CCEAD2022 Mod3

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 21h03min de 22 de fevereiro de 2022 por Douglas (discussão | contribs) (→‎As Fases do Processo de Oferta de Curso On-line)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Planejamento de oferta de um curso On - Line

Fig09 CCEAD2022.png


Objetivos de Aprendizagem

Ao final deste módulo você deverá ser capaz de:

  • Descrever os procedimentos a serem executados na fase de planejamento da oferta de um curso;
  • Reconhecer a necessidade de respeitar os prazos estabelecidos para cada procedimento no período de planejamento da oferta de um curso; e
  • Valorizar a importância do Plano de Ação da Coordenação de Curso.


As Fases do Processo de Oferta de Curso On-line

Por tratar-se de uma modalidade de educação formal, a Educação On-line necessita de um processo sistemático adequado às suas especificidades, tendo em vista o alcance dos objetivos propostos, bem como o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas em um curso on-line.

O processo de oferta de um curso on-line pode ser sistematizado em três fases, conforme descrito abaixo:

Fig10 CCEAD2022.png

Elaborando o Plano de Ação

Fig11 CCEAD2022.png

O Plano de Ação é o documento norteador das ações a serem realizadas pelo Coordenador de Curso. Consiste em um planejamento pessoal das atividades a serem executadas pelo Coordenador, a fim de que o curso seja ofertado com sucesso.

Selecionando Tutores

Fig12 CCEAD2022.png

Quando o formato do curso for “com tutoria”, você deve providenciar um ou mais profissionais especialistas no assunto do curso para realizarem o acompanhamento das atividades dos estudantes. A quantidade de tutores vai depender do número de alunos para cada turma.

Autonomia do Aluno

A autonomia do aluno é essencial e pode ser promovida por intermédio de orientações que o auxiliem na organização e planejamento dos estudos, além de outras estratégias relacionadas ao desenho do curso.

Importante

As ferramentas tecnológicas de interação baseiam-se no conceito de diálogo educacional que tornam as atividades do curso mais interessantes e motivadoras, para que o estudante não se sinta solitário ao realizar um determinado curso on-line.

Alguns Recursos da Escola Virtual da Enap

Mensagem de Boas-Vindas
Espaço obrigatório em todos os cursos e é destinado ao acolhimento ao estudante.
Guia do Estudante
Local obrigatório em todos os cursos e que disponibiliza as informações referentes ao curso, bem como as orientações necessárias para que o estudante o realize de maneira satisfatória.
Fórum de Apresentação
Ambiente designado para que os participantes possam conhecer uns aos outros e interagir de maneira mais informal.
Cronograma do Curso
Local obrigatório em todos os cursos e deverá conter todas as etapas e atividades com os respectivos prazos a serem executados durante o curso.
Fórum de Dúvidas
Espaço destinado aos questionamentos que surgirem no decorrer do curso.
Fórum de Notícias
Local destinado aos informes gerais relacionados ao curso em execução.
Sala de Café
Abordagem dos assuntos relacionados à área de conhecimento do curso.
Glossário
Lista de termos de domínio de conhecimento dos conteúdos desenvolvidos no curso, com as respectivas definições.
Biblioteca
Lista com referências bibliográficas que embasaram a elaboração dos conteúdos estudados e referenciais complementares.
Módulo do Curso
Espaço configurado apenas para cursos com tutoria e destinado ao aprofundamento dos conteúdos apresentados nos módulos/unidades, por intermédio de diálogos educacionais entre os participantes do curso, mediado pelo Tutor. Na maioria das vezes, são avaliativos.
Fórum de Discussão dos Conteúdos
Aplicação dos conteúdos em situações práticas de aprendizagem. Atividades práticas de abordagem do conteúdo com a finalidade de verificar o nível de aprendizagem do estudante.
Atividades/Tarefas
Aplicação dos conteúdos em situações práticas de aprendizagem. Atividades práticas de abordagem do conteúdo com a finalidade de verificar o nível de aprendizagem do estudante.
Avaliação de aprendizagem
Atividades de verificação da aprendizagem dos estudantes. Podem ser de forma objetiva ou subjetiva, de acordo com os objetivos de cada curso.
Avaliação de satisfação com o curso
Espaço destinado à avaliação do curso pelos participantes com a finalidade de fornecer informações para aperfeiçoamento.
Certificado
Local destinado à obtenção do certificado do curso.


A importância do acompanhamento das atividades dos participantes de um curso

Fig13 CCEAD2022.png

A fase de execução de curso é momento do efetivo relacionamento com os participantes, tanto estudantes como tutores, em prol da aprendizagem. Além da preocupação com as questões administrativas e tecnológicas, existe também o cuidado com as interações necessárias durante a realização de um curso.

Não há tutoriais nem “receitas de bolo”, para esse tipo de procedimento, afinal, cada ser humano tem suas particularidades. A prática da empatia é sempre a melhor estratégia para o sucesso dos relacionamentos.



Importante

Conhecer o público do curso é essencial para a sua execução. O perfil do público influenciará diretamente na linguagem que você utilizará ao se relacionar, bem como nas formas de proceder e a quem recorrer em casos de situações imprevistas.

Acompanhamento das Atividades

O acompanhamento do estudante é uma tarefa muito importante. Caso o curso tenha tutoria também é necessário o acompanhamento das atividades do tutor, como a verificação do cumprimento dos prazos, da comunicação com os estudantes, entre outros aspectos.

O apoio aos estudantes tem início já no momento da divulgação do curso. Durante a fase de inscrição e ambientação na plataforma é comum um elevado número de dúvidas por parte dos estudantes, principalmente nos casos daqueles que nunca realizaram um curso on-line ou dos que estão realizando um curso pela primeira vez na nossa plataforma.

À medida que o estudante vai se ambientando às ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem, ele começa a ganhar mais autonomia, o que não significa que não haverá dúvidas ou dificuldades.

O monitoramento constante das atividades pode ajudar o estudante a se organizar nos estudos, como por exemplo o envio de uma mensagem com um alerta sobre o vencimento de prazos para a realização de uma determinada atividade ou de que o curso está perto de encerrar.

Comunicação com o estudante

Fig14 CCEAD2022.png

O relacionamento é, sem dúvida, um fator fortemente estimulador para quem realiza uma atividade a distância. Receber uma mensagem educada, motivadora, com as orientações suficientes para conseguir realizar uma determinada atividade com certeza produz motivação para quem recebe e recompensa para quem envia. Lembre-se sempre de que você, futuro(a) Coordenador(a), é o “Cartão de Visita” da Instituição.


Fig15 CCEAD2022.png


Principais Áreas de Responsabilidade

As principais áreas de responsabilidade do Coordenador de Curso na fase de execução são de apoio, monitoramento e relacionamento.

Fig16 CCEAD2022.png


Encerramento

Fig17 CCEAD2022.png



Icone voltar.png Icone menu.png