Códigos de linha

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 08h41min de 6 de novembro de 2015 por Rogerio.j (discussão | contribs) (Criou página com '= Códigos de linha - Simulink= Na realidade, PCM, DM e DPCM representam estratégias diferentes para a codificação de fonte, pela qual um sinal analógico é convertido em um...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Códigos de linha - Simulink

Na realidade, PCM, DM e DPCM representam estratégias diferentes para a codificação de fonte, pela qual um sinal analógico é convertido em uma forma digital. Entretanto, todos os três compartilham uma característica comum: uma vez que a seqüência binária de 1s e 0s por produzida, um código de linha é necessário para a representação elétrica da seqüência binária. Existem vários códigos de linha que podem ser utilizados para esta representação.

Line code simulink.png

Primeiramente baixe o arquivo a seguir Sistema.zip. Descompacte e certifique-se que no Matlab você esteja no diretório onde descompactou o arquivo. Digite no terminal do Matlab:

open_system('codigos_linha')

ou

codigos_linha

Toolbox e blocos necessários

Para realização da simulação, é necessário o Communications System Toolbox™ html, pdf fornecido pelo próprio Simulink e os seguintes blocos:

Para uma melhor visualização dos blocos e subsistemas usar [Tools>Model Explorer]

Modelo e parâmetros

O modelo simula o processo de amostragem de um sinal senoidal. O sinal de entrada analógico é amostrado por um trem de pulsos retangulares, estreitos o suficiente para se aproximarem do processo de amostragem instantânea. A versão amostrada do sinal de mensagem é obtida e a recuperação do sinal original é realizada passando sua versão amostrada por um filtro passa-baixa. Neste modelo é possível controlar através das variáveis do bloco "Parâmetros do modelo", os parâmetros para realização do mesmo bem como eventual testes. Os parâmetros fornecidos por este bloco são:

  • amp -> Amplitude do sinal de informação;
  • f_sinal -> Frequência do sinal de informação (Hz);
  • fs -> Frequência de amostragem (Hz);

Testes que podem ser feitos

Os testes foram realizados nas versões 2012a, 2014a e 2015a do software MATLAB, funcionando perfeitamente nas mesmas. A seguir alguns testes que podem ser feitos com este modelo.

  • Visualização o processo de amostragem natural no domínio do tempo e frequência;
  • Analisar a reconstrução do sinal original pelo filtro passa-baixa;
  • Altera o valor de taxa de amostragem (Ts), observando o efeito da amostragem abaixo da frequência de Nyquist;