Cabeamento Estruturado (técnico) (diário 2014-1)

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 13h58min de 5 de fevereiro de 2014 por Saul (discussão | contribs) (→‎14/2 Introdução)
Ir para navegação Ir para pesquisar
  • Plano de Ensino 2014-1
  • Avaliação: será realizada através dos seguintes critérios e instrumentos:
1) Participação nas atividades práticas;
2) Projeto de cabeamento estruturado;
3) Avaliações referentes a perturbações elétricas, certificação e fibra óptica;
4) Projeto Integrador
Para aprovação o aluno deverá obter no mínimo conceito "C" em todas as avaliações.

14/2 Introdução

  • Assuntos tratados: caracterização do meio nos sistemas de telecomunicações, conceito de cabeamento estruturado, tipos de meios, plano de ensino, forma de avaliação, instalação e entrada e código de cores.


  • Tipos de meios utilizados em telecomunicações
Par trançado: Utilizado na rede de distribuição telefônica, principalmente do armário de distribuição até o assinante. Também é utilizado no cabeamento estruturado. Em geral esta acondicionado em cabos com vários pares, os quais são identificados por um código de cores.
Cabo coaxial: Empregado nas redes de distribuição de CATV, na interligação entre equipamentos de telecomunicações e nas ligações entre transmissores e antenas. É formado por um condutor central, dielétrico, malha externa e capa protetora. Não é recomendado para o cabeamento estruturado.
Fibra óptica: Está no coração de todas as redes de telecomunicações (Voz, Imagem e Dados).É utilizada em redes de transmissão e distribuição telefônicas, em redes de CATV e no cabeamento estruturado. É composta por um núcleo e uma casca, dois vidros com índices de refração diferentes. A tendência é que substitua o par trançado e o cabo coaxial. No cabeamento estruturado sua maior restrição de uso é o custo dos equipamentos de ponta (placas de rede e portas ópticas de equipamentos).
Guia de onda: Utilizado na faixa de microondas, em frequências próximas ou superiores a 2 GHz. Nessa faixa de frequência apresenta menor atenuação do que os cabos coaxiais equivalentes. Utilizado para interligar os estágios aplificadores de potência em sistemas de radiodifusão e para ligar esses amplificadores aos seus respectivos sistemas de antenas.
Ar (wireless): empregado nas comunicações sem fio.


  • Independente do meio os cabos que os encapsulam podem diferir em função do ambiente onde serão instalados. Existem cabos para ambientes internos, para instalação aérea, subterrânea ou diretamente enterrada.


  • Código de cores
Para identificação dos pares trançados dentro dos cabos multipares existe um código de cores (página 44 do texto sobre cabeamento estruturado)
Além do código de cores os cabos de pares trançados são fabricados através do agrupamento de grupos de 25 ou supergrupos de 50 ou 100 pares Arquivo:ET923.pdf


  • Seções do cabeamento estruturado
Instalações de entrada: Infraestrutura para interligar a rede de uma edificação ou campus com a rede externa. É formado por dutos, caixas, armários, cabos, conectores, equipamentos de proteção, postes e demais elementos necessários para interligar as duas redes.