros.

A primeira reunião foi marcada por um encontro com vários usuários de linux interessados em aprender mais e compartilhar experiências com outros usuários. Ela rendeu uma conversa muito interessante e foram debatidos formas de aumentar a abrangência da idéia e atrair mais pessoas para os encontros.

Surgiu então a ideia de unir a ideia inicial de simples encontros para conversar com mini-palestras de 45~60 minutos ministradas pelos próprios usuários, sobre temas de interesse comum dos usuários. Essas mini palestras seriam ministradas pelos próprios usuários do grupo, alunos ou professores. Os palestrantes são voluntários e não tem obrigação nenhuma com o IFSC ou com a própria comunidade de software livre.

Após as palestras seriam mantidos grupos de conversa para compartilhar ideias e experiências sobre Linux e Software Livre, podendo assim ajudar por exemplo pessoas que estejam interessadas a começar a utilizar Linux.

O tipo de encontro teve como inspiração um grupo de usuários de software livre com encontros semelhantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o GUFSC.


Objetivos

  • Ajudar novos usuários ou novos alunos do IFSC por exemplo a começar a utilizar Linux.
  • Força tarefa de instalação. No entanto fazer isso de forma a ensinar as pessoas que queiram instalar Linux em seus computadores a eles mesmo instalarem.
  • Mini-cursos e Mini-Palestras ministrados pelos membros do grupo, sobre temas do interesse dos participantes de forma a buscar o aprendizado e buscar cada vez mais adeptos aos encontros.
  • Buscar estabelecer uma comunidade de usuários de software livre e de desenvolvedores, que possam contribuir em projetos de software livre criados pelos próprios usuários, com o objetivo de suprir necessidades dos usuários ou até da própria comunidade acadêmica.
  • Promover ou participar de eventos de software livre.

Atas dos encontros

1º Encontro - ( 11/03/2015 - 19:00h - IFSC - SJ ) - Reunião Inicial

Primeiro encontro do grupo, foi feito uma roda de discussão e conversa sobre Linux e Software livre e discutido ideias e rumos para o projeto Café com Linux. Foram discutidas ideias e formas de atrair mais pessoas e tornar os próximos encontros ainda mais interessantes.

Foram levantas várias ideias para os próximos encontros e futuras mini-palestras e definido que seriam mais interessantes encontros quinzenais.

Também foi definido que no próximo encontro seria ministrada um mini-curso sobre LaTeX pelo aluno Leonan Saraiva.

2º Encontro - ( 26/03/2015 - 18:30h - IFSC - SJ ) - Mini-Curso LaTeX

Ministrante: Leonan Saraiva

Modelos

Slides

Diversos modelos do professor Emerson Mello

Banco de Ideias para os próximo Mini-Cursos e Palestras

  • LaTeX
  • Python
  • Git
  • Mini-curso de desenvolvimento embarcado com Galileo

Referências