COMUNICAÇÃO XBEE

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar


  • XBee

ZIGBEE E XBEE

As Redes de Sensores Sem Fio constituem uma tecnologia emergente, que vêm proporcionando um crescimento significativo das perspectivas industriais e científicas em todo o mundo. A capacidade de monitorar e controlar o ambiente, aliada a um baixo consumo de energia, permite a aplicação da tecnologia em diversos setores da sociedade. Assim, o uso de sensores sem fio com o objetivo de monitorar e controlar um determinado ambiente é uma forte tendência para os próximos anos.

TOPOLOGIA DA REDE A topologia de rede implementada no trabalho foi topologia em estrela. Nesta topologia o Coordenador tem todo o controle da rede, assumindo um papel central e fazendo a comunicação direta com todos os dispositivos Endpoint. O Coordenador tem a função de iniciar toda a rede e manter todos os dispositivos associados dentro da rede. Toda a informação transmitida tem que passar pelo Coordenador.


MÓDULOS XBEE Os módulos XBee são compostos, basicamente, por um microcontrolador e um transceptor. O microcontrolador contém o firmware com a implementação do protocolo ZigBee e a especificação do comportamento do dispositivo (Coordenador, Roteador ou Dispositivo Final).


Recebimento e teste dos componentes

Foram recebidos (em 07/08/2014) para o desenvolvimento do projeto os seguintes componentes:

  • 4 Arduino Uno;
  • 3 cabos conexão Arduino/USB;
  • 4 Shields conexão Arduino/XBee;
  • 4 XBee S2;
  • 2 Adaptadores XBee/USB com cabo;
  • 2 Módulos Bluetooth.

Após o recebimento e marcação dos componentes foram realizados os seguintes testes:

  • 01 - Alimentação 5V por USB do computador;
  • 02 - Alimentação 12V por fonte 12Vcc 1A;
  • 03 - Gravação de código com instruções no micro-controlador;
  • 04 - Leitura do pino analógico A0; (Tensão variável provocada por um photo-resistor)
  • 05 - Escrita no pino D10; (Foi aceso um LED no pino)
  • 06 - Escrita no pino D13; (Verificação do LED do pino 13 da placa)
  • 07 - Comunicação com o módulo Bluetooth usando os pinos 8 e 9;
  • 08 - Alimentação do módulo Bluetooth no pino 3,3V;
  • 09 - Alimentação do circuito com photo-resistor usando o pino 5V;
  • 10,11,12 - Foram iniciados os primeiros testes de comunicação em diferentes modos. Os procedimentos e resultados são detalhados abaixo.


TestesMaterialRecebidoXbee.PNG



CONFIGURANDO O MÓDULO XBEE

O Coordenador foi configurado em modo API com os parâmetros mostrados na figura abaixo.



COR DH00 DL00 XB1.png



  • Testes de comunicação

Foram realizados testes de comunicação entre o Coordenador e os End Device em diferentes modos. AT-AT, API-AT E API-API. Os testes foram satisfatórios nos dois primeiros modos. Porém nos primeiros testes no modo API-API os End Device recebiam as mensagens apenas quando enviadas como BROADCAST.

Na imagem abaixo é possível visualizar o recebimento de pacotes pelos End Device em modo AT e em modo API. O Coordenador enviava pacotes para três diferentes XBee, em diferentes modos de operação e então enviava pacotes broadcast. Apenas os pacotes que eram enviados como broadcast foram recebidos.


Bat1.png


Em seguida foram ajustadas novamente as configurações e realizado o passo da figura abaixo. Quando executado esse passo, o Coordenador configura a rede e distribui os endereços MY entre os dispositivos finais.


Remote config.PNG


Abaixo é possível verificar a mudança nos parâmetros dos dispositivos finais após formada a rede pelo Coordenador.

Parametros remotos.png


Após formada a rede, foi possível a transmissão de mensagens tanto para um determinado dispositivo final como broadcast.


RXpackets.PNG

XBee

Configurações de Jumper:

O Xbee Shield tem dois jumpers (as pequena capinhas de plástico removível que se encaixam em dois dos três pinos rotulados Xbee/USB). Eles determinam como a comunicação serial do Xbee se conecta à comunicação serial entre o microcontrolador (ATmega8 ou ATmega168) e o chip FTDI USB-to-serial na placa Arduino.

Com os jumpers na posição Xbee (isto é, encaixados nos dois pinos no lado interior da placa), o pino DOUT do módulo Xbee está ligado ao pino RX do microcontrolador; e DIN está ligado a TX. Note que os pinos RX e TX do microcontrolador estão ainda ligados aos pinos TX e RX (respectivamente) do chip FTDI – os dados enviados a partir do microcontrolador serão transmitidos ao computador via USB, bem como estão sendo enviado sem fio pelo módulo Xbee. O microcontrolador, no entanto, só será capaz de receber dados a partir do módulo Xbee não, através da USB do computador.

Com os jumpers na posição USB (isto é, encaixados nos dois pinos mais próximos da borda da placa), o pino DOUT do módulo Xbee está ligado ao pino RX do chip FTDI, e o DIN no módulo Xbee está ligado ao pino TX do chip FTDI. Isto significa que o módulo Xbee podem se comunicar diretamente com o computador – no entanto, isso só funciona se o microcontrolador foi removido da placa Arduino. Se o microcontrolador é deixado na placa Arduino, será capaz de falar com o computador normalmente via USB, mas nem o computador nem o microcontrolador serão capazes de falar com o módulo de Xbee.


  • Links Zigbee/XBee

http://lusorobotica.com/ficheiros/Introducao_ao_Zigbee_-_por_msaleiro.pdf http://www.univasf.edu.br/~ccomp/monografias/monografia_8.pdf


http://arduino.cc/en/Guide/ArduinoWirelessShield

http://arduino.cc/en/Main/ArduinoWirelessShield

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-xbee

http://hangar.org/webnou/wp-content/uploads/2012/01/arduino-xbee-primeros-pasos.pdf

http://www.oarduino.com/arduino-xbee-shield/

Códigos do TCC Droidlar: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/Automa%C3%A7%C3%A3o_residencial_atrav%C3%A9s_de_um_celular_android

Vídeo Tutorial:https://www.youtube.com/channel/UCMIqrmh2lMdzhlCPK5ahsAg