Mudanças entre as edições de "CEL18702 2016 1 AULA13"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 44: Linha 44:
  
  
<math>FP=\frac{kW}{kVA}=cos \phi=cos(arc tg \frac{kvar}{kW})</math>
+
<math>FP=\frac{kW}{kVA}=cos \varphi=cos(arc tg \frac{kvar}{kW})</math>
  
  

Edição das 11h42min de 19 de julho de 2016

Fator de Potência

A maioria das cargas das unidades consumidoras consomem energia reativa indutiva, tais como: motores, transformadores, reatores para lâmpadas de descarga, fornos de indução, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potência: ativa e reativa.

Potência Ativa

Potência ativa: potência que efetivamente realiza trabalho gerando, por exemplo, calor, luz e movimento. É medida em kW. A Figura 1 mostra uma ilustração de onde isso ocorre.


Fig76 CEL18702.png

Figura 1 - Potência ativa (kW).


Potência Reativa

Potência Reativa: potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É medida em kvar. A Figura 2 ilustra esta definição.


Fig77 CEL18702.png

Figura 2 - Potência reativa (kvar).

Assim, enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potência reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um espaço no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa.

Definição: o fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e, de forma contrária, um fator de potência baixo indica uma baixa eficiência energética. Um triângulo retângulo é frequentemente utilizado para representar as relações entre kW, kvar e kVA e mostrado na Figura 3.


Fig78 CEL18702.png

Figura 3 - Triângulo de potência.



Normalmente associamos a potência aparente com a letra S, a potência reativa com a letra Q e a potência ativa com a letra P. A Figura 4 mostra como fica o triângulo de potência.


Fig79 CEL18702.png

Figura 3 - Triângulo de potência com S-Q-P.


Referências

[1] http://www.ifsc.usp.br/~strontium/Teaching/Material2010-2%20FFI0106%20LabFisicaIII/12-CircuitosdeCorrenteAlternada-I.pdf

[2] http://www.feng.pucrs.br/~fdosreis/ftp/medidas/FSR07_RevisaoPotencia.pdf



<< <> >>